Novo Renault Captur: o que mudou no SUV e por que ele não vem ao Brasil

Novo SUV se inspirou no belo Clio europeu, mas marca francesa tem outros planos para cá
Diego Dias
Por
04.04.2024 às 16:11
Novo SUV se inspirou no belo Clio europeu, mas marca francesa tem outros planos para cá

Fora de linha no Brasil desde o ano passado pelo baixo sucesso comercial, o Renault Captur segue trilhando seu caminho na Europa, tanto que ganhou uma atualização importante. No velho continente o SUV compacto recebeu uma reestilização para se adaptar à atual linguagem de design da marca francesa, se inspirando no Clio europeu.

Antes de detalharmos como ficou o novo Renault Captur, vale dizer que o modelo vendido na Europa nada tem a ver com o Captur que foi vendido no Brasil até pouco tempo atrás, apesar da carroceria parecida. Isso porque sua plataforma é a mesma do Clio, enquanto o modelo que foi oferecido em terras tupiniquins utilizada a plataforma do Duster de primeira fase.

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Basta notar as medidas diferentes entre os dois modelos. O Captur europeu tem 4.239 mm de comprimento, 1.797 mm de largura, 1.575 mm de altura e 2.639 mm de entre-eixos, enquanto o modelo nacional aposentado tinha, respectivamente, 4.379 mm, 1.813 mm, 1.619 mm e 2.673 mm – portanto consideravelmente maior. O nacional, aliás, dividia projeto de vida com o Kaptur russo.

Como é o novo Renault Captur?

Visualmente o novo Renault Captur traz ares do Clio, ganhando uma dianteira totalmente remodelada. Agora em vez dos faróis tipo bumerangue do modelo antigo (que nem chegou a estrear no Brasil), o novo SUV passa a contar com faróis mais estreitos e grade idem, sem contar que o capô passa também a ser mais alto.

O novo logotipo minimalista da Renault está por lá, e o para-choque ostenta entrada de ar com uma nova pintura escurecida. O detalhe é que acima a grade é parcialmente fechada, contando com detalhes em relevo com pintura contrastante na parte de cima. Destaque mesmo fica para a assinatura em LED nas extremidades do para-choque que lembram o formato de um raio, com isso, a mudança foi completa nessa parte.

De perfil as mudanças são bem mais sutis, assim o SUV tem apenas novas rodas de liga-leve, que podem variar de 17 polegadas a 19 polegadas, dependendo da versão. O friso inferior que percorre as janelas troca o acabamento cromado por preto brilhante. Na traseira também houve economia nas alterações, que se limitaram a uma nova assinatura de LED nas lanternas e o logotipo da Renault.

Assim como a traseira e lateral do SUV, a cabine do novo Renault Captur não tem grandes novidades, mas elas são importantes. Dependendo da configuração escolhida o utilitário pode ter um painel de instrumentos com tela digital configurável de 10,25 polegadas, mas o destaque mesmo fica para a nova central multimídia.

Batizada de OpenR Link, o novo sistema de entretenimento tem Google integrado e, de acordo com a Renault, o Captur é o primeiro veículo do segmento B do mundo a contar com o sistema operacional Android Automotive 12.

Motores

No mercado europeu o novo Captur contará com três motorizações com diversas configurações. O motor 1.0 TCe é um turbo três cilindros igual ao do nosso Kardian, mas que pode render 91 cv a gasolina ou 100 cv a gás GLP. Tem ainda o 1.6 híbrido de 145 cv e o 1.3 TCe híbrido-leve de 160 cv. O câmbio pode ser desde um manual ou automatizado de dupla embreagem EDC

E o Brasil?

Com baixas vendas em seu histórico no Brasil e a recente chegada do novo Renault Kardian, o Captur não tem qualquer chance de ser comercializado em terras tupiniquins. Isso porque além de contar com Kardian e Duster em seu catálogo atual, a marca francesa vai lançar ainda um inédito SUV cupê para o mercado nacional, que deve fazer sua estreia em 2025 com visual ousado e motor dotado de eletrificação, certamente o 1.6 híbrido de 145 cv usado no Captur europeu.

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