Nova Nissan Frontier americana é boa demais para vir ao Brasil

Picape ganha nova geração na América do Norte, mas por aqui nos contentaremos com a reestilização do modelo atual
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04.02.2021 às 20:44 • Atualizado em 29.05.2024
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Picape ganha nova geração na América do Norte, mas por aqui nos contentaremos com a reestilização do modelo atual

A Nissan apresentou nesta quinta-feira (4) nos Estados Unidos a quarta geração da picape média Frontier. Mas não vá se animando muito, porque a novidade será restrita ao mercado norte-americano. 

Por aqui, o que teremos será uma reestilização da geração atual, a ser lançada possivelmente ainda este ano. Voltaremos a falar dela mais adiante.

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Picape ganha nova geração na América do Norte, mas por aqui nos contentaremos com a reestilização do modelo atual

Agora foquemos na nova Frontier gringa, que, ao que parece, ficou boa e tecnológica demais para os padrões de mercados emergentes. O modelo ganhou um motor 3.8 V6 a gasolina com injeção direta de 314 cv de potência e 38,8 kgfm de torque, aliado a um câmbio automático de nove marchas. A tração pode ser 4x2 traseira ou 4x4.

Picape ganha nova geração na América do Norte, mas por aqui nos contentaremos com a reestilização do modelo atual

No caso da versão 4x4 mais cara da picape a Pro-4X, há bloqueio eletrônico de diferencial, controle de velocidade em declive e modo off-road com detecção de objetos ao redor, além de calibração específica das suspensões e amortecedores Bilstein que a tornam preparada para qualquer terreno.

Picape ganha nova geração na América do Norte, mas por aqui nos contentaremos com a reestilização do modelo atual

Em termos de tecnologia, a nova Nissan norte-americana terá faróis e lanternas integralmente de LED, visão 360 graus proporcionada por quatro câmeras, até quatro tomadas USB, sendo uma tipo C, sistema de som Fender, Wi-Fi a bordo, carregador de celular sem fio, iluminação interna e da caçamba por LEDs e tomadas de 110V na cabine e na caçamba.

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Seu pacote semiautônomo inclui até frenagem autônoma emergencial traseira, além de alerta de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo com frenagem automática emergencial dianteira, assistente de manutenção em faixa, farol auto automático, alerta de tráfego cruzado à traseira e leitura de placas de trânsito. Contará, ainda, com oito airbags.

Picape ganha nova geração na América do Norte, mas por aqui nos contentaremos com a reestilização do modelo atual

Em dimensões, a quarta geração da picape passou a medir 5.339 mm de comprimento (+75 mm), 1.854 mm de largura (+4 mm), até 1.839 mm de altura (-16 mm) e 3.200 mm de entre-eixos (+ 50 mm), o que significa que ficou mais comprida e baixa. A produção ocorrerá em Aguascalientes (México).

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Como será a nova Frontier sul-americana

Picape ganha nova geração na América do Norte, mas por aqui nos contentaremos com a reestilização do modelo atual

Por aqui, teremos de nos contentar com um facelift da atual geração da Frontier, que vem ao país via Argentina. Já é possível antecipar as mudanças que virão por aí com o anúncio da nova Navara, irmã gêmea da Frontier na África do Sul.

Julgando pela parente sul-africana, podemos esperar que a nossa nova Frontier também ganhará uma grade mais ampla e proeminente, para ficar mais malvada diante das também renovadas Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Mitsubishi L200 Triton, além de faróis full-LED com quatro projetores independentes, estilo Porsche, e lanternas com guias de LED.

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Picape ganha nova geração na América do Norte, mas por aqui nos contentaremos com a reestilização do modelo atual

Internamente, a picape ganhar um novo quadro de instrumentos com tela digital central de 7 polegadas, central multimídia de 8 polegadas com projeção de celulares, sistema de projeção do veículo em 360 graus por meio de quatro câmeras externas, volante redesenhado e novos acabamentos internos.

Algumas tecnologias semiautônomas a nossa nova Frontier também terá, como controle de cruzeiro adaptativo com freio autônomo emergencial, alerta de ponto cego, assistente de manutenção de faixa, alerta de tráfego traseiro cruzado (sem frenagem automática). Além disso, a picape argentina também deve incorporar entradas USB-C.

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Picape ganha nova geração na América do Norte, mas por aqui nos contentaremos com a reestilização do modelo atual

O motor continuará sendo o 2.3 turbodiesel, em calibração com um único turbo, de 160 cv de 41 kgfm (câmbio manual de seis marchas), ou biturbo com 190 cv e 45,9 kgfm (caixa automática de sete velocidades). A grande novidade, porém seria a expansão de sua capacidade de carga para 1,2 tonelada.

Por fim, a Frontier da América do Sul deve receber reforços estruturais que estavam previstos para serem aplicadas à natimorta Mercedes-Benz Classe X, que seria produzida pela Nissan em Córdoba, mas teve seu projeto cancelado antes mesmo do lançamento.

Falando em lançamento, a nova Frontier sul-americana deve chegar ao mercado no segundo semestre deste ano, já como modelo 2022.

 

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