Carro elétrico barato da Fiat para brigar com Dolphin Mini é flagrado
Você deve ter ouvido falar da Leapmotor, marca chinesa de carros elétricos de entrada que será expandida pela Stellantis no mundo, sendo basicamente a Fiat dos elétricos e que fará sua estreia ainda este ano no mercado nacional. O interessante é que o Leapmotor T03, hatch compacto elétrico da empresa, já foi flagrado no Brasil nos arredores da fábrica da Fiat em Betim (MG).
Este é o primeiro flagra do Leapmotor T03 circulando em vias brasileiras, cujas fotos foram publicadas pelos colegas da página @mentirasautomotivas no Instagram. O modelo apareceu rodando em testes nas vias da cidade mineira em que a Stellantis em fábrica, indicando que a tropicalização e homologação do hatch elétrico está mais acelerada do que se pensava.
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Vale lembrar que o Leapmotor T03 já foi lançado no Uruguai com preço equivalente ao de um Fiat Pulse (algo na casa dos R$ 125.000) e que ele facilmente brigaria com o BYD Dolphin Mini no mercado brasileiro. As fotos exibem apenas a traseira do hatch elétrico da Fiat, revelando que o desenho será o mesmo do modelo comercializado no exterior.
O hatch elétrico conta com estilo arredondado, trazendo faróis que lembram os Fiat 500 e grade frontal lacrada como manda a tradição dos carros elétricos, trazendo logotipo LP (em referência ao nome Leaptmotor) que deve ser substituído pela marca Fiat em terras tupiniquins. Na traseira as lanternas lembram um pouco a primeira geração do Mercedes-Benz GLA – uma bela referência.
Para quem está em dúvida sobre o porte, o novo Leapmotor T03 é um carro elétrico de porte subcompacto, mas que para referência é até um pouco maior que um Fiat Mobi, sendo 7 cm mais comprido. Tem seus 3,62 metros de comprimento (6 cm mais curto que um Renault Kwid), 1,65 m de altura, 1,58 m de altura e razoáveis 2,40 m de entre-eixos – medida menor do que um BYD Dolphin Mini, por exemplo, que tem 2,50 m. O porta-malas traz somente 210 litros de capacidade.
Apesar das dimensões compactas, o Leapmotor T03 pesa seus 1.203 kg – uma desvantagem dos elétricos por conta do peso da bateria. Tem motor elétrico e tração dianteira que entrega 80 Kw, ou seja, 109 cv de potência, enquanto o torque é de 16 kgfm. De acordo com a Leamotor, a aceleração de 0 a 100 km/h fica em 14 segundos, com máxima de 130 km/h.
A bateria tem capacidade de 41,3 kWh e faz com que o subcompacto tenha autonomia de até 280 km, de acordo com o padrão europeu WLTP. A vantagem do Leapmotor T03 é aceitar recarga rápida de até 43 kW de potência, o que faz as baterias carregarem em 36 minutos (DC). Em recarga lenta (AC) esse tempo sobe para 8 horas.
Na lista de itens de série, o Leapmotor T03 tem equipamentos como direção elétrica, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, monitor de pressão dos pneus, central multimídia com tela de 10,1 polegadas com suporte para QDLink (Android), painel de instrumentos digital de 8 polegadas, ar-condicionado digital, teto solar panorâmico fixo, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, piloto automático e modos de condução (Sport, Standard e Eco). Soma ainda rodas aro 15 com pneus 165/65 e freio de estacionamento com auto hold. Na Europa traz opção ainda de piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, monitor de cansaço e leitura de placas.
Segundo a Autoesporte, a expectativa da Stellantis é de iniciar a operação da Leapmotor no Brasil em outubro, conforme revelado pelo jornalista Leonardo Felix. Quando efetivamente chegar no país, o papel da Leapmotor é de ser a Fiat dos elétricos com carros de entrada e proposta de eletrificação para as massas.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.