O que o Fiat Panda antecipa de Strada, Pulse e Fastback?
Recentemente, a Fiat lançou o Fiat Panda, um hatch que ganhou uma projeção de SUV e chega para o mercado europeu. Mas o que o Brasil tem com essa história? A plataforma que serve de base para o Panda faz parte de um novo direcionamento global do grupo Stellantis, do qual a Fiat faz parte, e projeta o que pode chegar ao mercado nacional.
Vale lembrar que o Panda italiano era parente próximo do Fiat Uno vendido aqui. Entretanto, agora o hatch faz parte de uma nova era, muito por causa da sua plataforma que o modelo está utilizando. É a mesma STLA Smart, do Peugeot 208, e que vai equipar o nosso futuro Fiat Argo, como antecipado pela Mobiauto.
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Essa plataforma é uma evolução da base CMP de origem Peugeot e Citröen. A base Smart permite a utilização de motores híbridos e elétricos.
Em termos de dimensões, o Argo tem os mesmos 3,99 metros do novo Fiat Panda, outro indício do futuro Argo por aqui, que deve chegar ao Brasi até 2026.
O Panda também deve ser equipado com o motor 1.0, 1.3 Firefly e 1.0 GSE, este último turbo que pode receber um sistema híbrido leve.
Dito isso, o que mais está reservado para o mercado brasileiro? A STLA Smart será compartilhada nos produtos de entrada do grupo Stellantis também por aqui.
Nova geração Jeep Renegade
Com uma nova geração confirmada para 2027, o Jeep Renegade deixou os rumores de fim da linha de lado e, não só isso, ainda tem grandes chances de receber a STLA Smart na sua próxima versão.
Dessa forma, o novo Renegade fica elegível a receber a eletrificação prometida pelo conglomerado de marcas tanto como híbrido como elétrico.
Por aqui, a previsão era de que o Renegade fosse substituído pelo Jeep Avenger. O que pode mudar essa história é que o modelo foi prometido para o mercado americano, onde é irrelevantes em vendas, ao contrário do que acontece no Brasil.
Essa expansão de produtos locais para o mercado global também ajudará a Jeep a diminuir os custos.
Nova picape, SUV, SUV cupê e furgão
Em fevereiro deste ano, a Stellantis apresentou uma série conceitos, entre eles o Panda. Em tese, essas projeções serão os substitutos de Fiat Pulse, Fastback, Strada e um novo modelo.
Conforme o cronograma apresentado pela Stellantis, o Panda é o primeiro modelo a ser revelado dos demais que serão lançados todos os anos até 2027. Com isso, os demais modelos têm grandes chances de seguir o padrão adotado no Panda, com linhas mais robustas e modernas, mas com toque retrô, como nas lanternas com LEDs pixelados.
Quanto aos trens de força, a projeção é o uso dos já conhecidos 1.0 e 1.3, tanto aspirado como turbo, que podem ser combinados a sistema híbrido leve.
No caso da futura picape, a Fiat diz que a inspiração será a nossa Fiat Strada, mas com um posicionamento voltado para o passeio e não ao trabalho, ao menos no que diz respeito à Europa.
Logo depois, teremos o Fiat Pulse, que seguirá em linha, mas deverá crescer para se distanciar do novo Argo. Para isso, ele será baseado no Citroën C3 Aicross, mas apenas com cinco lugares e acabamento mais refinado, como revelado por Leonardo Felix, na Autoesporte.
Já o novo Fastback continuará com pegada de SUV cupê, agora baseado no Citroën Basalt. Neste caso, é previsto que o Fiat seja maior que o irmão francês, além de mais refinado.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.