Comece 2026 de carro novo. Encontre seu próximo veículo aqui.

Hyundai terá picape média híbrida, mas sem ajuda da Chevrolet

Modelo já tem data estimada de chegada e quer competir com Toyota Hilux e Ford Ranger
Por
10.11.2025 às 17:19
Compartilhe:

A Hyundai está preparando mais modelos globais. Para o Brasil, a marca lançará uma picape em parceria com a GM, mas do outro lado do mundo a história é bem diferente.

Além do modelo voltado ao público brasileiro, a fabricante sul-coreana está desenvolvendo uma caminhonete híbrida dedicada para o mercado australiano. No entanto, o modelo do país da Oceania será totalmente independente e a ideia é não ter parceria com nenhuma fabricante.

Você também pode se interessar por:

Don Romano, presidente e CEO da divisão australiana da Hyundai afirmou ao portal Drive que “não acho que vamos compartilhar uma plataforma. Não acredito que seja uma opção. Acho que preciso deixar essa possibilidade em aberto, caso algo dê errado. Mas esse não seria nosso objetivo principal. Nosso objetivo principal é desenvolver nossa própria picape Hyundai com tecnologia própria e exclusiva.”

Assim como acontece no Brasil, as duas picapes médias mais vendidas da Austrália são Toyota Hilux e Ford Ranger. Pensando nisso, como um diferencial, o modelo da Hyundai será híbrido. “Não podemos entrar em detalhes agora, mas temos uma opção que será lançada em breve. Não é necessariamente um híbrido plug-in, mas será um tipo diferente de híbrido.”

Vale ressaltar que mercado atual esses são os três principais tipos híbridos:

  • HEV: Híbrido Pleno, abastecido apenas com gasolina e que une um motor a combustão com um ou mais elétrico. Exemplo: Toyota Corolla
  • PHEV: Híbrido Plug-in, une o motor a combustão com um ou mais elétrico, no entanto, além de ser abastecido com gasolina, pode ser carregado na tomada. Exemplo: BYD Song Plus
  • MHEV: Híbrido Leve, quem atua principalmente é o motor térmico, mas é auxiliado por um pequeno sistema elétrico de 12V ou 48V, auxiliando na redução de emissão de poluentes ou agilizando as saídas dos semáforos. Exemplo: Fiat Pulse

Ainda que não seja possível saber qual a decisão tomada pela Hyundai ou qual tecnologia nova que será criada. Apesar da data de lançamento da picape média do mercado australiano não tenha sido revelada, a expectativa é de que possa ocorrer até 2028.

Projeção/Mobiauto

Projeção/Mobiauto

Importante comentar que no mercado australiano, há cinco modelos híbridos: i30 sedan; Kona; Tucson; Palisade e Santa fé, todos do tipo híbrido pleno.

Mas e o modelo brasileiro?

Como falamos no começo do artigo, a Hyundai está preparando uma picape média para o mercado sul-americano. Diferente do que está previsto para o mercado australiano, em nosso continente ela deve compartilhar base com a S10.

A caminhonete faz parte de um acordo entre as marcas, enquanto a Chevrolet irá se dedicar à plataforma da picape média, a Hyundai está comprometida em desenvolver os modelos compactos e uma van elétrica.

No entanto, vale ressaltar que cada um dos modelos de ambas as marcas terá seu próprio visual, tanto no exterior quanto no interior dos produtos. As montadoras anunciaram que a chegada do primeiro produto está prevista para 2028, com isso, a possibilidade desse modelo de estreia ser a nova picape da Hyundai, não está descartada.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Por

Jornalista Automotivo

Compartilhe este artigo:

Formado em jornalismo desde 2024, sempre gostou muito do mundo automotivo, além de esporte e velocidade. Tem o prazer em se comunicar e levar informações para as pessoas.