Renault Alaskan: como picape tentará surfar onda da Fiat Titano

Derivada da Nissan Frontier, Renault Alaskan enfim virá ao Brasil após passar por forte atualização visual. Saiba tudo sobre o projeto
LF
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18.09.2023 às 08:00
Derivada da Nissan Frontier, Renault Alaskan enfim virá ao Brasil após passar por forte atualização visual. Saiba tudo sobre o projeto

A Mobiauto revelou com exclusividade, em julho deste ano, que a Renault voltou a colocar em seu planejamento para o mercado brasileiro a picape média Alaskan, produzida na Argentina sobre a plataforma da Nissan Frontier. O lançamento deve acontecer até 2025.

A Renault Alaskan foi um produto que a marca francesa chegou a confirmar para o Brasil, mas depois desistiu. Lançada em 2016, a picape é vendida em outros mercados da América Latina, e enfim fará sua estreia em nosso País nos próximos anos, após passar por uma profunda renovação visual e de equipamentos.

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As projeções da nova Renault Alaskan, meramente ilustrativas, foram produzidas com exclusividade para a Mobiauto por Kleber Silva. Para lançá-la no Brasil, a marca francesa  prepara um pacote robusto de atualização do projeto, que já está há sete anos no mercado sem ter passado por nenhum tipo de modificação.

O trabalho, inclusive, vem sendo liderado pelo time brasileiro de design e engenharia. A reestilização não será apenas visual, adotando a nova identidade estética e o novo logotipo da empresa, mas também no interior, com mudanças importantes nos painéis, no acabamento e no pacote de equipamentos.

Entretanto, a Renault Alaskan não deve brigar com versões de topo de Toyota Hilux, Chevrolet S10 ou Ford Ranger. Ela virá para brigar contra as versões básicas e intermediárias com cabine dupla dessas picapes, adotando um posicionamento estratégico muito similar ao da Fiat Titano.

Para isso, usará o motor M9T turbodiesel de origem Renault, conhecido como DCi e importado da França. Trata-se de um 2.3 quatro-cilindros com 16 válvulas, oferecido em duas especificações: turbo único, com 160 cv de potência e 41,4 kgfm de torque (dCi 160), ou biturbo, com 190 cv e 45,9 kgfm (dCi 190).

No primeiro caso, o câmbio é manual de seis marchas. No segundo, automático de sete. Esse motor será atualizado para os parâmetros de emissões do Proconve L8, que entrará em vigor em 2025 e equivalerá ao padrão Euro 6. A configuração atual do Renault M9T está adequada ao Euro 5, ciclo anterior.

Ao mesmo tempo, a picape média não deve sofrer mudanças substanciais em suas dimensões, que atualmente são: 5.318 mm de comprimento; 3.150 mm de entre-eixos; 1.850 mm de largura; 1.815 mm altura (sem contar os retrovisores externos). Seu comprimento é 0,7 cm menor que o da Hilux e o entre-eixos, o mesmo da Frontier.

A capacidade de carga atual da Renault Alaskan fica entre 1.040 kg e 1.115 kg, enquanto o peso em ordem de marcha vai de 1.920 kg a 2.075 kg. O lançamento está previsto para ocorrer no primeiro semestre de 2025. Veja mais sobre ela em mais um vídeo do quatro O Que Vem Pra Pista:

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