Novo Renault Bigster é flagrado pela 1ª vez e será um Duster de 7 lugares

SUV maior compartilhará peças com Duster e será mais espichado para comportar sete pessoas
Diego Dias
Por
11.03.2024 às 19:56
SUV maior compartilhará peças com Duster e será mais espichado para comportar sete pessoas

Depois da apresentação mundial do novo Renault Duster no início deste ano, a marca francesa prepara outra grande estreia. Estamos falando do Dacia Bigster, SUV maior de 7 lugares que foi flagrado pela primeira vez desde a apresentação da versão conceito - e já temos revelações interessantes.

 Você pode se interessar por: 

O flagra foi publicado pelo site indiano Autocar India, que mostra um pouco da forma do novo Dacia Bigster, que certamente no futuro ganhará uma variante com o logotipo da Renault - tal qual ocorre com o Duster.

 

Porém, o mais interessante é que o novo Renault Bigster revela um ponto importante e crucial: o SUV será basicamente um Duster esticado e com capacidade para levar 7 passageiros numa terceira fileira de assentos. Basta reparar nas linhas do modelo fotografado ainda camuflado.

O vinco do para-lama dianteiro é idêntico ao do novo Renault Duster mostrado no exterior (o do Brasil ainda é o antigo), enquanto a lateral mantém o visual encorpado. No entanto, mais revelador mesmo são as lanternas em forma de "V" destacadas na traseira, mesma solução adotada pela última geração do Duster, sem contar o vídeo traseiro mais abaulado.

 

O que já se sabe é que o novo Renault Bigster, cujo conceito foi revelado em 2021, será baseado na plataforma CMF-B, que é compartilhada com diversos modelos da aliança Renault-Nissan em vários veículos globais.

A expectativa é que o novo Renault Bigster tenha pelo menos 4,60 metros de comprimento, o que na prática representa 300 mm extras em relação ao novo Duster, que mede 4,34 metros de comprimento. O entre-eixos deverá ser esticado para ampliar o espaço interno (algo que ocorre com o Tiguan Allspace, por exemplo), assim como o balanço traseiro.

 

Segundo o site indiano, a maior diferença do Bigster sobre o Duster será na cabine, que receberá melhores materiais e acabamento para ficar posicionado como um SUV mais refinado na gama - e justificar o maior preço quando for lançado.

Motorização do Renault Bigster

 

A motorização não está confirmada, mas é previsto que o novo Renault Bigster conte com a mesma oferta de propulsores do novo Duster. São três opções de motores ao todo, mas o irmão maior deverá contar com as duas variantes eletrificadas.

A principal delas deverá ser o 1.6 híbrido de 140 cv, que conta com dois motores elétricos e uma bateria de 1.2 kWh que permite uma autonomia elétrica por até 80% do tempo. A segunda opção poderá ser o motor 1.2 turbo híbrido-leve 48V de 130 cv de potência. O novo SUV de 7 lugares contará com opções de tração 4x2 ou 4x4, com a variante de tração nas quatro rodas contando com modos de terreno que inclui Auto, Neve, Lama/Areia, off-road e Eco.

Bigster no Brasil

Assim como o Kardian, a Renault deverá seguir a estratégia de se distanciar da Dacia com o novo Bigster da Dacia, com isso podemos esperar o SUV com um visual um pouco diferente e até mesmo com um nome inédito. Além disso, quando o utilitário pintar no Brasil deverá ter uma calibração de motores e suspensão próprias.

O novo Renault Bigster deverá ser lançado na Índia somente em 2025, mas não estranhe se o Brasil receber o SUV de 7 lugares antes, pois o Kardian mesmo foi lançado antes em terras tupiniquins que nos restante dos mercados em que será ofertado.

Foto de abre - Autocar India 

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários