Ford Ranger 2.0 XLS: o que saber antes de comprar uma

Versões de entrada da Ford Ranger têm motor diferente das opções mais caras
Renan Bandeira
Por
16.05.2024 às 14:15 • Atualizado em 29.05.2024
Compartilhe:
Versões de entrada da Ford Ranger têm motor diferente das opções mais caras

A nova Ford Ranger chegou ao mercado nacional para ressignificar o conceito de picape média. A geração da picape, apresentada no ano passado, mostrou que modelos dessa categoria não são só para o trabalho, mas também para rodar na cidade e levar a família com mais conforto.

O motor V6 turbo diesel com potência e torque de sobra foi a grande atração do lançamento, mas a Ranger 2.0 turbo diesel tem ótimos predicados por ser escolhida pelo consumidor.

Você também pode se interessar por:

A picape ainda não vende tanto quanto Toyota Hilux, líder do segmento, e Chevrolet S10, que é a vice-líder, mas tem uma boa terceira colocação na categoria. E a Mobiauto conta agora o que você precisa saber antes de levar uma Ranger XLS 2.0 turbo diesel para casa agora, em mais um artigo do quadro “O que saber antes de comprar um.”

Ford Ranger XLS 2.0 turbodiesel 2024 – Características

1)      Motor: 2.0 turbo diesel de quatro cilindros com 170 cv e 41,3 kgfm de torque.

2)      Câmbio: automático de seis marchas.

3)      Dimensões: 5.370 mm de comprimento; 3.270 mm de entre-eixos; 1.918 mm de largura; 1.884 mm de altura; 1.250 litros de caçamba; 1.037 kg de carga útil; 80 litros de tanque de combustível; 2.183 kg de peso em ordem de marcha.

4)      Revisões até 60.000 km: R$ 7.299

Ford Ranger XLS 2.0 turbodiesel 2024 - Pontos positivos

1)      Visual: é um dos pontos fortes de todas as versões da Ranger. A nova geração deixou a picape visualmente bem mais interessante, com linhas de F-150 e aspecto mais robusto. As formas de capô e para-lamas fazem a picape parecer ainda maior, fora que seu interior está mais rebuscado.

2)      Dirigibilidade: a nova geração deu um novo panorama ao mercado de picapes médias. O motor V6 das versões mais caras é a grande cereja do bolo, mas a usina 2.0 turbo diesel também vai bem. A dinâmica da condução é boa, com as suspensões trabalhando bem nas curvas, tentando reduzir um pouco do arrasto da carroceria – que é menor que da geração anterior. A resposta da direção elétrica é boa.

3)      Acabamento: por dentro, mesmo sendo uma versão um pouco mais simples, o acabamento interno é legal. As peças são plásticas, mas bem encaixadas e sem rebarbas. Os bancos são bonitos e revestidos em tecido. Só é difícil aceitar que produtos desse valor não tenham acabamento mais requintado, mas comparando com modelos compatíveis no segmento, a Ranger se sai melhor.

4)   Consumo: a Ranger com o motor 2.0 turbo diesel tem o melhor consumo médio de combustível contra as rivais. Na cidade, por exemplo, é capaz de fazer 10 km/l, segundo o Inmetro. E na prática, a versão pode fazer ainda mais, se aproximando dos 11 km/l, em perímetro urbano, durante os testes.

5)  Preço: é mais barata que as versões de topo da Ram Rampage, mesmo sendo maior. É mais em conta que uma Rampage Laramie diesel, tendo mesma potência e mais torque. O preço ainda é salgado, mas já tem um conteúdo interessante comparando com as rivais.

6) Caçamba: a Ranger leva mais de uma tonelada de carga, e a caçamba tem uma boa litragem, mesmo sendo cabine dupla. São 1.250 litros de capacidade.

7) Conectividade: painel de instrumentos tem tela de 8 polegadas com computador de bordo integrado. Já a multimídia é de 10 polegadas, com sistema Sync 4, e que controla ar-condicionado (que não é automático e não tem seletor de temperatura) e faz conexão de Android Auto e Apple CarPlay sem fio.  Ambos funcionam bem, e a multimídia dá uma outra cara para o interior da picape.

8) Conforto: itens como carregador por indução, comandos do sistema de áudio e de computador de bordo no volante e saídas de ar-condicionado para a segunda fileira de bancos fazem a diferença para usar no dia a dia com a família.

Ford Ranger XLS 2.0 turbodiesel 2024 - Pontos negativos

1)      Trocas manuais: as trocas manuais são feitas pela alavanca de câmbio, mas não são práticas. É por meio de dois botões ao lado da alavanca, e durante o dia basicamente são esquecidos. Aletas para trocas de marcha ou um sistema parecido com o da VW Amarok seria mais interessante, já que a alavanca do câmbio pode ser deslocada à direita e as trocas são feitas com movimentações para frente e para trás.

2) Acabamento caçamba: diferente do cuidado que vemos internamente, a caçamba não segue a mesma linha. O compartimento não tem proteção, nem mesmo capota. O último item tem de ser comprado à parte. Já o primeiro é complicado, pois sua falta pode danificar toda a pintura interna da caçamba.

3)  Tinta gratuita: a cor vermelha que cobre a carroceria da unidade das fotos é a única opção que não adiciona custo na compra da picape. Problema é não ser uma cor tão comum, e pouco usada pelas empresas, que comumente compram nas cores branco, prata ou preto para plotar.

Ford Ranger XLS 2.0 turbodiesel 2024 – Ficha técnica

Motor: 2.0, dianteiro, longitudinal, quatro cilindros, 16V, turbodiesel, duplo comando de válvulas, injeção direta
Potência: 170 cv a 3.500 rpm
Torque: 41,3 kgfm a 2.000 rpm
Peso/potência: 12,84 kg/cv
Peso/torque: 52,9 kg/kgfm
Câmbio: automático, 6 marchas
Tração: 4x4 com bloqueio de diferencial traseiro e reduzida
0 a 100 km/h: não divulgado
Velocidade máxima: não divulgado
Consumo (Inmetro): 10 km/l com diesel na cidade e 11,5 km/l na estrada.

Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão braços sobrepostos triangulares (dianteira) e eixo rígido com feixe de molas semielípticas (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira); diâmetro de giro não divulgado; coeficiente aerodinâmico não divulgado; vão livre do solo, 23,5 cm; ângulo de ataque, 30°; ângulo de saída, 26°; ângulo de transposição de rampas, 22°; capacidade de imersão, 80 cm; pneus, 255/70 R17; estepe integral 255/70 R17.

Ford Ranger XLS 2.0 turbodiesel 2024 – Itens de série

  • Faróis full-LED com DRL
  • Carregador de celular sem fio
  • Painel de instrumentos digital de 8”
  • Central multimídia com tela vertical de 10”
  • Seis alto-falantes
  • Android Auto e Apple CarPlay sem fio
  • Sistema anticapotamento
  • Volante com ajuste de profundidade e altura
  • Degrau de acesso para a caçamba
  • Engate de reboque
  • Bússola e inclinômetros longitudinal e transversal
  • Tração 4x4 com diferencial traseiro blocante
  • Sensor de estacionamento traseiro,
  • Ar-condicionado com saída de ar traseira
  • Seletor de modos de condução
  • Sete airbags
  • Assistente de partida em rampas
  • Câmera de ré
  • Piloto automático com limitador de velocidade
  • Controle de descidas
  • Sistema FordPass (com direito a localização, partida remota agendada e mais)
  • Faróis com ajuste elétrico
  • Acendimento automático dos faróis
  • Faróis de neblina halógenos
  • Rodas de liga-leve aro 17 com pneus 255/70 All terrain
  • Retrovisores com ajuste elétrico e luzes indicadoras de direção
  • Tomada 12V na caçamba
  • Quatro entradas USB (duas tipo C e duas tipo A)
  • Seis pontos para amarração de carga
  • Alarme
  • Controles de tração e estabilidade
  • Tampa da caçamba com chave
  • Direção elétrica
  • Freio a disco nas quatro rodas
  • Provisão elétrica de reboque


O que saber antes de comprar um

Este é um novo quadro da Mobiauto, que trabalha como um Guia de Compra para quem pensa em trocar de carro. Basta digitar o nome do veículo que deseja e a sequência “o que saber antes de comprar um” no buscar, que saberá tudo o que precisa sobre o produto.

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários