Exclusivo: JAC lançará elétrico de R$ 200.000 com porte de Onix e HB20

Yiwei 3 chega no segundo semestre com design inspirado na Porsche, nome rebatizado e preço mais em conta que Peugeot e-208 e Nissan Leaf
LF
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12.06.2023 às 10:24
Yiwei 3 chega no segundo semestre com design inspirado na Porsche, nome rebatizado e preço mais em conta que Peugeot e-208 e Nissan Leaf

O grupo SHC, importador da JAC Motors no Brasil, tenta voltar a expandir as operações através de um portfólio formado 100% por veículos elétricos. É a primeira marca de carros no país a adotar essa estratégia, que incluirá mais um lançamento: um hatch compacto elétrico que na China é conhecido como Yiwei 3, mas que aqui deve adotar outro nome, como e-JS2 ou e-JS3.

Embora a informação não tenha sido oficializada, a Mobiauto apurou junto a fontes da rede concessionária da JAC que a chegada ocorrerá no segundo semestre deste ano, por cerca de R$ 200.000. Assim, o produto ocupará a lacuna entre o e-JS1 (a partir de R$ 145.900) e o e-JS4 (R$ 242.900) na gama.

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Construído a partir de uma plataforma interna chamada DI – ou seja, sem relação com a parceria entre a JAC e a Volkswagen –, o Yiwei 3 marca a estreia de uma nova família de carros elétricos da marca voltados ao público jovem e urbano chinês. Além dele, o consumidor do gigante asiático terá à disposição outros três produtos da mesma linhagem até 2025: o hatch médio Yiwei 5 e os SUVs Yiwei X3 e Yiwei X5.

O posicionamento explica o visual “moderninho” do provável e-JS2 ou e-JS3, com dianteira de linhas delgadas e faróis arredondados e saltados, ao estilo Porsche. Já a pintura bicolor com teto preto, a presença de um spoiler no topo da tampa do porta-malas, o formato das lanternas e o posicionamento da placa traseira lembram a configuração estética do extinto Citroën DS 3.

No Brasil, o elétrico ainda sem nome se juntará aos atuais 11 modelos oferecidos pela operação, sendo cinco de passeio. E deve chegar em sua especificação mais potente e robusta em termos de alcance: 136 cv de potência e 505 km de autonomia pelo ciclo NEDC, bem menos severo do que o aplicado pelo Inmetro no Brasil.

É possível que o grupo SHC traga também a especificação de 95 cv e 405 km de alcance em versão voltada mais a serviços e transportes por aplicativo. Ambas utilizam baterias do tipo LFP (fosfato de ferro-lítio). Para um futuro breve, há a intenção, na China, de lançar uma versão de longo alcance, acima de 600 km, com baterias formadas por sódio-enxofre.

Em termos de dimensões, o Yiwei 3 mede 4.025 mm de comprimento, 1.770 mm de largura, 1.560 mm de altura e 2.620 mm de distância entre eixos. O porte é similar ao de hatches compactos como Chevrolet Onix ou Hyundai HB20, mas com algumas particularidades: balanços mais curtos e entre-eixos e largura avantajados, uma configuração típica dos elétricos.

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Veículos do tipo aproveitam o banco de baterias posicionado no assoalho e a vantagem de usar um trem de força muito menor do que qualquer conjunto motriz convencional a combustão para priorizar o espaço interno. É o caso do vindouro JAC.

Internamente, destaca-se o acabamento em dois tons contrastantes, o volante de dois raios e a enorme central multimídia flutuante de 15,6 polegadas, com sistema desenvolvido pela também chinesa Huawei, além de quadro de instrumentos digital e carregador de celular por indução (sem fio).

Apesar do preço aparentemente salgado para o porte, o futuro JAC e-JS2 ou e-JS3 será mais barato do que outros elétricos de dimensões similares à venda hoje, como Peugeot e-208 (R$ 237.900) e Nissan Leaf (R$ 293.700). No Brasil, brigará também com o GWM Ora GT, cuja chegada foi divulgada em primeira mão pela Mobiauto e pode acontecer também em 2023.

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