Comece 2026 de carro novo. Encontre seu próximo veículo aqui.

Novo Toyota Corolla futurista tem truque de veículos dos anos 90

Sedan ganha repaginada visual e resgata estratégia clássica em meio à tecnologias futuristas
Por
22.11.2025 às 09:00
Compartilhe:

A Toyota apresentou a nova geração do Corolla no Japan Mobility Show 2025, em Tóquio. O que mais chamou a atenção foi o visual futurista, com mudanças radicais que rompem com a forma mais tradicional que a marca costuma adotar em seus veículos.

Entre as várias novidades perceptíveis, um detalhe menos “futurista” se destaca: os comandos satélites instalados no volante.

Esses comandos são botões integrados ao volante que permitem operar funções como sistema de som, chamadas telefônicas e computador de bordo, sem que o motorista precise tirar as mãos do volante.

Você também pode se interessar por: 

O curioso é que esse sistema está longe de ser novidade. Basta voltar para as décadas de 80 e 90. Ao entrar em um Gol GTI 1988, por exemplo, já era possível encontrar essa funcionalidade. O modelo, inclusive, ficou marcado por ser o primeiro carro nacional com injeção eletrônica.

Essa disposição também estava presente no Fiat Uno de 1984, que oferecia comandos ao redor do volante para facilitar o uso por parte do motorista.

Atualmente, a Renault ainda utiliza dessa estratégia, com comando satélite do lado direito atrás do volante.

Isso não tira o mérito de que o conceito do novo Corolla mostrou que a montadora quer ir além de uma simples repaginada no visual.

Com ausência da grade frontal tradicional, faixa de LED interligando os faróis e linhas angulares que percorrem toda a lataria.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na traseira, as lanternas em LED atravessam toda a largura do carro e o modelo ainda traz um aerofólio integrado ao porta-malas. Na lateral, os retrovisores são mais finos e as maçanetas aparecem embutidas.

O interior, mesmo com o comando satélite que não é novidade, impressiona. O design minimalista foge do que já vimos em outros modelos da marca. O Corolla traz painel “flutuante” totalmente digital, seletor de marchas com visual futurista, console central em formato de mesa e bancos com desenho diferenciado.

Além disso, há uma terceira tela para o passageiro da primeira fileira, com a presença de bancos inteiriços. Também não há ligação entre o painel e o console central, com um amplo espaço para as pernas. Por último, o espelho retrovisor é posicionado na base superior do para-brisas, pois o teto solar só é interrompido por uma fina coluna interligada com o vidro dianteiro.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Compartilhe este artigo:

Pedro Rocha é formado em Jornalismo, na Anhembi Morumbi, em São Paulo. É um amante de carros e contribuiu com Mobiauto durante 2024.