Nova VW Amarok emerge na carona da Ranger, mas sem o Brasil no GPS

Teaser da segunda geração da picape, que será feita sobre a plataforma da Ford, revela primeiros detalhes do modelos, que será produzido na África do Sul
Camila Torres
Por
08.12.2021 às 17:12
Teaser da segunda geração da picape, que será feita sobre a plataforma da Ford, revela primeiros detalhes do modelos, que será produzido na África do Sul

A nova Volkswagen Amarok, com previsão para ser lançada em 2023, teve o primeiro teaser da versão de produção divulgado pela fabricante. No anúncio, a marca confirmou que fará a picape na África do Sul, na mesma fábrica onde será produzida a nova geração da Ford Ranger. 

Não havia momento mais propício que este para a VW entregar algumas informações para aguçar os curiosos e entusiastas do setor. Afinal, a nova Ford Ranger acabou de sair do forno e já começará a ser vendida em 2022 no mercado europeu. 

É com ela que a VW Amarok irá compartilhar a plataforma, diversos componentes e, segundo especuladores, até algum motor. As imagens, que mais parecem desenhos animados, nos entregam algumas pistas do que estar por vir. 

Anuncie seu carro na Mobiauto

Teaser da segunda geração da picape, que será feita sobre a plataforma da Ford, revela primeiros detalhes do modelos, que será produzido na África do Sul

Antes de entrar em detalhes, vale esclarecer que essa nova Amarok não está cotada para o Brasil. Os modelos fabricados na África do Sul são destinados à Europa. A VW previa fabricar esta nova Amarok na Argentina junto da nova Ranger, mas cancelou o projeto.

Em seu lugar, produzirá no país vizinho a picape compacta-média Tarok, construída sobre estrutura monobloco e matriz MQB, aproveitando a cabine do SUV Taos. Com versões turboflex híbridas e turbodiesel (herdando o trem de força da própria Amarok), ela brigará com a Fiat Toro a partir de 2025.

Já a velha Amarok de primeira geração continuará sendo fabricada na Argentina pelos próximos três anos, enquanto aguarda a chegada da sucessora de menor porte para enfim descansar e deixar o mercado brasileiro. 

Leia também: Avaliação: VW Amarok V6, a picape com fôlego de Jetta GLi e painel de Gol


Nova Amarok busca fama de robusta

Nas recentes imagens divulgadas, a próxima Amarok aparece em um cenário africano com toda parte inferior da dianteira coberta propositalmente por água, para não revelar por completo o novo design. Mas a parte superior exibida segue à risca a atual identidade visual da VW. Seu design, aliás, lembra justamente o do Taos.

As imagens do interior revelam mais detalhes, a começar pelo teto solar. O que é uma das maiores novidades, afinal, não é nada comum neste segmento. No painel, as semelhanças com a amiga Ford Ranger se limitam à central multimídia na vertical (formato de tablet), e às saídas de ar-condicionado. 

Leia também: Avaliação: VW Amarok V6, a picape com fôlego de Jetta GLi e painel de Gol

O que mostra que a VW está cumprindo sua promessa de entregar uma picape bem diferente do modelo da Ford, apesar de ambas compartilharem equipamentos e chassi. 

Teaser da segunda geração da picape, que será feita sobre a plataforma da Ford, revela primeiros detalhes do modelos, que será produzido na África do Sul

Os bancos com estética esportiva bicolor, o design do painel e dos botões de controle são alguns dos responsáveis por diferenciá-las. Também é possível reparar que o volante que aparece na imagem da VW Amarok já é o utilizado nos seus modelos mais atuais. 

Leia também: Ford Maverick desembarca no Brasil e quer brigar com Fiat Toro e até SUVs

Nada foi revelado sobre a mecânica. Mas existe a possibilidade de a Amarok aproveitar os motores 2.0 Turbo e 3.0 Turbo movidos a diesel emprestados com a fabricante norte-americana. Se terá uma versão com um motorzão V6 também é mistério. 

Na foto, só pudemos notar uma manopla de câmbio mais moderna e freio de estacionamento por botão (adeus alavanca). 

Leia também: Avaliação: VW Amarok V6, a picape com fôlego de Jetta GLi e painel de Gol

Em relação às tecnologias, considerando os novos modelos da VW, espera-se que a Amarok chegue com carregador por indução, alerta de mudança de faixa e ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo com frenagem autônoma emergencial. 

A VW Amarok pode não ser um sucesso no Brasil, comparada a outras picapes e até mesmo modelos da marca. Na Austrália, porém, onde a segunda geração também será comercializada, a Amarok é o modelo mais vendido da marca.

 

Talvez você também se interesse: 

Nova Ford Ranger terá visual de Maverick bombada e multimídia gigante
Flagra: nova Ford Ranger será mais forte que Amarok V6 fazendo 33 km/l
Ram, Amarok, Hilux, Toro: as picapes mais rápidas do Brasil
Ford não tem mais carros por menos de R$ 200.000 no Brasil 

VW Amarok
VW Tarok
VW
Picape
Ford Ranger
Toyota Hilux
Melhores Picapes
Picapes Turbodiesel

Comentários