Jeep Renegade: nova geração pode focar em pontos que o atual SUV deixou de lado
Em 2025 o Jeep Renegade perdeu o mercado global e atualmente está restrito apenas ao Brasil. E apesar de localmente ser um sucesso de vendas, dentre os concorrentes ele ainda deixa bastante a desejar. Apesar da motorização T270 presente em todas as versões o favorecer, ele ainda perde em dois pontos contra os rivais: espaço interno e porta-malas.
Medindo 4,38 metros de comprimento, o Renegade tem apenas 2,57 metros de entre-eixos e possui uma capacidade de porta-malas de apenas 320 litros (VDA). Medidas que são significativamente abaixo da média esperada para um SUV compacto.
Você também pode se interessar por:
- Jeep Renegade: o SUV que trouxe o espírito aventureiro da Jeep à era urbana
- Jeep Avenger: o que foi possível ver do SUV no Salão do Automóvel de São Paulo
- Jeep Avenger: 10 pontos que mostram que o SUV fará sucesso no Brasil
- Jeep Renegade: o que a Stellantis prepara para o futuro do SUV no Brasil
Nesse cenário, o atual presidente global da Stellantis, Antonio Filosa, revelou que a próxima geração do Renegade, apelidada de Mk2, deverá suprir essas críticas:
"Olhando para a análise do cliente, há uma diferença clara entre um carro de quatro metros de comprimento que atende principalmente às necessidades de compacidade de alguns de nossos clientes europeus, e um veículo maior, de 4,25 a 4,3 metros de comprimento, que atende mais às necessidades de famílias jovens que talvez comecem a ter filhos ou levem um estilo de vida muito ativo. Essas são as pessoas que precisam trazer mais coisas, então precisam de mais espaço na segunda fila, mais espaço para porta-malas", explicou Filosa.
Projeção/Maltese Design
Essa fala, somada ao fato do Renegade não ter cumprido as expectativas a longo prazo de vendas globais da Jeep, podem antecipar que a nova geração do SUV se atentará a seus dois maiores calcanhares de Aquiles e que podemos esperar por um modelo totalmente novo e reestilizado.
Inclusive, outra mudança já confirmada é que o novo Renegade será construído em uma nova plataforma, deixando a atual Small Wide 4x4 de lado. Mas permanecerá posicionado entre o Avenger e Compass. E sua motorização também mudará e deverá ganhar novas configurações que incluem propulsores totalmente a combustão, híbridos e até elétricos.
Por Marcela Cavirro
