Nissan Versa: por que o carro mais barato dos EUA não repete o sucesso no Brasil

Sedan japonês é mais em conta que o Kia Soul, entre outros modelos
Diego Dias
Por
09.01.2025 às 14:16 • Atualizado em 25.04.2025
Compartilhe:
Sedan japonês é mais em conta que o Kia Soul, entre outros modelos

O Nissan Versa se encontra em sua terceira geração, tanto nos Estados Unidos como no Brasil. A grande diferença é que na terra do Tio Sam, o sedan compacto é o carro novo mais barato disponível, enquanto por aqui esse posto pertence atualmente ao Fiat Mobi.

Basta uma consultada no site da Nissan dos EUA para conferir seu preço inicial: nada menos do que US$ 17.190 no Versa S, a configuração base que em conversão direta livre de impostos fica em R$ 105.385.

Você também pode se interessar por:

Neste cenário, o Versa acaba sendo mais em conta que outros modelos como o Kia Soul (US$ 20.290), VW Jetta (US$ 21.995), Hyundai Elantra (US$ 22.225) e Ford Maverick (US$ 23.920), só para citar os principais. Os preços do Versa variam entre US$ 17.190 na versão de entrada S e US$ 21.190 na variante de apelo esportivo SR.

O Versa é vendido desde 2007 nos EUA, inclusive na configuração com carroceria hatch que no Brasil foi comercializada com Nissan Tiida – chamado de Versa por lá. Por essa questão o modelo conta com três gerações, enquanto no mercado brasileiro o sedan foi oferecido somente a partir de 2011 – já em sua segunda geração.

Apesar do Versa vendido no Brasil e Estados Unidos ser importado do México, o modelo do mercado norte-americano custa mais barato. O Versa S sai por R$ 105.395 pela conversão direta atual livre de impostos, enquanto o Versa Sense, a configuração mais em conta oferecida por aqui, não sai por menos de R$ 115.690. Mas isso quando consideramos o varejo, já que para vendas diretas e para PCD o sedan tem ofertas que variam entre R$ 90.990 e R$ 105.690.

O Versa é vendido nas versões S, SV e SR nos Estados Unidos, inclusive com a mesma motorização do modelo brasileiro: o famoso quatro cilindros 1.6 a gasolina, mas que nos EUA entrega mais força com 124 cv de potência e 15,75 kgfm de torque. O câmbio pode ser manual ou automático CVT. O sedan por lá também mais equipado e traz itens de série como frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, alerta de saída de faixa e frenagem automática de marcha a ré, bem como faróis com assinatura em LED.

Além disso, o Versa tem resultados de vendas distintos nos dois países. Foram 42.589 unidades emplacadas do Versa nos Estados Unidos, um aumento de 71,7% com as 24.087 unidades de 2023. No Brasil, o modelo japonês vendeu 11.628 ano passado, mais que os 8.859 no mesmo período em 2023.

Um aumento de 31,26%, nada mal para os parâmetros do mercado nacional, bem diferente do cenário americano. Mas, o que falta para o sedan ter mais protagonismo no Brasil?

Partindo dos R$ 115.690, o Versa não deixa a desejar frente ao líder do mercado Chevrolet Onix. O problema é que nessa faixa de preço, o público brasileiro tem preferido investir em SUVs de entrada e até mesmo versões mais completas de outros sedans.

Até R$ 120.000 (sem descontos), é possível encontrar Fiat Pulse, VW T-Cross Sense e Jeep Renegade de entrada, mas bem equipadas. Até mesmo outras opções mais completas de Fiat Cronos, VW Virtus e HB20S, por exemplo.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp