Flagra: Hyundai HB20 2023 surge sem camuflagem e muito diferente
Em março desse ano, a Mobiauto mostrou para você uma projeção afirmando que o Hyundai HB20 mudaria bastante e não iria demorar para aparecer. Agora, o foi flagrado pelos perfis @mundodrive, que gentilmente cedeu as imagens à nossa reportagem, e @gessnermotors. O lançamento do Hyundai HB20 2023 acontecerá durante o mês de julho.
Vale lembrar que o atual visual do modelo recebeu duras críticas desde o seu lançamento, em setembro de 2019. Apesar disso, o Hyundai HB20 conseguiu se tornar líder de vendas entre os automóveis de passeio, desconsiderando comerciais leves como a Fiat Strada. Muito disso, claro, graças a problemas de fabricação do Chevrolet Onix.
Fim da “cara de bagre”
Visualmente, o compacto perderá a grade em formato de diamante e os faróis exageradamente espichados, que lhe conferiam o apelido “bagre”. Em seu lugar, entram traços mais retilíneos, com uma grade hexagonal enorme e bipartida, e faróis com projetores e guias de LED mais grossos, operando enfim como luzes diurnas.
A traseira abandonará as lanternas em forma de gancho invertido e incluirá um desenho mais similar ao da nova geração do Tucson, com prolongamento na tampa do porta-malas alinhado à parte superior do conjunto externo e luzes de posição também em LED, tirando da peça o efeito visual “chapado”.
Motores atualizados, equipamentos do Creta
Assim como ocorreu com o 2.0 do novo Creta, os motores 1.0 do novo HB20 serão atualizados e realocados para a chamada família Smartstream.
Segundo a Quatro Rodas, a usina MPi (injeção eletrônica multiponto) naturalmente aspirada 12V receberá a especificação G3LD dos atuais Hyundai Casper e Kia Picanto vendidos em outros países: 76 cv de potência e 9,7 kgfm de torque com gasolina, aumento de 1 cv e 0,3 kgfm, respectivamente. Também estão previstos ganhos nos números com etanol.
Além disso, a usina ficará mais elástica, com pico de torque entregue a 3.750 rpm em vez de 4.500 rpm e potência máxima a 6.200 rpm no lugar de 6.000 rpm. Novo mapa de injeção com dois injetores por cilindro, alternador inteligente e revisão de componentes como pistões e parede de cilindros, a fim de reduzir atrito e vibrações, também estão nos planos.
Já o propulsor 1.0 TGDi (G3LE), turboflex com injeção direta, seguirá com 120 cv e 17,5 kgfm, independentemente do combustível, visto que já foi adequado ao Proconve L7. No entanto, também deve ter seu nome rebatizado oficialmente para 1.0 Smartstream TGDi no lugar de 1.0 Kappa TGDi.
A seleção de caixas de câmbio seguirá inalterada: manual de cinco marchas para a opção 1.0 aspirada; manual ou automática para a 1.0 turbinada, sempre com seis marchas. O modelo continuará sendo oferecido na carroceria hatchback (HB20) e sedan (HB20S). O aventureiro HB20X já foi retirado de linha.
Além das novidades estéticas, o HB20 2023 terá mais itens de série, como controle de cruzeiro adaptativo e câmeras de auxílio ao ponto cego, herdados do novo Creta, e seis airbags, incluindo de cortina.
Hyundai HB20 2023 - Quando será lançado
O lançamento do HB20 2023 será na próxima semana, entre os dias 5 e 6 de julho.
Você também poderá se interessar:
Chevrolet Onix RS, o rival de “mentirinha” do VW Polo GTS
Flagra: VW Polo 2023 sai da toca com frente nova e traseira antiga
Honda City Hatch tem muitas armas contra Onix, HB20, Polo e Yaris. Veja
Avaliação: novo Honda City consegue consolar os órfãos do Civic?
Por Renan Rodrigues
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.