Exclusivo: novo Hyundai HB20 começa a ser desenvolvido e pode ser híbrido

HB20 mudará de novo, agora de geração, e pode ganhar até sistema elétrico em versões mais caras
Renan Bandeira
Por
21.03.2024 às 21:50
HB20 mudará de novo, agora de geração, e pode ganhar até sistema elétrico em versões mais caras

Os holofotes da Hyundai até pareciam voltados ao mercado de SUVs, com a chegada do novo Creta e dos modelos importados. No entanto, a estratégia da marca engloba o HB20 também, e a marca já trabalha com peças da nova geração do modelo aqui no Brasil.

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A Mobiauto apurou essa informação junto a pessoas próximas a marca, e essa nova geração do modelo pode chegar ao mercado nos próximos três anos – tempo médio para uma fabricante desenvolver um produto do tipo. Claro que as novidades sobre o novo HB20 são limitadas, principalmente quanto ao seu visual.

Desde sua chegada ao Brasil, em 2013, o modelo já mudou de visual quatro vezes. A última mudança, em 2022, deu ao HB20 a sua cara atual, com grade bem mais robusta e faróis mais afilados. As mudanças ajudaram a distanciar o produto do antigo design, que não tinha sido bem aceito por parte dos brasileiros e da crítica.

A nossa aposta é de que o modelo tenha linhas parecidas com a de Azera e Elantra, já vendido em outros mercados. Eles mesclam visual futurista e agressivo e isso deixaria o hatch com uma pegada mais esportiva. Mas isso, devemos esperar para conhecer.

O lançamento por volta de 2026 ou 2027, por exemplo, pode trazer outra importante novidade: motorização híbrida para o HB20. A informação foi revelada primeiro pelos colegas do Estadão. A Hyundai anunciou recentemente um investimento de US$ 1,1 bilhão para novas tecnologias, incluindo sistemas híbridos.

Um dos produtos dentro do aporte será o Hyundai Creta, que a Mobiauto já revelou neste outro artigo. Quanto ao HB20, o hatch deve receber um sistema híbrido leve, aplicado ao próprio 1.0 TGDI, parecido com o que vemos agora no modelo.

Vale lembrar que já existe uma aplicação do motor 1.0 turbo como híbrido leve – no Brasil, inclusive. O Kia Stonic é vendido aqui com motor 1.0 TGDI e com sistema MHEV, que basicamente troca o alternador e o motor de partida por um motor elétrico de baixa capacidade e bateria pequena.

O sistema elétrico nesse caso trabalha em velocidades de cruzeiro e partidas se semáforo, por exemplo.

A Kia faz parte do grupo Hyundai, e é por isso que temos o compartilhamento de tecnologias entre as empresas. O Stonic, no caso, tem o motor 1.0 TGDI mais atualizado, e que deve estar presente nos novos Hyundai Creta e HB20.

Porém, não seria movido apenas por gasolina, mas como um veículo flex – que é o que o hatch é atualmente. Além disso, a fabricante deve calibrar o motor para manter os 120 cavalos de potência e 17,5 kgfm de torque – ou quem sabe ganhar uns cavalos a mais.

Fotos: @kdesignag

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