Flagra: novo VW T-Cross elétrico é visto como SUV da Skoda
O futuro SUV da Skoda, nomeado de Elroq, foi pela primeira vez flagrado em meio a testes. O veículo fabricado pela marca tcheca foi apresentado como conceito em 2023 e já está em vias de ser lançado. Apesar de não ter chegada prevista para cá, esse carro dá uma prévia sobre um futuroVWT-Cross elétrico.
Você pode se interessar por:
- Este é o VW Jetta 2025 e ele já tem data para chegar
- Por que o VW Virtus não será mais fabricado em São Bernardo do Campo?
- Flagra: Novo VW Nivus poderá antecipar visual do A0 SUV; entenda
- Novo VW Jetta GLI: detalhes do sedan reestilizado em 20 fotos
Para aqueles que não sabem, a Skoda faz parte do grupo Volkswagen. Deste modo, muitas vezes alguns projetos são compartilhados entre ambas, vida as semelhanças do próprio Elroq com o ID.2. Mas qual a relação com o futuro VW T-Cross elétrico?
Bom, é esperado que esse SUV tcheco seja construído sob a plataforma MEB Entry da montadora alemã, usada em veículos movidos a bateria de tração dianteira. E é justamente essa arquitetura que deve ser usada no substituto europeu do T-Cross, um modelo elétrico que deve ser aposentado na Europa em breve.
Deste modo, é bem provável que muitas das características do flagrado Elroq estejam presentes nesse novo SUV eletrificado alemão. Ambos devem vir com as mesmas proporções e com especificações semelhantes. Além disso, os dois deverão ser fabricados no mesmo lugar, na Espanha.
Mais sobre o “VW T-Cross elétrico”
No flagra, não é possível diferir muitos detalhes sobre o visual do carro. É possível verificar que se trata do SUV da Skoda muito graças aos seus faróis e logotipo traseiro, mas isso não é importante, uma vez que seu irmão alemão não deve herdar muitos de seus elementos visuais.
Isso porque é vontade da Volkswagen que seus próximos produtos sigam sua nova filosofia de design. O T-Cross elétrico deve beber muito da fonte do novo VW Virtus ou da terceira geração do Tiguan, já presente na Europa. Assim, deverá apresentar linhas mais limpas e faróis mais afilados que o Skoda Elroq.
Sobre as futuras semelhanças entre os carros, pode-se esperar portes que sejam parecidos. Ou seja, terão medidas muito semelhantes com o VW ID.3, construído também sob a mesma arquitetura. Assim, é esperado algo em torno de 4,26 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,55 m de altura e 2,76 m de entre-eixos.
Graças ao compartilhamento da plataforma, a MEB Entry, ambos também devem vir com trens de força parecidos. Por enquanto, especula-se que o SUV da Skoda venha com um conjunto alimentado por uma bateria de 62 kWh, com um motor traseiro que produz 177 cv de potência.
Outros detalhes sobre o Elroq foram revelados em seu conceito apresentado no ano passado, que podem ser vistos nesse artigo da Mobiauto. Mais informações sobre o novo VW T-Cross elétrico ainda são escassas, mas espera-se que o produto seja apresentado ainda em 2024, com previsão de chegada para 2026. Ele também é um dos cotados para ser o primeiro elétrico da fabricante com produção em São Bernardo do Campo.
Fotos - Autocar
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp