Comece 2026 de carro novo. Encontre seu próximo veículo aqui.

Família Toyota Corolla: sedan terá companhia de novo SUV e picape

Vida do Corolla começou solitária, mas nome virou marca e agora nascerá família
Por
27.10.2025 às 11:40 • Atualizado em 28.10.2025
Compartilhe:

Foi com o Volkswagen Fusca que uma das primeiras famílias automotivas nasceu. Afinal, a partir do Besouro, vieram Kombi, Brasília, 1600 Variant, 1600 “Zé do Caixão”, TL, SP1 e SP2 e tantos outros modelos que usavam a mesma plataforma e motorização.

Mas foi nas décadas de 1980 e 1990 que ficaram intensificados os trabalhos de criação de famílias de carros a partir de um modelo de sucesso. Vocês devem se lembrar do VW Gol, que ganhou os irmãos Voyage, Parati e Saveiro. Ou até mesmo do Fiat Uno, com Elba, Prêmio e Fiorino.

Você também pode se interessar por:

Pois bem, nos anos 2025 teremos uma releitura dessa fase da indústria, e o Toyota Corolla servirá de base para o nascimento de mais dois produtos. Vale lembrar que o Corolla atual, de 12ª geração, deu vida ao Corolla Cross – atualmente o SUV compacto médio mais vendido do Brasil – e busca repetir o sucesso em mais segmentos.

A partir da plataforma TNGA do Corolla Sedan atual, a Toyota deve apresentar outros dois produtos em breve no Brasil. Estamos falando de um SUV cupê e uma picape rival da Fiat Toro, ainda sem nomes definidos – mas que não podemos descartar o uso de Corolla com adicional de um sobrenome.

SUV cupê do Corolla

A Toyota prepara um SUV cupê derivado do Corolla para o mercado brasileiro, segundo revelado em primeira mão pelo colega Marlos Ney Vidal, do Site Autos Segredos. O modelo, que responde ao nome de projeto 913D internamente, deve chegar ao Brasil em 2028 para ser um dos principais lançamentos da marca na década.

Diferente de Corolla e Corolla Cross, o SUV cupê deve ser mais refinado e caro, e até por isso justificar uma motorização diferente da híbrida 1.8 flex, que tem motor elétrico de baixa capacidade. O mais esperado para o SUV é um sistema híbrido plug-in, com motor 2.0, que de forma combinada entrega 223 cv de potência.

Picape do Corolla

Um pouco antes dele vem uma picape compacta média, também feita sobre a plataforma modular TNGA, e que será rival da Fiat Toro no Brasil. Ainda que o modelo chegue cerca de 10 anos atrasado em relação ao produto da marca italiana, buscará a liderança do mercado como foi com o Corolla Cross.

Existia a expectativa para a chegada da picape no próximo ano por causa do SOP no último trimestre deste ano. Mas a chegada de Toyota Yaris Cross, Hiace e Corolla GLi híbrido jogou o lançamento da picape para a frente.

A previsão agora é de lançamento em 2027, mesmo ano em que chegarão ao mercado a VW Tarok, Renault Niágara e, provavelmente, a próxima geração da Fiat Toro – que teve segundo facelift apresentado recentemente.

A picape pode tanto usar a motorização citada acima para o SUV cupê, quanto utilizar a tecnologia do RAV4 híbrido plug-in, mas com adaptação para rodar com etanol também. Estamos falando de um 2.5 aspirado flex de 220 cv de potência combinados.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp


Por

Gerente de conteúdo

Compartilhe este artigo:

Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.