Fiat Toro usada é versátil, tem motor diesel e pode custar menos quem um Fiat Mobi
Um dos maiores sucessos da indústria automobilística brasileira, a Fiat Toro foi lançada em 2016 e pode ser considerada a responsável pela consolidação do segmento de picapes intermediárias construídas com estrutura monobloco, embora a categoria tenha sido inaugurada no país pela Renault Oroch, em 2015.
Fabricada em Goiana (PE) a partir da plataforma Small Wide Body, compartilhada com os Jeep Renegade, Compass e Commander, a Fiat Toro ainda originou a Ram Rampage.
Você também pode se interessar por:
- Por que a Fiat Toro Ultra 2025 trocou motor turbo diesel pelo turbo flex?
- Fiat Toro 2025: preços, itens de série e diferenças entre as versões
- Fiat Toro vai mudar muito antes de trocar de geração
- Segredo: Fiat Toro mudará de visual para enfrentar picape do Corolla e Tarok
A arquitetura de automóvel, otimizada com suspensões independentes nas quatro rodas, proporciona melhor dirigibilidade, maior nível de conforto e estabilidade superior à das picapes médias tradicionais, construídas com carroceria sobre o chassi de longarinas e equipadas com suspensão traseira de feixe de molas semielípticas (sistema semelhante ao da pequena Fiat Strada).
Bem equipada em praticamente todas as versões e mais prática que as picapes médias no uso urbano, a Fiat Toro conquistou o público rapidamente, uma vez que o seu porte compatível com o de um SUV médio (mede menos de 5 metros de comprimento) permite acessar locais com espaço mais limitado, como garagens subterrâneas e estacionamentos de shopping centers, por exemplo.
O espaço interno da Toro, no entanto, é bem maior que o das picapes compactas com cabine dupla, como a Fiat Strada e a Volkswagen Saveiro.
De quebra, a Toro ainda conta com a versatilidade da caçamba de 937 litros, capaz de transportar objetos maiores ou ser utilizada como um enorme porta-malas em viagens. A Fiat Toro tem capacidade de carga de até 720 kg nas versões com motorizações flex ou até uma tonelada nas variantes turbodiesel.
Motores
Entre 2016 e 2021, a Fiat Toro foi equipada com o motor e.TorQ 1.8 flex aspirado de 139 cv de potência e 19,3 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de seis marchas da fornecedora japonesa Aisin. A versão de entrada Endurance, mais voltada ao trabalho, chegou a ser comercializada durante um breve período com a caixa manual de cinco velocidades.
As versões mais caras da gama são movidas pelo motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm. No ano de lançamento da picape, esse propulsor foi oferecido com transmissão manual de seis marchas, em configurações de tração apenas dianteira ou 4x4. A partir de 2017, o motor turbodiesel passou a ser vendido apenas com o câmbio automático de nove marchas da marca alemã ZF e tração nas quatro rodas.
Uma motorização flex mais potente chegou a ser comercializada entre 2017 e 2020, na versão Freedom e na série especial Blackjack. A Tigershark 2.4 aspirada de 186 cv e 24,9 kgfm, com o câmbio automático ZF de nove velocidades e tração dianteira.
Em 2021, a Fiat Toro recebeu uma discreta atualização visual e ganhou equipamentos na linha 2022. A picape ganhou assistências de condução (ADAS) e central multimídia com tela vertical em algumas versões. Além de ganhar essas novidades, a Toro aposentou o motor 1.8 flex aspirado para aderir ao 1.3 turboflex de 185 cv e 27,5 kgfm nas versões com câmbio automático de seis velocidades e tração dianteira.
Principais equipamentos de série da Fiat Toro
O pacote básico da Fiat Toro já conta com airbags frontais, controles de estabilidade e tração, piloto automático, limitador de velocidade, freios com ABS, direção elétrica, ar-condicionado, trio elétrico, computador de bordo com tela TFT de 3,5 polegadas, rádio com comandos no volante, sensor de estacionamento traseiro, revestimento plástico na caçamba, entre outros.
As versões com tração 4x4 contam com seletor de tração e assistente de frenagem em descidas.
A partir da versão Volcano, a picape recebe capota marítima, rodas de liga leve, computador de bordo de 7”, central multimídia, faróis de neblina com iluminação em curvas, faróis com luzes diurnas em LED, ar-condicionado automático de duas zonas.
A Toro Ranch adiciona acessórios cromados, enquanto a Ultra tem estilo mais urbano e caçamba coberta por uma tampa rígida de fibra de vidro.
Na linha 2022 são adicionados o painel digital de 7”, central multimídia vertical (a partir da Volcano turboflex), frenagem de emergência, assistente de permanência em faixa, entre outros equipamentos.
Pontos fortes da Fiat Toro:
- Versatilidade
- Conforto
- Estabilidade
- Equipamentos
- Desempenho dos motores 2.4 flex, 1.3 turboflex e 2.0 turbodiesel
- Oferta de versões
- Design
Pontos fracos da Fiat Toro:
- Desempenho do motor 1.8 flex
- Consumo dos motores flex
- Espaço da caçamba para uso comercial
Preços da Fiat Toro na Tabela Fipe:
Linha 2016
- Toro Freedom 1.8 16V Flex Aut: R$ 75.186
- Toro Freedom 2.0 16V 4x2 TB Diesel Mec: R$ 81.758
- Toro Freedom 2.0 16V 4x4 TB Diesel Mec: R$ 85.645
- Toro Volcano 2.0 16V 4x4 TB Diesel Aut: R$ 91.042
Linha 2017
- Toro Freedom 1.8 16V Flex Aut: R$ 81.409
- Toro Opening Edition 1.8 16V Flex Aut: R$ 81.065
- Toro Opening Ed. Plus 1.8 16V Flex Aut: R$ 82.533
- Toro Freedom 2.4 16V Flex Aut: R$ 84.035
- Toro Freedom 2.0 16V 4x2 TB Diesel Mec: R$ 86.569
- Toro Freedom 2.0 16V 4x4 TB Diesel Mec: R$ 87.787
- Toro Volcano 2.0 16V 4x4 TB Diesel Aut: R$ 96.598
Linha 2018
- Toro Freedom 1.8 16V Flex Aut: R$ 84.221
- Toro Freedom Road 1.8 16V Flex Aut: R$ 84.328
- Toro Freedom 2.4 16V Flex Aut: R$ 88.477
- Toro Freedom Road 2.4 16V Flex Aut: R$ 86.708
- Toro Blackjack 2.4 16V flex Aut: R$ 91.033
- Toro Freedom 2.0 16V 4x2 TB Diesel Mec: R$ 90.341
- Toro Freedom 2.0 16V 4x4 TB Diesel Mec: R$ 91.900
- Toro Volcano 2.0 16V 4x4 TB Diesel Aut: R$ 101.562
Linha 2019
- Toro Endurance 1.8 16V Flex Aut: R$ 83.673
- Toro Freedom 1.8 16V Flex Aut: R$ 88.854
- Toro Blackjack 2.4 16V flex Aut: R$ 93.309
- Toro Volcano 2.4 16V Flex Aut: R$ 97.757
- Toro Freedom 2.0 16V 4x4 TB Diesel Aut: R$ 103.343
- Toro Volcano 2.0 16V 4x4 TB Diesel Aut: R$ 107.721
- Toro Ranch 2.0 16V 4x4 TB Diesel Aut: R$ 115.048
Linha 2020
- Toro Endurance 1.8 16V Flex Mec: R$ 84.010
- Toro Endurance 1.8 16V Flex Aut: R$ 86.641
- Toro Freedom 1.8 16V Flex Aut: R$ 92.084
- Toro Volcano 2.4 16V Flex Aut: R$ 105.521
- Toro Endurance 2.0 16V 4x4 Diesel Aut: R$ 104.795
- Toro Freedom 2.0 16V 4x4 TB Diesel Mec: R$ 107.399
- Toro Volcano 2.0 16V 4x4 TB Diesel Aut: R$ 117.814
- Toro Ranch 2.0 16V 4x4 TB Diesel Aut: R$ 121.674
- Toro Ultra 2.0 16V 4x4 TB Diesel Aut: R$ 124.305
Linha 2021
- Toro Endurance 1.8 16V Flex Mec: R$ 87.282
- Toro Endurance 1.8 16V Flex Aut: R$ 89.070
- Toro Freedom 1.8 16V Flex Aut: R$ 97.294
- Toro Volcano 2.4 16V Flex Aut: R$ 108.160
- Toro Endurance 2.0 16V 4x4 Diesel Aut: R$ 107.415
- Toro Freedom 2.0 16V 4x4 TB Diesel Mec: R$ 112.432
- Toro Volcano 2.0 16V 4x4 TB Diesel Aut: R$ 123.050
- Toro Ranch 2.0 16V 4x4 TB Diesel Aut: R$ 128.488
- Toro Ultra 2.0 16V 4x4 TB Diesel Aut: R$ 130.250
Linha 2022
- Toro Endurance 1.8 16V Flex Aut: R$ 99.786
- Toro Endurance 1.3 T270 4x2 Flex Aut: R$ 103.385
- Toro Freedom 1.3 T270 4x2 Flex Aut: R$ 114.064
- Toro Volcano 1.3 T270 4x2 Flex Aut: R$ 125.644
- Toro Endurance 2.0 16V 4x4 Diesel Aut: R$ 115.401
- Toro Freedom 2.0 16V 4x4 TB Diesel Mec: R$ 123.151
- Toro Volcano 2.0 16V 4x4 TB Diesel Aut: R$ 131.491
- Toro Ranch 2.0 16V 4x4 TB Diesel Aut: R$ 144.056
- Toro Ultra 2.0 16V 4x4 TB Diesel Aut: R$ 144.605
Linha 2023
- Toro Endurance 1.3 T270 4x2 Flex Aut: R$ 114.178
- Toro Freedom 1.3 T270 4x2 Flex Aut: R$ 119.991
- Toro Volcano 1.3 T270 4x2 Flex Aut: R$ 139.524
- Toro Freedom 2.0 16V 4x4 TB Diesel Mec: R$ 141.188
- Toro Volcano 2.0 16V 4x4 TB Diesel Aut: R$ 148.881
- Toro Ranch 2.0 16V 4x4 TB Diesel Aut: R$ 156.139
- Toro Ultra 2.0 16V 4x4 TB Diesel Aut: R$ 158.351
Linha 2024
- Toro Endurance 1.3 T270 4x2 Flex Aut: R$ 126.482
- Toro Freedom 1.3 T270 4x2 Flex Aut: R$ 135.238
- Toro Volcano 1.3 T270 4x2 Flex Aut: R$ 151.547
- Toro Volcano 2.0 16V 4x4 TB Diesel Aut: R$ 167.052
- Toro Ranch 2.0 16V 4x4 TB Diesel Aut: R$ 173.369
- Toro Ultra 2.0 16V 4x4 TB Diesel Aut: R$ 174.848
Linha 2025
- Toro Endurance 1.3 T270 4x2 Flex Aut: R$ 130.228
- Toro Freedom 1.3 T270 4x2 Flex Aut: R$ 142.135
- Toro Volcano 1.3 T270 4x2 Flex Aut: R$ 164.264
- Toro Volcano Tributo 125 1.3 T270 Flex Aut: R$ 169.570
- Toro Volcano 2.0 16V 4x4 TB Diesel Aut: R$ 174.804
- Toro Ranch 2.0 16V 4x4 TB Diesel Aut: R$ 179.420
- Toro Ultra 2.0 16V 4x4 TB Diesel Aut: R$ 186.444