Hyundai Creta vende mais que Onix, Polo e HB20; entenda
O Hyundai Creta é um dos SUVs que mais fazem sucesso dentro do mercado automotivo brasileiro, isso é um fato conhecido. Porém, muitos não sabem que o modelo vende mais que Chevrolet Onix, Volkswagen Polo e até mesmo que seu irmão menor, o Hyundai HB20. Mas, como
Você pode se interessar por:
- Novo Hyundai Creta já tem data para chegar ao Brasil de cara nova
- Novo Hyundai Palisade tem data para estrear e será modelo mais caro da marca
- Novo Hyundai Creta: o que estão falando do SUV que mudará no Brasil
- Hyundai Creta tem desconto de até R$ 10 mil para retomar liderança
Isso de fato acontece, ao menos no mercado de varejo. Dentro desse tipo de comércio, o Hyundai Creta é o soberano por aqui, com o posto modelo mais vendido entre carros de passeio e utilitários. São 30.652 emplacamentos acumulados até o mês de julho, segundo dados da Fenabrave.
Seus rivais vêm logo atrás. O Onix ocupa a 2°posição, com 29.043 vendas. Já HB20 e Polo são respectivamente 3° e 6° colocados, com 24.152 e 23.596 unidades comercializadas cada.
No varejo, o Creta chega até mesmo a ficar na frente da FiatStrada, que contabiliza 25.964 emplacamentos. Vale lembrar que a picape compacta da Fiat é o veículo mais vendido do ano dentro do acumulado geral, que soma vendas diretas e de varejo.
Ainda sobre o varejo, é de ressaltar o desempenho do Honda HR-V. O SUV japonês é o 5° modelo mais vendido nesse tipo de comércio, com 23.737 emplacamentos, e tem uma performance melhor que o Polo.
Por que isso acontece?
Mas, o que explica esses números? Em teoria, carros como Polo e HB20 deveriam vender mais que o Creta, mas por que isso não acontece? Apesar do sucesso no varejo ser mérito do SUV, ele também tem relação com o posicionamento de seus rivais no mercado.
Enquanto o Creta tem como principal foco de vendas justamente o varejo, de onde vem mais de 81% de seus emplacamentos, a sua concorrência tem uma abordagem mais “mista”, digamos assim.
O Polo, por exemplo, emplaca relativamente bem no varejo, mas são nas vendas diretas que ele se sobressai. O hatch alemão tem mais de 66% de seu volume de vendas no mercado de vendas diretas.
O caso é parecido com HB20 e Onix. O sul-coreano tem cerca de 51% de seus emplacamentos no segmento de comercialização diretas. Já para o Onix, o número é de pouco mais que 43%.
Esse fenômeno não é incomum. Geralmente modelos de maior valor agregado, justamente como SUVs, tendem a focar mais no mercado de varejo. Enquanto isso, hatch mais “populares” geralmente fazem mais sucesso entre as vendas diretas.
Isso, porém, não tira méritos do sul-coreano. Existem outros SUVs no mercado que também tem foco nas vendas de varejo, igualmente o Hyundai Creta, como HR-V e Tracker, mas que são superados por ele.