Jeep Grand Cherokee 4xe vem aí com motor da Rampage e consumo do Mobi

SUV grande virá ao Brasil em configuração híbrida plug-in com 380 cv de potência, fazendo 20 km/l e custando mais de R$ 500.000
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13.09.2023 às 15:37
SUV grande virá ao Brasil em configuração híbrida plug-in com 380 cv de potência, fazendo 20 km/l e custando mais de R$ 500.000

A Stellantis confirmou nesta quarta-feira (13) a chegada do Jeep Grande Cherokee 4xe ao mercado brasileiro. O SUV grande de cinco lugares vem sendo cotado ao nosso mercado há mais de um ano. Agora, será enfim lançado até o fim deste ano, na esperada configuração híbrida plug-in (PHEV) 4xe.

No comunicado em que confirma a chegada do Jeep Grand Cherokee 4xe, a Stellantis não especificou exatamente quando será seu lançamento. Afirmou, apenas, que será “em breve”. Nossa aposta é que aconteça em outubro, colado à chegada do novo VW Tiguan Allspace e com missão de roubar as atenções do rival.

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Como é o Jeep Grand Cherokee 4xe

Apesar do sobrenome igual ao do Jeep Compass híbrido, o Grand Cherokee 4xe traz uma motorização diferente do SUV compacto-médio. Por exemplo, seu motor a combustão é o conhecido 2.0 Hurricane 4, quatro-cilindros 16V turbo a gasolina, com injeção direta de combustível e 272 cv de potência. Sim, é o mesmo propulsor da Ram Rampage.

A ele se alia um motor elétrico de 136 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, formando uma potência combinada de 380 cv e um torque combinado de 64,8 kgfm. O câmbio é automático de oito marchas, fornecido pela ZF, e a tração, 4x4.

Outra diferença para o Compass 4xe está no conceito e na disposição das peças que formam o conjunto híbrido. Enquanto neste o propulsor a combustão traciona as rodas dianteiras e o elétrico fica sobre o eixo traseiro, no Grand Cherokee o motor elétrico fica ensanduichado entre o próprio motor térmico e a caixa de câmbio, em substituição ao conversor de torque.

Assim, a central eletrônica administra entre o motor a combustão e o elétrico a entrega de torque para o sistema de transmissão, que é o mesmo das versões convencionais, com direito a cardã e diferencial traseiro.

Em comum com o Compass 4xe, apenas o sistema híbrido com três modos de condução: Hybrid (combinando os dois motores), Electric (100% elétrico) e e-Save (usa somente o propulsor térmico para tracionar as rodas e recarregar as baterias).

Falando em baterias, seus dez módulos possuem 400 Volts e 17 kWh de capacidade. A autonomia chega a 40 km com uso exclusivo do motor elétrico, segundo o método EPA de medição, comum nos EUA, mas o sistema ajuda o consumo estimado a ser de quase 24 km/l com gasolina americana. O SUV, no caso, é um híbrido PHEV, com recarga externa.

Em termos de dimensões, o Grande Cherokee 4xe é bem maior que o Compass e, na verdade, tem porte superior até que o do Commander. São 4.915 mm de comprimento, 1.968 mm de largura, 1.798 mm de altura e 2.964 mm de entre-eixos.

Jeep Grand Cherokee – Equipamentos e preço

Por dentro, podemos esperar por uma boa dose de luxo, incluindo duas telas digitais com mais de 10 polegadas cada no painel, uma para o quadro de instrumentos e outra para a central multimídia, e duas telas de TV e entretenimento dedicadas ao banco traseiro.

O novo Jeep Grand Cherokee 4xe também deve trazer um pacote completo de assistentes ativos de segurança, o popular pacote ADAS, incluindo frenagem autônoma anticolisão com detecção noturna de pedestres e ciclistas, e detecção de veículos em intersecção de faixas. Tudo isso, obviamente, terá um preço: provavelmente mais de R$ 500.000.

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