Fiat Fastback Abarth 2024 substitui Limited Edition e é ainda mais rápido
O Fiat Fastback Abarth vem aí. Segundo produto oficial desde o ressurgimento da divisão esportiva da marca italiana no Brasil – o primeiro é o Pulse Abarth –, ele será a grande estrela da linha 2024 do SUV cupê.
Protótipos, como este flagrado pela página @FCA_Fan_Brazil em Santa Catarina, confirmam que o modelo terá, inclusive, mudanças visuais importantes. Já as projeções de visual final, meramente ilustrativas, são de Kleber Silva, do @kdesignag, gentilmente cedidas à Mobiauto.
Além de para-choques mais robustos e um aerofólio posicionado na ponta da tampa do porta-malas, o Fastback Abarth 2024 deve trazer uma insígnia da marca do escorpião na grade (com contornos em preto brilhante), adesivos alusivos à divisão e molduras das caixas de roda pintados na cor da carroceria, como a série S de Jeep Renegade e Jeep Compass.
Você também pode se interessar por:
- Fiat Pulse Abarth tem mesmo tanto veneno quanto promete?
- Fiat Fastback Turbo 270 é o exagero que a internet gosta
- Fiat Fastback esnoba Nivus e quer briga é com o T-Cross
- Fiat Fastback Impetus dá conta do recado com motor do Pulse?
O motor será o mesmo da atual versão de topo do Fastback, Limited Edition Turbo 270 Powered by Abarth,o 1.3 turbo flex de quatro cilindros, 16 válvulas, injeção direta de combustível e sistema MultiAir III de variação dos tempos de admissão e escape.
São 180 cv de potência com gasolina e 185 cv com etanol, sendo 27,5 kgfm de torque com ambos os combustíveis. O câmbio é automático de seis marchas, mesmíssimo trem de força já presente no Fastback Limited Edition.
Sendo assim, o que vai diferenciar a versão Abarth da “Powered by Abarth”? Além do visual, a configuração esportiva do SUV cupê terá calibração específica de suspensão, aos moldes do Pulse Abarth, e um sistema de escape mais robusto, com dupla saída, além de um conjunto roda-pneu mais esportivo e aderente.
Com esses ajustes, mais o modo “Poison”, despertando um mapeamento exclusivo de acelerador e câmbio, a ideia da Stellantis é fazer com que o Fastback Abarth seja ainda mais rápido do que o Limited Edition. Enquanto este vai de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos, aquele deve fazê-lo em pouco menos de 8 segundos, embora ainda acima dos 7,5 s do Pulse Abarth.
Outro ponto é que, segundo apurações da Mobiauto, o Fastback Abarth virá para substituir a versão Limited Edition. Que, assim cumpriria sua missão de “edição limitada” e serviria apenas para esquentar a cadeira do irmão mais apimentado.
Por dentro, o acabamento do Fastback Abarth 2024 deve ser muito similar ao do Pulse Abarth, com elementos em vermelho, que remetem à esportividade, e até opções exclusivas de revestimento dos bancos.
O preço deve ficar na faixa de R$ 160.000 e o lançamento será no segundo semestre deste ano, com produção em Betim (MG).
Jornalista Automotivo