Chevrolet Sonic: SUV se espelha em Fastback para tentar ser o mais vendido da marca
O Chevrolet Onix SUV finalmente teve seu nome revelado: Sonic. Junto da confirmação de seu batismo, veio uma característica visual que o produto terá para se destacar perante os rivais.
Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul afirmou que “o novo modelo virá para complementar a gama de veículos da marca e estrear em um segmento estratégico, ainda não explorado pela marca, o dos SUVs cupês.”
Você também pode se interessar por:
- Novo Chevrolet Sonic está para o Onix assim como o VW Tera está para o Polo
- Chevrolet Sonic: este é o nome do novo SUV cupê do Onix
- SUV cupê da Chevrolet pode resolver problema dos donos de Onix
- Como a VW transformou um SUV no carro mais vendido de outubro
Os SUVs cupês são característicos por uma queda próxima a tampa do porta-malas. No Brasil, os mais populares com esse tipo visual são Fiat Fastback, Volkswagen Nivus e Citroën Basalt.
Junto da confirmação do nome do modelo, a Chevrolet divulgou uma silhueta do Sonic onde é possível ver a linguagem visual da traseira comentada por Chamorro. Vale ressaltar que os principais rivais do Sonic - VW Tera, Fiat Pulse e Renault Kardian - não são cupês, logo esse poderá ser um dos destaques do SUV em relação aos rivais. O Basalt será o único dos rivais com característica parecida.
Divulgação/Chevrolet
E o Chevrolet Sonic terá missão parecida com a do VW Tera no Brasil. Estamos falando de um SUV que pode brigar para ser o produto mais vendido da marca no Brasil, tendo em vista o volume de vendas do segmento. Atualmente, um Tracker tem média de 5 mil unidades vendidas por mês, enquanto Onix Hatch vende, em média, pouco mais de 6.200 emplacamentos, já o Onix Plus fecha mensalmente a média de cerca de 4 mil vendas.
O Tera foi o SUV mais vendido do mês de outubro com mais de 10 mil emplacamentos, e o Chevrolet Sonic tem potencial para ser o grande concorrente do modelo no mercado. Caso isso se torne realidade, ele também deve receber o título de Chevrolet mais vendido do Brasil.
O que mais se sabe sobre o Chevrolet Sonic?
Projeção: Kleber Silva/KDesignAG
O modelo será construído em Gravataí (RS) sobre a plataforma GEM (Global Emergin Market), a base e o local de fabricação são os mesmos do Chevrolet Onix e Onix Plus.
No visual, a dianteira ainda é um mistério, mas a expectativa é que o novo produto da Chevrolet ganhe para-choques dianteiro e traseiro, tampa de porta-malas, capô, além da grade frontal seguindo a família Onix, mas deixando o modelo mais robusto em relação aos irmãos.
Divulgação/Chevrolet
Na parte de trás, durante o anúncio, houve um pequeno spoiler. As imagens revelaram que o Chevrolet Sonic não terá lanternas interligadas, as luzes terão um tamanho considerável horizontalmente, mas serão separadas pelo logo da marca.
Por fim, na motorização, o Chevrolet Sonic será equipado com o motor turbo flex de 115 cv e 16,8 kgfm e poderá trabalhar com câmbio manual ou automática de seis marchas. Já a utilização do propulsor motor 1.0 aspirado flex de 82 cv de potência e 10,6 kgfm de torque, com câmbio manual de seis marchas para as versões de entrada não está descartada.
Imagem abertura: Kleber Silva/KDesignAG
Por Lucas Frasson
Jornalista Automotivo
Formado em jornalismo desde 2024, sempre gostou muito do mundo automotivo, além de esporte e velocidade. Tem o prazer em se comunicar e levar informações para as pessoas.
