Novo Volkswagen Taos chegará ao Brasil ainda este ano para ser um Tera maior

SUV médio já aguarda há um bom tempo uma atualização, que já chegou em outros mercados
Por
11.03.2025 às 16:35 • Atualizado em 30.06.2025
Compartilhe:
SUV médio já aguarda há um bom tempo uma atualização, que já chegou em outros mercados

O Volkswagen Taos recebeu uma profunda reestilização em 2024, porém a atualização só chegou a Europa e América do Norte. E ao que tudo indica o tempo de espera pelo novo visual do SUV médio no Brasil está próximo de terminar.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Fontes próximas a Volkswagen revelaram à Mobiauto que o primeiro semestre será reservado para chegada de VW Tera e Nivus GTS, enquanto para segunda metade de 2025 o VW Taos será uma das grandes estrelas. Além do SUV, no mesmo período, chegarão Jetta GLI renovado e icônico Volkswagen Golf GTI.

Você também pode se interessar:

Falamos em chegada pois o VW Taos não é fabricado no Brasil. Atualmente, o Taos vendido por aqui é produzido em General Pacheco, na Argentina. O polo industrial até passou por uma crise, o que postergou o andamento do projeto.

Mesmo assim, os problemas não afetaram a intenção da marca alemã em trazer a atualização do rival de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross ao país. Existe a possibilidade da importação do Taos mudar da Argentina para o México, de onde o Brasil recebe o VW Tiguan Allspace e o Jetta GLi.

A Mobiauto já havia mostrado que o novo Taos adiantava boa parte da linguagem visual encontrada no VW Tera. Para-choque mais proeminente, com faróis mais afilados e grade, que abriga o logotipo, mais fina. Os vincos na lataria frontal dão o aspecto de um SUV mais “musculoso”. A central multimídia flutuante em vez de integrada ao painel é outra novidade do Tera antecipada pelo Taos.

Outro sinal que precede a chegada de uma renovação são os seguidos descontos no preço do modelo. Pois é o que tem acontecido com o VW Taos, oferecido nas versões Comfortline e Highline, ambas equipadas com motor 1.4 TSI, que rende 150 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque.

Presente em solo brasileiro desde 2021, o Taos recebeu sua primeira reestilização com mudanças consideráveis, tanto no visual como na lista de equipamentos. O que não muda é a plataforma MQB, a qual permanece como base para o SUV.

Em dimensões, o novo Taos tem 4,47 metros de comprimento, 1,84 de largura, 1,63 de altura e 2,69 m de entre-eixos. São 1 cm a mais de tamanho e entre-eixos, respectivamente, comparado com a atual versão. Nada que impacte consideravelmente, ainda mais no espaço interno que já oferta boas medidas para os ocupantes.

Outra mudança importante no conjunto mecânico é a adoção da tração 4motion para algumas versões, já presente na VW Amarok. O nosso Taos não possui tração integral, mas sim a 4x2 com propulsão dianteira.

Sai o 1.4 TSI e entra o 1.5 TSI, também de quatro cilindros, mas com melhorias no mapa de funcionamento. Este tem calibrações para entregar 150 cv e 174 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, trabalhando junto de um câmbio automático de oito marchas.  

Quando o assunto é segurança, assim como o Tera, T-Cross e Nivus, o novo Taos chegará com seis airbags de série, independente da versão. Mais itens do pacote ADAS e assistentes de direção também deverão estar presentes no SUV, ainda mais como opcionais.

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

 

Por

Repórter

Compartilhe este artigo:

Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.