Nova Ford Ranger V6 tem motor que serviu Peugeot e (muitos) Land Rover

Propulsor equipava há 18 anos o Land Rover Discovery 3, aposentado há pouco tempo pela marca britânica, e ressurge na nova Ford Ranger
Diego Dias
Por
14.07.2023 às 18:41
Propulsor equipava há 18 anos o Land Rover Discovery 3, aposentado há pouco tempo pela marca britânica, e ressurge na nova Ford Ranger

Estamos em pleno 2023 e muitos ainda reagem com surpresa quando descobrem que tal modelo traz debaixo do capô um motor de outra marca. Exemplos de intercâmbio de motores não faltam na indústria automotiva, mas e se dissermos que a FordRanger 2024 traz um motor V6 3.0 turbodiesel já usado no passado pela Land Rover?

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Acredite se quiser: o motor V6 de 3.0 turbodiesel utilizado na nova Ford Ranger 2024 tem alguns bons anos de estrada, sendo conhecido pelo codinome Lion. Além disso, vale dizer que este motor equipou diversos modelos, principalmente os grandes SUVs da linha Discovery da britânica Land Rover, e foi base para derivações que estiveram presentes até em modelos de Peugeot e Citroën.

A história do V6 da Ranger

Uma das questões mais interessantes é que o motor V6 3.0 Lion tem raízes no mercado europeu pois a Ford o desenvolveu inicialmente para aplicações em modelos da Jaguar e Land Rover – empresas que na época pertenciam à marca do oval azul.

Nos veículos das fabricantes britânicas o motor tinha o código AJD-V6 e chegou a equipar os Land Rover Discovery e Range Rover Sport, bem como os Jaguar S-Type, XF e XJ. Nas primeiras especificações a usina era um V6 de 2,7 litros com potência máxima de 190 cv e torque de 44,9 kgfm nos Land Rover, enquanto nos Jaguar o mesmo conjunto era calibrado para 204 cv (com o mesmo torque).

Houve ainda uma parceria com a antiga PSA (Peugeot-Citroën), onde o motor V6 tinha o código DT17/DT20. A variante turbodiesel V6 2.7 de 204 cv esteve presente nos Citroën C5 e C6, enquanto anos depois o propulsor evoluiu para o V6 3.0 turbodiesel – passando a estar também sob o capô do Peugeot 407 no mercado europeu.

Em sua especificação mais potente, que esteve presente no Discovery 5 SDV6 e Range Rover Sport, o bloco conseguiu gerar nada menos do que 306 cv a 3.750 rpm e 71,4 kgfm de torque a 1.750 rpm. Pelo jeito as oficinas de “remap” vão ser bem procuradas por proprietários da nova Ranger...

Aplicação do V6 da Ranger no Brasil

No mercado brasileiro o V6 turbodiesel Lion equipou alguns Land Rover, à exemplo do Discovery 3 comercializado por aqui há nada menos do que 18 anos. Em 2005 o Discovery 3 estreava com o motor V6 2.7 turbodiesel, que entregava seus 190 cv de potência a 4.000 rpm e 44,9 kgfm de torque a 1.900 rpm, sempre com tração integral 4x4 permanente e câmbio automático de seis marchas.

Na última fase por aqui e já como Discovery 5, o propulsor já era o V6 3.0 turbodiesel mais próximo ao que conhecemos hoje na Ranger 2024, e entregava seus 258 cv a 3.750 rpm e 61,2 kgfm – exatamente a mesma força da picape média atualmente. A diferença de 8 cv a mais para o Discovery deve ficar por conta de calibração na central eletrônica, afinal, a proposta de ambos é totalmente distinta.

A ficha técnica do motor utilizado tanto na caminhonete quanto no utilitário inglês é a mesma, com ambos trazendo turbocompressor com injeção direta, comando de válvulas duplo no cabeçote, além de cilindro com diâmetro de 84 mm, curso do pistão de 90 mm e taxa de compressão em 16:1.

Vale lembrar, claro, que o V6 3.0 turbodiesel foi aposentado aqui no Brasil em 2021, quando o Discovery 5 o trocou pela nova família de motores Ingenium diesel D300, e agora ele foi revisado totalmente para ser aplicado em picapes como a Ranger. Pelo jeito vai seguir por longos anos na estrada.

Como é o V6 da Ranger atualmente

O motor turbodiesel V6 3.0 Lion usado na Ranger 2024 tem bloco de ferro grafite compactado, sendo de acordo com a Ford aproximadamente 75% mais forte e 75% mais rígido do que o ferro usado nos blocos de motor vendidos comumente no mercado. O propulsor usa ainda cabeçotes de alumínio, bicos injetores de alta pressão, sistema de injeção direta e turbocompressor de geometria variável.

No caso da nova Ranger 2024 comercializada no Brasil, o motor V6 3.0 turbodiesel entrega bons 250 cv de potência a 3.250 rpm e 61,2 kgfm de torque desde baixos 1.750 rpm. A Mobiauto, inclusive, já testou a picape e conta todos os detalhes dela aqui.

Vale lembrar que, para aplicação no mercado norte-americano, quando estreou no time da Ford inicialmente para a irmã grande F-150 em 2018, este motor recebeu um novo nome, pertencendo à família de motores Power Stroke. Nos EUA o V6 3.0 turbodiesel não equipa mais a F-150, que passou a adotar novos propulsores híbridos.

Segundo o site americano Vicarious Mag, o motor V6 3.0 ganhou reforços nos rolamentos do motor e motor de arranque para receber o sistema start-stop, que acaba ajudando na economia de combustível.

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