Como a Ford quer desbancar gigantes chinesas com carro elétrico barato

Montadora revela desenvolvimento de interface elétrica de baixo custo para poder competir no mercado
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09.02.2024 às 10:50
Montadora revela desenvolvimento de interface elétrica de baixo custo para poder competir no mercado

A informação de que a Ford já está há dois anos produzindo uma plataforma elétrica de baixo custo pegou todos de surpresa. O plano foi revelado, na última terça-feira (7), pelo CEO da montadora, Jim Farley, e seu objetivo é bater de frente com as linhas de baixo custo chinesas.

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O executivo foi comedido e não revelou muitas informações. O que se sabe é que em conferência com os investidores da empresa Farley fez alguns esclarecimentos como: “Fizemos uma aposta em silêncio há dois anos”. Um projeto que é uma espécie de start-up estava desenvolvendo fora da estrutura da Ford.

O CEO revelou que esse time “secreto” está trabalhando no desenvolvimento de uma nova plataforma elétrica. Em suas palavras, essa divisão se concentrou em um objetivo: no desenvolvimento de uma plataforma elétrica de baixo custo. Uma nova interface flexível que será a base para vários veículos futuros.

Com base no fato de que os preços do BYD Dolphin e GWMOra Skin 03, veículos EVs de entrada de suas montadoras, giram em torno de US$30 mil (cerca de R$ 150 mil) e US$36 mil (cerca de R$ 180 mil) respectivamente, é esperado que a Ford diminua consideravelmente seus preços.

Isso porque a opção elétrica mais barata oferecida pela montadora é seu SUV Mustang Mach-E, que tem valor a partir de US$43 mil. Já sua picape elétrica e F-150 Lightning por US$ 55.000 em sua versão mais barata.

Ainda não se sabe nada sobre os valores, mas Farley já adiantou que a empresa está se ajustando financeiramente para o desenvolvimento de compactos elétricos se tornar viável.

O que faz a Ford adotar esse caminho?

Mas o que faz a Ford redefinir seus planos para sua frota elétrica? Não existem motivos oficiais, porém, os quase US$ 4,7 bilhões de prejuízo em sua divisão EV no ano passado podem explicar a reavaliação de direção que a empresa está tomando.

A Ford vê o mercado elétrico de baixo custo e talvez enxergue uma oportunidade. Os chineses têm veículos de ponta no segmento e conseguem obter lucro mesmo com seus preços abaixo do mercado.

Elon Musk parece pensar o mesmo. A Tesla está há anos planejando montar uma nova plataforma EV para a próxima geração, que será mais barata de construir e por conseguinte resultará em preços mais baixos. Espera-se que esse projeto, que começará a ser produzido a partir de 2025, custe cerca de US$25 mil.

A montadora irá alocar os mesmos 40% de seu orçamento em seu segmento elétrico, assim como fez em 2023. A expectativa de Farley é que o número de vendas de híbrido suba em 40% em 2024.

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