Fiat Titano 2024: tudo que sabemos da picape que quer desbancar Hilux

Picape fará Fiat estrear entre as médias, contará com motor 2.2 turbodiesel e preço agressivo
Diego Dias
Por
02.08.2023 às 08:07
Picape fará Fiat estrear entre as médias, contará com motor 2.2 turbodiesel e preço agressivo

Depois da nova Strada turbo 2024, que vai estrear este mês, a Fiat lançará no mercado nacional a nova Fiat Titano 2024, sua primeira picape média no Brasil. Aqui na Mobiauto já falamos que 2023 é o ano das picapes, e a Fiat mostra que para ela não será diferente.

Este será mais um lançamento de peso da Stellantis no mercado brasileiro e a quarta picape do grupo lançada no ano. Depois da Ram 1500 Limited, Ram Rampage e em breve a Fiat Strada 2024, a inédita Fiat Titano atrairá as atenções, mesmo que seja um projeto derivado de uma picape chinesa e praticamente com a mesma cara da Peugeot Landtrek.

Dito isso, confira agora tudo o que sabemos da nova picape média da Fiat que, se não é um projeto autoral da marca, parece que será bastante adaptada para agradar o público do segmento das picapes médias – um dos mais concorridos do país.

Você também pode se interessar por:

Como será o visual da Fiat Titano 2024?

Não será surpresa para ninguém o visual da nova Fiat Titano, afinal, seu desenho já é bem conhecido por conta da Peugeot Landtrek vendida no Uruguai, entre outros mercados do mundo. Trará os conhecidos faróis da versão da Peugeot, que contam com projetores e assinatura diurna em LED. No entanto, essa assinatura deverá ser diferente da picape da Peugeot, que traz os DRL verticais ao lado da grade.

E por falar na grade frontal da picape média, esse deve ser o ponto de maior mudança da Titano, que deverá ser mais larga para compensar a ausência dos “dentes de leão” em LED da Landtrek. Além de obviamente contar com o logotipo Fiat na peça, o preenchimento também será diferente.

De perfil, praticamente zero mudanças, a não ser pelas rodas de liga-leve de desenho inédito para a Titano. Fica a curiosidade qual a medida que a Fiat vai usar, pois a Landtrek tem à disposição no máximo um jogo de 18 polegadas.

A traseira foi revelada parcialmente em teasers pela montadora, mostrando que terá o logotipo com a inscrição Fiat e o nome Titano posicionados na base central da tampa da caçamba, tudo com acabamento cromado (ao menos nas versões mais caras).

Quais são as dimensões da Fiat Titano 2024?

Posicionada como picape média e feita com base de chassi, bem diferente da Ram Rampage (que usa base monobloco da Toro), a nova Fiat Titano brigará com Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger e companhia.

Onde é comercializada como Peugeot Landtrek, a picape tem dimensões de caminhonete média e mede 5.390 mm de comprimento na configuração cabine dupla, enquanto a largura é de 1.963 mm de largura, o entre-eixos é 3.180 mm e a altura 1.835 mm.

Para efeito de comparação em relação à Hilux, por exemplo, a Landtrek tem 7,5 cm, 10,8 cm, 9,5 cm e 2 cm a mais do que a picape da Toyota nas respectivas dimensões.

Quando falamos de capacidades no fora de estrada, algo importante para o segmento e seu uso, a Landtrek tem 29 graus de ângulo de ataque, 25 graus de transposição de rampa e 27 graus de saída, além de 600 mm de nível máximo de imersão, fora os 42 graus de inclinação lateral.

A capacidade de carga declarada em outros países é de 1,2 tonelada e a de reboque, de até 3,5 toneladas. Toda essa capacidade deverá ser herdada para a Titano e, conhecendo a Fiat em relação ao sucesso da picapinha Strada e sua robustez, a novata deverá seguir um bom caminho.

Titano 2024 terá motor 2.2 turbodiesel da Ducato

Diferente da Landtrek chinesa comercializada em outros países da América Latina, que vinha com um motor 1.9 turbodiesel de 150 cv, a nova Fiat Titano terá um motor mais forte debaixo do capô.

O mais cotado é o 2.2 quatro-cilindros Blue HDi, que é um motor turbodiesel de 180 cv de potência (a 3.750 rpm) e 40,8 kgfm de torque (a 2.000 rpm). Esse conjunto mecânico é usado pela Peugeot Landtrek feito no Uruguai e que abastece tanto o mercado local quanto o Chile. Com isso ele é mais esperado para a Fiat Titano brasileira.

Além do motor 2.2 turbodiesel da Ducato, a nova Fiat Titano 2024 virá equipada com um câmbio automático de seis marchas, sempre com tração 4x4, bloqueio de diferencial e caixa reduzida. Os mais atentos vão reparar que é o mesmo propulsor usado em outros veículos comerciais da Stellantis, a exemplo da Fiat Ducato no Brasil, que traz uma calibração mais mansa para oferecer 140 cv e 34,7 kgfm de torque.

É verdade que comparada às principais (e futuras) concorrentes a Fiat Titano acabará chegando com desempenho um pouco inferior, afinal, a Toyota Hilux entrega 204 cv, a Chevrolet S10 rende 200 cv e a Nissan Frontier 190 cv. Equipadas com V6 turbodiesel, a nova Ford Ranger chega aos 250 cv e a VW Amarok nos 258 cv.

Mas ainda assim é uma boa escolha da marca, principalmente por causa do torque do motor 2.2 turbodiesel. Os propulsores usados pela versão chinesa da Peugeot Landtrek/Fiat Titano, por exemplo, são um pouco mais fracos em desempenho: um 2.4 turbo a gasolina de 210 cv e 32,7 kgfm; outro, de 1,9 litro, turbodiesel, que rende 150 cv e 35,7 kgfm.

Os equipamentos da nova Fiat Titano 2024

Até agora a Stellantis revelou poucas informações à respeito dos equipamentos que vão compor o pacote de itens de série da nova Titano 2024. Porém a empresa deixou “vazar” alguns detalhes.

Um deles será a câmera com visão 360 graus, item que nem a recém-lançada (e muito bem equipada) Ram Rampage traz entre seus equipamentos, como detalhamos nesta matéria. O sistema para enxergar os arredores da picape contará com visão 2D e 3D, sempre com representação gráfica da picape em boa definição. 

Não foi somente esse recurso que deu para visualizar nos teasers divulgados pela fabricante. Ao menos nas versões mais caras, a nova Titano 2024 terá de série painel parcialmente digital dotado de um pequeno display de 4,2 polegadas ladeado por instrumentos analógicos.

Vale mencionar que, apesar do parentesco com a Peugeot Landtrek, a Fiat teve o cuidado de aplicar toda a identidade visual no display – e também sonora - dos modelos mais recentes da marca na Titano.

A cabine será praticamente igual ao da Peugeot Landtrek, salvo alguns detalhes. O volante, por exemplo, tem o mesmo desenho, se diferenciando apenas pela parte central com a inscrição Fiat.

Já a central multimídia virá com tela de 10 polegadas horizontal retangular, como nos Peugeot e Citroën atuais e contará com Apple CarPlay (como é exibido na imagem) e certamente Android Auto. A expectativa é que o sistema conecte celulares e faça espelhamentos sem fio.

Aqueles característicos botões tipo tecla de piano localizados abaixo dos comandos de ar-condicionado revelam alguns recursos triviais a picapes médias sobre chassi como o bloqueio de diferencial, controle de descida em rampas e desativação dos controles de estabilidade e tração.

A Titano 2024 traz por ali também comandos para o travamento e destravamento das portas e pisca-alerta, bem como um botão adicional para ativar a câmera com visão 360 graus localizado logo abaixo.

No console central está a alavanca de câmbio usada tradicionalmente nos Peugeot, sem contar que por ali tem a presença também dos comandos para os modos de condução Eco e Sport. Como não podia deixar de ser, a picape contará ainda com o seletor da tração, que pode ser 4x2, 4x4 e 4x4 com reduzida.

Concorrência

Com uma concorrência mais do que pesada, a Fiat Titano 2024 certamente não terá vida fácil. Num mercado em que tem Toyota Hilux, Chevrolet S10 e a recém-lançada Ford Ranger como mais vendidas e potência de 200 cv a mais de 250 cv, a caminhonete da Fiat deverá chegar num posicionamento inédito para compensar a motorização um pouco mais fraca de 180 cv.

Apesar da Fiat ter experiência de sucesso com a Strada e Toro, ela vai estrear num terreno desconhecido das picapes médias. Porém, joga a seu favor seu conhecimento do mercado brasileiro, ou seja, podemos esperar um preço bem agressivo.

Atualmente a Toro mais cara está tabelada em R$ 206.890 (versão Ultra 2.0 turbodiesel), enquanto a picape média sobre chassi mais barata hoje é a Mitsubishi L200 Triton Outdoor GLX 4x4 2.4 turbodiesel manual, que sai por R$ 226.990. Com isso, a Fiat Titano 2024 deve ter preços a partir dos R$ 215 mil, pressionando as rivais, e ficando na mesma faixa de atuação da Rampage, só que com uma dose a mais de robustez.

Projeção - @kdesignAG

Comentários