Fiat Titano revelada: veja quando picape será lançada

Nova picape média da Fiat terá grade exclusiva e lançamento postergado para 2024
Diego Dias
Por
06.12.2023 às 11:25
Nova picape média da Fiat terá grade exclusiva e lançamento postergado para 2024

Prometida para ser lançada ainda este ano, a nova Fiat Titano acaba de ter sua primeira imagem revelada pela marca em que aparece por completo. Com o ano já praticamente terminado e sem confirmar uma data oficial, a Fiat deverá lançar a nova picape somente em 2024. O importante é que agora finalmente conhecemos o visual da nova Fiat Titano 2024, que não mudará tanto assim em relação à sua gêmea Peugeot Landtrek.

A Fiat revelou até o momento somente essa imagem em que a nova picape média aparece sem disfarces. Podemos notar que a nova Titano 2024 terá grade frontal própria com o logotipo da Fiat em destaque ao centro, enquanto a cobertura da peça tem filetes verticais e horizontais e vem acompanhado de uma moldura cromada, reforçando a robustez da picape. O famoso emblema Fiat flag com as cores da bandeira da Itália também estão presentes.

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Outro ponto que podemos notar de diferença na nova Fiat Titano perante sua irmã francesa Landtrek são as rodas de seis raios com acabamento diamantado e 18 polegadas, sendo calçadas com pneus de uso misto 265/60. Já os faróis com luzes diurnas de LED na porção inferior e para-choque dianteiro são iguais ao da picape da Peugeot.

A nova Fiat Titano soma também estribos laterais e rack de teto, este pintado de prata e integrado ao santantônio – que parece exclusivo para a picape da Fiat. O acabamento cromado nas maçanetas, capas dos retrovisores e no santantônio segue o padrão das médias, sendo bem provável que essa configuração revelada seja de uma versão topo de linha. O logotipo 4x4, também cromado, aparece nas portas. Na traseira temos por enquanto apenas o teaser que antecipa que a caminhonete terá o nome Titano no centro da tampa da caçamba. 

Sem dar muitos detalhes em comunicado, a não ser a foto inédita, a Fiat se limitou a dizer que venderá a picape em mercados da América Latina (o que inclui o Brasil) e África. A Stellantis destacou ainda a capacidade off-road que a picape terá ao dizer que a picape foi projetada para percorrer “terrenos acidentados” e que foi preparada “para satisfazer todas as necessidades de trabalho, inclusive as do cenário agro”.

Isso talvez explique o atraso da picape, que está passando por uma adequação de projeto intensa para ser vendida no mercado brasileiro. Ou seja, certamente a Stellantis está fazendo testes de longa duração para deixar a nova Titano apta a lidar com a realidade nacional de estradas de pavimentado irregular e terrenos difíceis de percorrer.

Quais são as dimensões da Fiat Titano 2024?

Posicionada como picape média e feita com base de chassi, bem diferente da Ram Rampage (que usa base monobloco da Toro), a nova Fiat Titano brigará com Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger e companhia.

Onde é comercializada como Peugeot Landtrek, a picape tem dimensões de caminhonete média e mede 5.390 mm de comprimento na configuração cabine dupla, enquanto a largura é de 1.963 mm de largura, o entre-eixos é 3.180 mm e a altura 1.835 mm.

Para efeito de comparação em relação à Hilux, por exemplo, a Landtrek tem 7,5 cm, 10,8 cm, 9,5 cm e 2 cm a mais do que a picape da Toyota nas respectivas dimensões.

Quando falamos de capacidades no fora de estrada, algo importante para o segmento e seu uso, a Landtrek tem 29 graus de ângulo de ataque, 25 graus de transposição de rampa e 27 graus de saída, além de 600 mm de nível máximo de imersão, fora os 42 graus de inclinação lateral.

A capacidade de carga declarada em outros países é de 1,2 tonelada e a de reboque, de até 3,5 toneladas. Toda essa capacidade deverá ser herdada para a Titano e, conhecendo a Fiat em relação ao sucesso da picapinha Strada e sua robustez, a novata deverá seguir um bom caminho.

Titano 2024 terá motor 2.2 turbodiesel da Ducato

A nova Fiat Titano terá um motor mais forte debaixo do capô, bem diferente da Landtrek chinesa comercializada em outros países da América Latina, que vinha com um motor 1.9 turbodiesel de 150 cv.

Assim o mais cotado é o 2.2 quatro-cilindros Blue HDi, que é um motor turbodiesel de 180 cv de potência (a 3.750 rpm) e 40,8 kgfm de torque (a 2.000 rpm). Esse conjunto mecânico é usado pela Peugeot Landtrek feito no Uruguai e que abastece tanto o mercado local quanto o Chile. Com isso ele é mais esperado para a Fiat Titano brasileira.

Além do motor 2.2 turbodiesel da Ducato, a nova Fiat Titano 2024 virá equipada com um câmbio automático de seis marchas, sempre com tração 4x4, bloqueio de diferencial e caixa reduzida. Os mais atentos vão reparar que é o mesmo propulsor usado em outros veículos comerciais da Stellantis, a exemplo da Fiat Ducato no Brasil, que traz uma calibração mais mansa para oferecer 140 cv e 34,7 kgfm de torque.

É verdade que comparada às principais (e futuras) concorrentes a Fiat Titano acabará chegando com desempenho um pouco inferior, afinal, a Toyota Hilux entrega 204 cv, a Chevrolet S10 rende 200 cv e a Nissan Frontier 190 cv. Equipadas com V6 turbodiesel, a nova Ford Ranger chega aos 250 cv e a VW Amarok nos 258 cv.

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