Hyundai Creta terá nova geração híbrida em 2027 contra o Jeep Renegade

SUV compacto recebeu atualização em 2024, mas já tem reestilização no forno
Vinicius Moreira
Por
12.02.2025 às 13:28
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SUV compacto recebeu atualização em 2024, mas já tem reestilização no forno

O Brasil recebeu a segunda atualização no visual do Hyundai Creta, a mesma que chegou em outros mercados emergentes como na Índia. Por falar no país asiático, a montadora sul-coreana já iniciou os trabalhos para uma nova geração do SUV, com lançamento previsto para 2027.

A informação foi divulgada em primeira mão pelo site Autocar India, que revelou alguns detalhes do que esperar da nova geração do Hyundai Creta. Mas a que mais chamou atenção é uma versão híbrida para o modelo, que seria inédita por lá.

Na Índia, o Creta tem versões a combustão, assim como no Brasil. Porém, os indianos também têm as variantes elétricas do SUV da Hyundai, o que não temos por aqui.

Algo que a Mobiauto já havia antecipado ainda em 2024, com possibilidade de a motorização híbrida também chegar ao Brasil.

Além da mescla no sistema de propulsão, o novo Creta deve receber atualização no visual, mais equipamentos de segurança, que se atualizam a cada ano. Mas, ainda sim, deve permanecer com as ofertas das versões a combustão.

Para além disso, ainda não se sabe muito do que o novo Creta vai trazer, mas fato é que ele chega par incomodar a nova geração do Jeep Renegade, prevista para 2027 também.

Apesar do desempenho tímido em outros mercados, o Renegade tem bom números de vendas em terras brasileiras e será renovado, não só visualmente, como no trem de força.

A exemplo do que aconteceu com Fiat Fastback e Pulse, o Renegade deve receber um sistema híbrido, mas um conjunto mais robusto. O SUV da Jeep vai receber o mesmo sistema da Fiat Toro para ser um híbrido-pleno, ou seja, com motorização elétrica que traciona.

Assim, espera-se um motor 1.3 turbo de 176 cv e 27,5 kgfm de torque combinado com dois motores elétricos. Essa combinação foi batizada de Bio-Hybrid e-DCT, na qual um motor elétrico substituiu o alternador e sistema de partida e o outro é acoplado junto à transmissão é propulsor, alimentados por uma bateria de 48 V.

No caso do Creta vendido no Brasil, o SUV 1.0 TGDI de 120 cv e 17,5 kgfm de torque está presente nas versões de entrada do Creta, enquanto o 1.6 TGDI de 193 cv 27 kgfm de torque na variante de topo.

O Kia Stonic é um exemplo de motorização híbrida rodando por aqui., que poderia servir para o Creta A montadora sul-coreana, parceira da Hyundai, combina o mesmo 1.0 TGDI do Creta com um sistema híbrido-leve de 48V, o qual tem o motor elétrico atuando como assistente nas acelerações, diminuição do consumo de combustível e emissão de poluentes.

Por hora, as atualizações do 1.0 e 1.6 TGDI do Creta foram o suficiente para a oitava fase do Proconve. No entanto, em 2027, as regras ficarão mais severas e a montadora deve recorrer ao conjunto híbrido para o SUV. Na Índia, a previsão de chegada do Creta híbrido é justamente em 2027.

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