Hyundai HB20 tem primo com motor 1.6 turbo de Tucson mais rápido que Nivus GTS

Hatch esportivo traz receita mais afiada na preparação e câmbio manual
Diego Dias
Por
13.05.2025 às 19:19
Compartilhe:
Hatch esportivo traz receita mais afiada na preparação e câmbio manual

O mercado de esportivos no Brasil praticamente sempre foi restrito a carros mais caros no país, com raras exceções. Atualmente temos o recém-lançado VW Nivus GTS e os Fastback Abarth e Pulse Abarth como representantes dos esportivos de entrada. Na Austrália temos representes como o Hyundai i20N, que traz proposta esportiva ainda mais radical para os nossos padrões.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Vendido na Austrália, o primo do nosso Hyundai HB20, o Hyundai i20, tem na versão preparada pela Hyundai N (divisão esportiva da marca sul-coreana) o verdadeiro significado de “foguete de bolso” - pocket rocket, um termo usado para batizar carros pequenos e rápidos mundo afora. A receita de dimensões compactas junto a uma relação peso/potência também costuma atrair muitos para o mundo dos esportivos compactos.

Você também pode se interessar por:

Motor Hyundai i20N

Debaixo do capô do Hyundai i20N temos um motor 1.6 turbo de quatro cilindros emprestado do SUV médio Tucson, que no hatch temos nada menos do que 204 cv de potência e 28 kgfm de torque, uma força superior aos 150 cv e 25,5 kgfm de torque do VW Nivus GTS que acaba de ser lançado no mercado brasileiro.

O hatch esportivo sul-coreano tem câmbio manual de seis marchas, enquanto o SUV cupê feito no Brasil tem transmissão automática de seis posições. Detalhe ainda que o hot hatch pode subir de forma temporária seu torque de 28 kgfm para 31 kgfm no modo overboost.

Para efeito de comparação, quando pegamos os dados de desempenho o hot hatch chama a atenção, pois cumpre a prova de 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos, enquanto o Nivus GTS faz em 8,4 segundos. Por outro lado, vale dizer que o Hyundai i20N tem 54 cv a mais e a função de controle de largada, que dá um auxílio para o motorista nas horas das arrancadas mais animadas.

Visual Hyundai i20N

Visualmente o modelo traz um estilo mais chamativo e recebeu sula última atualização de desenho no final do ano passado, quando passou a trazer uma grade com padrão diferente com pintura em preto acetinado, além de emblemas em preto. Destaque ainda para os vincos no para-choque, bem como o friso inferior em vermelho que revela que estamos diante de uma versão esportiva.

Outros destaques ficam por conta das rodas de liga-leve de 18 polegadas com face usinada, além de spoilers laterais destacados e parcialmente pintado de vermelho. O teto é sempre pintado de preto nessa configuração também, assim como os retrovisores e a pequena asa traseira.

As lanternas invadem as laterais, enquanto na região acima das lanternas a tampa traseira é preta. Por fim temos para-choque com listras em preto em contraste com vermelho, além de uma saída de escapamento maior.

Na cabine o Hyundai i20N disfarça mais sua proposta esportiva, que só não é mais discreta porque traz bancos com abas laterais bastante pronunciadas, no estilo “concha” e acabamento no encosto com bandeira quadriculada e o logotipo N. Traz iluminação ambiente em LED, e o painel de instrumentos digital tem grafismo exclusivo, enquanto a central multimídia destacada traz também informações de performance e atualizações remotas.

Créditos de imagens: Brad Anderson/Carscoops

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp