Jeep Renegade: o que a Stellantis prepara para o futuro do SUV no Brasil
Foi o Jeep Renegade que popularizou o segmento de SUVs compactos no Brasil. Com a chegada iminente do Avenger e nova geração do Compass no forno, o modelo parecia ter ficado de escanteio pela Stellantis, mas foi seu forte poderio de vendas no Brasil que fez o jogo mudar.
Vale lembrar que o Jeep Renegade foi responsável também por estrear a base Small Wide 4x4 por aqui, que deu vida aos modelos Jeep Compass, Jeep Commander, Fiat Toro e Ram Rampage.
Você também pode se interessar por:
- Exclusivo: Jeep Renegade já tem data para estrear sua nova geração no Brasil
- Jeep Renegade vai subir de patamar para receber nova missão no Brasil
- Jeep Renegade Longitude: quanto custa manter o SUV por ano?
- Jeep Renegade Sahara 2025: 25 fotos exclusivas da nova versão do SUV
Atualmente, o Renegade é vendido em seis versões, sendo todas elas com motor 1.3 turbo flex de até 176 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. Com exceção da Trailhawk, todas elas têm câmbio automático de seis marchas e tração 4x2, sendo a configuração aventureira a única com transmissão de nove trocas e 4x4.
O futuro do Jeep Renegade no Brasil está desenhado. A chegada do Jeep Avenger já deixou o SUV mais caro, afinal será o novato o veículo mais barato da marca no Brasil a partir do ano que vem.
Até por isso é que vemos o Jeep Renegade recuando em seu volume de vendas, e ficou mais caro. A ideia da Stellantis já foi abrir espaço para a chegada do novato desde o ano passado.
A pergunta que pode ficar é sobre o Renegade ficar caro demais ao ponto de prejudicar o Jeep Compass nas vendas. Mas aí é que vem o pulo-do-gato. O Jeep Compass estreará no Brasil uma nova geração no fim do ano que vem, ou começo de 2027, e ela será maior.
O Compass terá a missão de se tornar, de fato, um SUV médio e confrontar os modelos chineses GWM Haval H6 e BYD Song Plus, deixando espaço no degrau atual para que o Renegade atue.
Ou seja, o posicionamento que vemos atualmente do Renegade custando entre R$ 150 mil e R$ 200 mil, pode até mudar, com o modelo custando mais. O veículo destinado a fazer volume de emplacamentos será o Avenger, e o Renegade será mais rebuscado que o atual.
O modelo ganhará uma nova geração e isso foi confirmado por Antonio Filosa, CEO da Jeep, durante uma convenção com investidores da empresa. A ideia é que ela seja lançada em 2027.
Isso quer dizer que ele também estará na nova plataforma STLA Medium, apresentada pela marca e que é mais robusta. E que sua nova missão será a de preencher a lacuna que o Jeep Compass atual deixará no mercado.
Projeção: Reprodução/QCars
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.