Novo Renault Kardian: onde o SUV é melhor que o Fiat Pulse

Com preços anunciados e já em pré-venda, o Kardian entra de vez na briga com o Pulse
Vinicius Moreira
Por
21.02.2024 às 17:14
Com preços anunciados e já em pré-venda, o Kardian entra de vez na briga com o Pulse

O Renault Kardian foi lançado em 2023, mas só nessa semana a Renault divulgou os preços e versões do SUV. Aproveitando a ocasião, pegamos o inédito SUV compacto da marca francesa para comparar sua lista de equipamentos com o rival Fiat Pulse.

A disputa com o SUV da Fiat já começa com um grande desafio para a Renault. O Pulse está entre os únicos três do segmento que valorizaram em 2023, contamos em detalhes, inclusive com a lista completa de desvalorização.

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Tecnologia

Em questão de tecnologia embarcada, os dois rivais estão parelhos e já oferecem espelhamento de Apple Car Play e Anroid Auto sem fio, por exemplo. Entretanto, a partir da versão S- Design, o Pulse já tem carregamento por indução, enquanto O Kardian oferece esse item somente a partir da versão topo de linha Première Edition Turbo.

A Renault equipou o Kardian com saídas USB-C para o banco traseiro já na versão intermediária. Além disso, o SUV da Renault tem a “câmera multi view”, que permite o condutor ter uma visão de todos os lados do carro. Para ficar mais claro, o conjunto possui quatro câmeras espalhadas pela dianteira, traseira e laterais, as quais enviam imagens para o multimídia no painel, mas sem a projeção em 3D do carro.

Dimensões

O Kardian tem 4.119 mm de comprimento, 2.604 mm de entre-eixos, 1.773 mm de largura e 1.595 mm de altura. O Pulse possui 4.099 mm de comprimento, 2.532 mm de entrei-eixos, 1.774 mm de largura e 1.580 de altura. O porta-malas do modelo francês também é maior, 410 litros (sem o padrão de medição) contra 370 litros do compacto da Fiat. Ponto para o Kardian em espaço de carga e para os ocupantes, já que nesse último aspecto tem vantagem de 7 cm no entre-eixos.

Já que estamos falando de SUV, o Kardian supera o Pulse também em relação ao vão livre do solo, 20,9 cm contra 19,6 cm, 36° de ângulo de saída e 31,4°, respectivamente, mas perde por pouco para o rival em ângulo de ataque: 20,5° contra 20° do francês.

No teto, o Kardian ainda tem barras de teto funcionais, ao passo que as utilizadas no Pulse são apenas parte visual do modelo, cumprindo assim apenas uma função estética.

Segurança

Logo de cara, o Kardian sai na frente ao oferecer seis airbags (frontal, lateral e de cortina) de série, contra apenas quatro do Pulse. Outro ponto para o Kardian é o freio de estacionamento eletrônico já na versão intermediária Techno Turbo, enquanto o Pulse segue com o tradicional freio por alavanca em toda sua linha.

Quando o assunto são os sistemas auxiliares de condução e proteção, ambos os SUVs estão equipados, pois muitos dos itens agora são obrigatórios a partir desse ano. Ambos têm alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência, mas há grandes trunfos do SUV francês: o piloto automático adaptativo e o alerta de ponto cego, ambos disponíveis apenas no Kardian.

Interior

No volante, o condutor do Kardian poderá ajustar a altura e profundidade, enquanto no Pulse a funcionalidade está presente apenas na versão topo de linha. O SUV francês também oferece troca de marchas (Paddle-Shift) em todas as configurações, à medida que o Pulse só a partir da variante Audace Turbo 200.

Motor

Já foi o tempo em que motor 1.0 era inimigo da potência. Por isso, o Renault Kardian é equipado com um 1.0 turbo flex. O diferencial do trem de força frente aos rivais é que a motorização possui o maior torque da categoria.

O Kardian tem o motor 1.0 turbo de 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque, dados com etanol – únicos revelados até então. Na versão básica, o Pulse é equipado com motor 1.3 aspirado flex de até 107 cv de potência e 13,7 kgfm de torque no etanol.

Claro que o Pulse tem a versão Abarth com 1.3 turbo de 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, mas estamos falando de uma versão esportiva com uma proposta mais específica de mercado e com preço bem maior.

Por enquanto, a Renault só colocou no mercado (em pré-venda) as versões do Kardian com transmissão automática. Já o Pulse tem a configuração “pé-de-boi” com câmbio manual.

Já que falamos de câmbio, caso você seja dos mais exigentes quando o assunto é visual, o Kardian também tem um diferencial no console central. Além de ser elevado, a manopla do câmbio é ao melhor estilo joystick.

Preço

Com previsão de chegada às concessionárias em 20 de março, o Kardian parte dos R$ 112.790 na versão básica Evolution Turbo TCe. Já a Techno Turbo TCe foi precificada em R$ 122.990 e a topo de linha Première Edition Turbo TCe R$ 132.790.

Olhando somente para o bolso, o Kardian fica abaixo, pois o Pulse parte de R$ 102.990 e vai até R$ 133.490, sem contar a versão envenenada Abarth por R$ 149.990. Por outro lado, o SUV da Renault compensa com itens únicos no segmento e uma motorização mais competente.

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