Nova Chevrolet S10: o que virá da Colorado e o que será da picape atual

Picape ganhará sobrevida junto do SUV Trailblazer, trazendo frente totalmente nova e interior revisto. A má notícia: ambos têm prazo de validade
Diego Dias
Por
31.07.2023 às 16:10 • Atualizado em 01.08.2023
Picape ganhará sobrevida junto do SUV Trailblazer, trazendo frente totalmente nova e interior revisto. A má notícia: ambos têm prazo de validade

Com mais de uma década na mesma geração, a atual Chevrolet S10 se prepara para receber um novo visual, inspirado na irmã Colorado, vendida nos Estados Unidos. O modelo que conhecemos estreou em 2012 e passou por duas mudanças de estilo.

Agora, 11 anos depois de ser apresentada, em vez de ganhar uma nova geração, manterá a base e receberá mais uma reestilização, dessa vez mais profunda. Com isso a picape nacional ganhará uma nova sobrevida, com previsão de ser apresentada em 2024.

Também pode te interessar:

Flagra Chevrolet S10 [BFMS]

Flagras mais recentes dos colegas da BFMS confirmam o “transplante” da irmã americana, principalmente da porção dianteira da caminhonete. Assim a nova Chevrolet S10 2024 ficará mais bicuda, o que certamente garantirá uns centímetros a mais no comprimento – uma estratégia para descolar a novidade da atual e assim fazer parecer que ela não utiliza a base antiga.

Cara de Colorado e lateral de 2012

Sem dúvidas o que vai mais mudar na nova Chevrolet S10 será a dianteira, que passará pela maior transformação desde que a picape estreou nesta geração no Brasil. Será uma reestilização profunda, tanto que a GM vai mudar todo o capô, faróis, grade, para-choque e para-lamas da caminhonete.

Projeções [KDesign AG]

Os faróis ficarão mais afilados e “esticados”, com um desenho mais agressivo ao estilo da irmã vendida na terra do tio Sam. O conjunto óptico ficará também mais integrado à grade frontal, que ocupará boa parte da dianteira de forma a alargar visualmente essa região, dando a sensação de que a S10 é maior do que realmente será.

Aliás, podemos garantir que o entre-eixos será o mesmo porque nos flagras a nova S10 estava com proteções mais pesadas apenas na dianteira e traseira, enquanto a parte central estava somente com o adesivo quadriculado. Com isso podemos notar que as chapas das portas são as mesmas, ou seja, temos a má notícia de que essa região não sofrerá nenhuma alteração, mantendo o desenho de... 2012.

Assim como a parte frontal, a traseira da nova Chevrolet S10 mudará bastante. Vale lembrar que é a primeira vez que essa parte da picape ganhará novidades aparentes, pois desde 2012 ela praticamente não muda, exceto as lanternas, que mudaram seu arranjo interno bem discretamente no meio do caminho.

As novidades para a nova reestilização da traseira da caminhonete ficarão restritas à tampa traseira, que deverá ganhar novos vincos e a inscrição Chevrolet em baixo relevo – moda que retornou para as picapes médias.

As lanternas também serão redesenhadas e contarão com nova assinatura em LED, sendo possível que ganhe um plástico preto para interliga-las – solução hoje que vemos na Montana. O para-choque será novo também, e podemos esperar por capota marítima e santantônio.

Vale relembrar as medidas da S10 atual: tem 5.408 mm de comprimento, 1.874 mm de largura, 1.839 mm de altura e entre-eixos de 3.096 mm. De todas essas medidas, o comprimento deverá ser ampliado por causa das novas peças de para-choque. Talvez ela fique um pouco mais larga, se a marca usar apliques maiores nas caixas de rodas. Tirando isso, as outras medidas devem seguir iguais as que vemos hoje.

O SUV derivado Trailblazer ganhará as mesmas novidades estéticas da S10 na dianteira, ou seja, com a mesma cara inspirada na Colorado. Porém, a traseira não deverá contar com grandes novidades, a não ser por um novo arranjo interno das lanternas e um leve retoque no para-choque.

Cabine totalmente nova?

Até o momento não foi feito qualquer tipo de flagra acerca da cabine da nova S10, mas podemos esperar uma renovação mais drástica, já que é justamente nessa parte que a picape da Chevrolet fica devendo para as rivais, ainda mais após o lançamento da nova Ford Ranger que acabou subindo o nível nesse quesito também.

Com essa nova realidade de mercado podemos apostar que a nova S10 receba um painel totalmente novo, ou seja, com linhas bem inspiradas de desenho horizontal na irmã americana Colorado. Assim podemos esperar um painel de instrumentos 100% digital integrado a uma nova central multimídia flutuante, bem como novo volante de três raios e saídas de ar redondas em forma de hélice.

Console central, comandos de ar-condicionado posicionado logo abaixo da tela do multimídia, painéis de portas e manopla de câmbio também deverão ser totalmente novos. Quem sabe teremos até acabamento suave ao toque (ou em vinil) em algumas partes do painel. É bom relembrar que a Colorado traz nos EUA carregador de celular por indução e até head-up display de projeção de informações no para-brisa.

Motor 2.8 turbodiesel segue

Como era de se esperar, o conhecido motor 2.8 turbodiesel Duramax será mantido. Tido como um dos propulsores quatro cilindros diesel mais potentes do mercado, o 2.8 deve ser recalibrado para ir além dos atuais 200 cv de potência e 51 kgfm de torque. A novidade mesmo ficará para a transmissão, que deverá ser uma caixa automática de oito marchas emprestada da própria Colorado, segundo o Autos Segredos.

Data de validade

A produção da nova Chevrolet S10 e do novo Trailblazer ainda ficará concentrada na fábrica da GM em São José dos Campos (SP). A atualização do projeto faz parte de um ciclo de investimentos de R$ 5 bilhões da GM no complexo do interior paulista. A chegada da S10 e Trailblazer está prevista para 2024, já que neste ano a marca está concentrando forças para relançar a nova Silverado no Brasil.

É importante ressaltar também que essa renovação para S10 e Trailblazer deverá ser a última, de acordo com o site GM Authority. Há dois motivos para isso: a General Motors tem plano de vender somente carros elétricos a partir de 2035 (inclusive no Brasil por meio de parceria com a Honda. Com isso essa próxima renovação da dupla não duraria além de 2030/2031).  

Segundo que a S10 é vendida apenas no Brasil, Argentina e Colômbia, o que em tese não justificaria o alto investimento em uma nova geração. No lançamento da atual S10 em 2012, a picape ainda era vendida sob outras marcas como a Holden na Austrália (onde não existe mais), sem contar que tinha bastante espaço em mercados do sudeste asiático e África. É o mesmo caso do SUV Trailblazer, que junto da picape acabou sendo descontinuado em vários países.


Comentários