Fiat Titano: motor da picape surgiu em parceria da PSA e Ford e equipou Evoque

Propulsor turbodiesel é utilizado há mais de duas décadas em modelos da Citroën, Peugeot, Jaguar e Land Rover
GS
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29.01.2025 às 19:55
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Propulsor turbodiesel é utilizado há mais de duas décadas em modelos da Citroën, Peugeot, Jaguar e Land Rover

Lançada no Brasil em março de 2024, a Fiat Titano será fabricada na Argentina a partir deste ano e ganhará um novo motor turbodiesel, que também será produzido no país vizinho. Embora seja derivada da Peugeot Landtrek (que é baseada na picape chinesa Changan F70), a picape média tem alguma familiaridade com a Ford.

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Um vídeo publicado no Instagram pelo perfil ATR All Terrain mostra a inscrição “FoMoCo” (sigla de Ford Motor Company) gravada no motor de uma Fiat Titano. Embora o autor explique que a Peugeot teve no passado uma parceria com a Ford para o desenvolvimento de motores, a publicação causou certa curiosidade nos seguidores da página.

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A Fiat Titano é equipada atualmente com um 2.2 turbodiesel (DW12) que faz parte da família de motores EW/DW, desenvolvida pela joint-venture formada pela PSA Peugeot Citroën com a Ford para substituir os propulsores XU da fabricante francesa.

Os motores EW/DW mantiveram alguns componentes dos antigos XU, mas são fabricados com materiais mais leves, entre outros aprimoramentos. A sigla EW identifica as unidades a gasolina, enquanto a DW refere-se aos propulsores movidos a diesel.

O DW12 que equipa a Titano foi introduzido na Europa em 2000, no Citroën C5 e nos Peugeot 406 e 607. No Brasil, esse motor é conhecido também por equipar as vans Citroën Jumper, Fiat Ducato e Peugeot Boxer.

A Ford passou a utilizar esse motor a partir de 2007 em carros da Jaguar e nos Land Rover Freelander 2, Discovery Sport e, mais tarde, no Range Rover Evoque de primeira geração. As marcas britânicas pertenceram à Ford entre 2000 e 2008, antes de serem vendidas à indiana Tata Motors.

A parceria da PSA com a Ford também originou o motor Lion 3.0 V6 turbodiesel da nova Ranger. Produzido na Inglaterra há 20 anos, esse propulsor também foi aplicado em carros e SUVs da Citroën, Peugeot e Land Rover.

As empresas também desenvolveram o DW10, um 2.0 turbodiesel que serviu de base à família de motores a diesel Duratorq criada pela Ford em parceria com a Volvo. No entanto, o DW12 não tem relação com o Puma 2.2 turbodiesel utilizado na geração anterior da Ford Ranger.

O DW12 é um motor de quatro cilindros de 2.179 cm³ de capacidade de deslocamento com injeção direta, sobrealimentado com turbocompressor e dotado de duplo comando das 16 válvulas, acionado no cabeçote por correia dentada. Na Fiat Titano, esse propulsor gera 180 cv de potência a 3.750 rpm e 40,8 kgfm de torque.

Em outras aplicações no exterior, o DW12 pode entregar entre 100 cv e 204 cv, dependendo do modelo.

Fiat Titano ganhará novo motor em 2025

A Stellantis confirmou recentemente que a Fiat Titano que sairá da linha de produção de Córdoba, na Argentina, será movida pelo novo motor Multijet II 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm, recém-lançado na Ram Rampage. Esse propulsor é uma evolução do 2.0 turbodiesel que ainda equipa a Fiat Toro e os Jeep Compass e Commander.

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