Hyundai terá seis lançamentos em 2024; veja quais serão
A Hyundai se prepara para entrar em uma nova fase no Brasil. A marca sul-coreana está focada em crescer em nosso mercado. Para isso, chegou a um acordo com a Caoa, que deixará de ser a importadora oficial da fabricante, mas voltará a fabricar o Tucson em sua fábrica, em Anápolis, Goiás.
Não só isso, a Caoa pretende fabricar seus próprios carros, além dos Chery montados por lá atualmente – mas explicamos isso em detalhes neste outro artigo. Enquanto isso, a Hyundai pretende trazer seis lançamentos para o mercado brasileiro. Alguns fabricados aqui, outros importados.
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A Mobiauto conversou com algumas fontes, levantou algumas possibilidades e mostra abaixo quais são os possíveis seis lançamentos da Hyundai para o Brasil em 2024.
Hyundai Tucson
O Tucson, carro que mudou os paradigmas da Hyundai no Brasil ainda no início deste século, é um dos modelos que voltarão a figurar nas lojas da marca. Segundo nossas fontes, ele voltará a ser produzido no Brasil, mas por enquanto a fabricante venderá apenas a geração atual (e já comercializada pela Caoa) por aqui. Isso acontecerá este ano ainda
No entanto, logo logo a montadora vai tirar o atraso do SUV médio e lançá-lo com o visual apresentado em 2021 para outros mercados. Conta com conjunto de iluminação dividido em dois níveis, sendo as luzes de condução diurna posicionadas na grade e próxima ao capô, e os faróis no para-choque. Na traseira, a lanterna tem visual ousado e toma todo o balanço traseiro na horizontal, parecido com o que vemos nos Tiggo 7 e 8, da Caoa Chery.
Por dentro, o modelo oferece um acabamento interno mais requintado e grandes telas para painel de instrumentos e multimídia. O preço deve ser próximo dos R$ 200 mil, enquanto o motor deverá ser o 1.6 turbo de 177 cv e 27,7 kgfm de torque.
Hyundai Santa Fé
Outro modelo que é um velho conhecido do brasileiro, o Hyundai Santa Fé voltará ao nosso mercado. Desta vez, conforme falamos acima, com importação de responsabilidade direta da Hyundai, que poderá vender o modelo nas concessionárias HMB.
O que mais chama atenção é o visual para lá de diferentão. Tão diferente que causa alguns problemas, como a posição da luz de seta, que foi instalada na parte de baixo do para-choque traseiro.
A quinta geração do SUV tem medidas próximas a de um Toyota SW4, com 4,80 metros de comprimento, 2,81 m de entre-eixos, 1,72 m de altura e até 1,78 m de altura. Seu peso chega a cerca de 2 toneladas. São até 1.275 litros de porta-malas considerando duas pessoas ou 725 com cinco lugares ocupados.
São três as opções de motores. Uma é um 2.5 turbo a gasolina, de 281 cavalos de potência e 43 kgfm de torque, que trabalha junto de uma caixa automatizada de dupla embreagem de oito marchas. Ainda há um 2.5 aspirado de 194 cv e 25 kgfm, este com câmbio automático comum com oito trocas também.
As configurações mais interessantes são as híbridas. Ambas usam um motor 1.6 turbo a gasolina como base, mas com calibrações diferentes. As híbridas convencionais têm o propulsor a combustão rendendo 180 cv, enquanto as plug-in entregam 160 cv. A diferença é que a última delas tem potência somada a do motor elétrico, chegando aos 271 cv.
A marca afirmou nesta quarta-feira (6) que o SUV está nos planos para este ano.
Hyundai Palisade
O Hyundai Palisade foi prometido ano passado pela Caoa e o plano deve se manter. Ele deverá ser o topo da gama da marca sul-coreana no Brasil. Para se ter uma ideia, ele é 10 cm maior que o Santa Fé.
E o grande destaque, além do visual parrudo, é o motor V6 3.0 de ciclo Atkinson de 295 cv de potência e 36,1 kgfm de torque com câmbio automático de oito marchas. O preço deverá ficar acima dos R$ 400 mil.
Curiosamente, no interior, a dupla cluster de instrumentos e central multimídia lembram muito os dispositivos da Chevrolet Montana por causa de seus posicionamentos. Afinal, estão um ao lado do outro e temos ainda o fato de os mostradores do Hyundai Palisade também serem analógicos.
Esse aqui chegará já no segundo semestre deste ano ao Brasil. No entanto, deverá custar cerca de R$ 600 mil para brigar com JLR Discovery.
Ioniq 5
Outro carro prometido é o Ioniq 5, um hatch elétrico com design “retrofutirsta”, ou seja, ele parece um carro projetado nos anos 1980 para tentar adivinhar como seriam os carros no futuro.
A boa notícia é que ele foi atualizado na linha 2025, já lançada na Coreia do Sul. As baterias subiram de 77,4 kWh para 84 kWh. A autonomia total ainda não foi revelada, mas na linha 2024, a versão com maior autonomia entregava 487 km com uma recarga.
Em termos de potência, as configurações variam entre 170 cv e 35,7 kgfm de torque e 306 cv e 61,7 kgfm de torque. A menos potente tem tração traseira, enquanto a mais forte usa tração integral. Há ainda uma versão com tração integral que mantém o torque da topo de linha, mas entrega 217 cv, se preferir tração traseira, há outra configuração com os mesmos 35,7 kgfm, mas com 235 cv.
Para o Brasil, teremos a mais potente delas. Quem aí não está curioso para ver o modelo andando de lado? Ele chegará no segundo semestre.
Novo Kona e Kona híbrido
O leitor mais atento sabe que o Kona já é vendido no Brasil, mas ele está em uma geração anterior ao modelo europeu. Dessa forma, a nova operação poderá acelerar a troca do modelo no Brasil. E a que virá atualizada é justamente a elétrica, que pode chegar ainda este ano às lojas (a híbrida também será vendida em nosso mercado, mas manterá o visual atual que já era oferecido pela Caoa).
A configuração híbrida conta com um 1.6 aspirado conectado a um motor elétrico para chegar aos 141 cv. Já a configuração elétrica tem até 218 cv e até 514 km de autonomia pelo ciclo WLTP.
Hyundai HR
Por ser um veículo comercial não contamos na somatória do título, mas o Hyundai HR é mais um dos produtos que a marca voltará a importar. O modelo seguirá com a mesa base que já era vendida pela Caoa, além do mesmo visual e pacote de equipamentos.
A versão é única e oferece vidros elétricos, ar-condicionado e direção assistida. O pequeno caminhão estará disponível nas lojas ainda em março.
Por Renan Rodrigues
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.