VW T-Cross elétrico? Skoda Epiq dá prévia de novo SUV

Utilitário tem 4,10 metros de comprimento e porta-malas de quase 500 litros
Diego Dias
Por
15.03.2024 às 16:58
Utilitário tem 4,10 metros de comprimento e porta-malas de quase 500 litros

Eis mais um SUV compacto revelado mundialmente: Skoda Epiq. Você pode neste momento estar se perguntando qual a importância desse novo utilitário revelado pela marca tcheca do Grupo Volkswagen, mas saiba que o novo Skoda Epiq pode antecipar o futuro elétrico substituto do Volkswagen T-Cross, que não demora para ser aposentado na Europa.

Embora ainda não revele sua plataforma, é bem provável que o novo Skoda Epiq compartilhe a mesma plataforma MEB Entry da Volkswagen dedicada a elétricos de tração dianteira. Prova disso é que o novo SUV compacto da marca tcheca do Grupo Volkswagen compartilha algumas semelhanças na ficha técnica com o hatch ID.2, à exemplo dos 4,1 metros de comprimento e o porta-malas com capacidade para 490 litros.

Você também pode se interessar por:

Interessante também o design do novo Skoda Epiq que se destaca pelo capô mais alto e a famosa linguagem de design da fabricante, caracterizada pela grande frontal recortada e preenchida com filetes horizontais. Para o futuro T-Cross elétrico podemos esperar por algo com as mesmas proporções, mas obviamente inspirado na filosofia de design da terceira geração do Tiguan vendido na Europa, que ostenta uma dianteira com faróis mais afilados e uma carroceria com linhas mais limpas.

Voltando para o Skoda Epiq, ele soma ainda uma lateral mais reta e quadrada e que ganha um maior volume na caixa de roda traseira, somando também um vinco na parte superior logo abaixo da janela lateral. Outra característica marcante é a coluna C mais larga e a pintura do teto em preto, que traz um estilo “flutuante”. A traseira segue a escola com trações reto e lanternas em forma de “T” e o logotipo Skoda centralizada na tampa do porta-malas. Na versão VW do SUV podemos esperar uma lanterna inteiriça de LED.

A marca não revelou muitos detalhes técnicos, se limitando a dizer que o novo Skoda Epiq terá autonomia de mais de 400 quilômetros – provavelmente no ciclo europeu WLTP. Um detalhe é que o porta de carregamento da bateria está posicionada na dianteira, logo depois do para-lama.

Já na cabine a fabricante tcheca optou por seguir uma filosofia mais minimalista, que traz um quadro de instrumentos integrado ao desenho do painel e uma central multimídia destacada, que deverá ser de 10,9 e 12,9 polegadas, respectivamente – mesma medida do hatch elétrico ID.2.

O console central é elevado, enquanto a sobriedade é quebrada pela cor laranja em partes do revestimento dos bancos e console. O espaço interno deverá ser bem aproveitando, tanto por ser uma plataforma dedicada para elétrico quanto por ter provavelmente também os mesmos 2.60 metros do VW ID.2.

Com visual inspirado no ID2, o novo SUV elétrico da VW deverá ser revelado ainda este ano logo depois do Skoda Epiq, enquanto a chegada deverá ficar em meados de 2026 nos principais mercados. Além da semelhança visual, o novo utilitário também deverá fabricação na Espanha, algo que já foi confirmado para o SUV da Skoda hoje revelado.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários