Novo Chevrolet Sonic terá truque de design do Nivus para se diferenciar do Onix
Com previsão de chegada para o primeiro semestre deste ano, o novo Chevrolet Sonic, modelo que vem para brigar no segmento de SUVs cupês e que será feito sobre a mesma plataforma do Onix, vai aproveitar um truque já existente na concorrência para se diferenciar do hatch.
A rival, no caso, é a Volkswagen, que tem entre os seus modelos atuais o Nivus, que utiliza a mesma plataforma MQB A0 do Polo. E, para deixar o Nivus com um visual mais robusto e porte mais alto, a montadora alemã passou longe de precisar aumentar drasticamente as medidas de sua carroceria em relação à do hatch.
Você também pode se interessar por:
- Chevrolet Sonic SUV x Tracker: diferenças e semelhanças entre os modelos
- Chevrolet Tracker Híbrido: Entenda o que a marca está planejando
- Novo Chevrolet Sonic: quanto deverá custar o SUV do Onix?
- Chevrolet Sonic: SUV se espelha em Fastback para tentar ser o mais vendido da marca
O segredo está justamente na estrutura e no uso da caixa de roda, que, mesmo tendo a mesma base do Polo, recebe um aplique plástico para adicionar um elemento entre o pneu e a lataria. Esse design dá ao modelo a impressão de ser mais alto do que realmente é.
Para se ter uma ideia, a diferença entre os números de altura em relação ao solo dos dois modelos é de apenas 2,2 cm, considerando que o Polo tem 14,9 cm e o Nivus tem 17,1 cm. Ou seja, a moldura da caixa de roda ajuda nesse truque visual.
Reprodução/Mobiauto
No caso do Chevrolet Sonic, o novo SUV, feito sobre a mesma base GEM do Onix, deverá carregar medidas muito próximas, podendo ganhar números levemente maiores em sua altura em relação ao solo quando comparado ao do hatch.
Reprodução/Mobiauto
Outro ponto que o Sonic vai adotar em comparação ao Onix, e que também vemos nos modelos da Volkswagen, é que em relação ao hatch, a dianteira e a traseira serão totalmente novas, tanto para deixar claro que se trata de um novo modelo quanto para deixá-lo maior e mais robusto - reforçando a chamada “size impression” de SUV.
Na parte de trás, o modelo terá visual inspirado no Equinox EV, destacando uma assinatura luminosa em LED pontilhada que atravessa a tampa do porta-malas e interliga as lanternas.
Na frente, a dianteira adota o visual dividido em dois níveis, seguindo o novo padrão de design da Chevrolet.
Outro detalhe importante é que tanto o Sonic quanto o Nivus são SUVs cupês, que vão rivalizar entre si, junto do Citroën Basalt e Fiat Fastback.
Sobre o Chevrolet Sonic:
Divulgação/Chevrolet
Fabricado em Gravataí (RS), mesmo local onde já são produzidos os irmãos Onix e Onix Plus, o Sonic chega como o principal lançamento da marca no ano, posicionado abaixo do Tracker e com potencial para se tornar o carro de maior volume da Chevrolet no Brasil.
Sobre a motorização, nada é oficialmente confirmado até o momento, mas, ao abrir o capô, é possível que encontremos o motor três cilindros 1.0 turboflex, com até 115 cv de potência e 16,8 kgfm de torque.
A data exata de lançamento ainda segue como um mistério, mas não deve estar distante, levando em conta que o modelo já foi flagrado em testes por aqui.
Por Pedro Rocha
Pedro Rocha é formado em Jornalismo, na Anhembi Morumbi, em São Paulo. É um amante de carros e contribuiu com Mobiauto durante 2024.
