Este avião da Fiat voltou a voar após 28 anos e tem força de 20 Ram 3500
Aqui no Brasil a Fiat é conhecida por carros populares e marcou a indústria com uma série de inovações, como o primeiro carro a etanol, primeiro popular com motor turbo de série e a primeira picape compacta com cabine dupla e quatro portas, que é a atual Fiat Strada.
Mas nem só disso viveu a Fiat em sua história. No século passado, a marca italiana dividia seus esforços com a produção de motores aeronáuticos e a construção de aviões, por meio da subsidiária Fiat Aviazione, que existiu entre 1908 e 1969. Essa divisão veio a se tornar Aeritalia e, depois, Alenia Aeronáutica.
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Durante esse período, a fabricante italiana construiu um caça de ataque leve chamado G.91 que voou pela primeira vez em 1956 e serviu Itália, Alemanha e Portugal. O jato teve mais de 700 unidades fabricadas e por causa de seu desempenho, ganhou até uma segunda geração chamada G.91Y com dois motores General Eletric.
A nova versão, 60% mais potente que a anterior, mudou a função do caça, que passou a ser apenas de reconhecimento e não mais de combate. Teve 67 unidades fabricadas, todas destinadas ao serviço italiano, onde foi utilizado até 1995.
Vale lembrar que o G.91 venceu uma competição da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que avaliava aviões de caça rápidos, com baixo custo e manutenção e baratos, boa capacidade de descolar e pousar em pistas pequenas e ruins, além de garantirem boa performance e desempenho.
O modelo foi um dos últimos aviões jato fabricados pela Fiat. A unidade deste artigo foi construída em 1958, largou os trabalhos em 1995 e passou por restauração para voltar a voar após 28 anos. Os trabalhos para dar nova vida à aeronave começaram em 2021. E a ideia é usá-lo nas comemorações dos 100 anos da Força Aérea Italiana.
O Fiat G.91 voltou a voar neste mês, após 28 anos sem decolar, e voará até Roma, capital da Itália, junto de outros aviões históricos para celebrar a data.
Esse caça é equipado com um motor Bristol Siddeley Orpheus 803, que entrega até 5.000 lbf de força. Convertendo para kgf, que é a unidade que usamos no Brasil para indicar torque, temos um propulsor de 2.267,96 kgf. Para se ter uma ideia é 20 vezes mais forte que uma Ram 3500, que tem o seis-cilindros Cummins entregando 365 cv de potência e 110,6 kgfm de torque.
Jornalista Automotivo