Com Chevrolet Onix em falta, qual hatch levar no lugar?

Com o hatch mais vendido do Brasil em falta, consumidores que não querem esperar 90 dias para ter um Onix precisam sair à caça de uma outra opção.
Camila Torres
Por
19.03.2021 às 12:12
Com o hatch mais vendido do Brasil em falta, consumidores que não querem esperar 90 dias para ter um Onix precisam sair à caça de uma outra opção.

O Chevrolet Onix está com produção paralisada no Brasil. Ela voltará na próxima segunda-feira (22), mas depois será interrompida de novo por mais dois meses, em abril e maio. As versões que mais vão sofrer são as intermediárias, visto que a GM priorizará a fabricação das de topo Premier no período.

Com a escassez das versões Turbo AT e LT Turbo, as que já estão rareando nas lojas, consumidores que não quiserem ficar na fila de espera pelo hatch ou pagar mais caro por um seminovo, como alguns compradores do VW Nivus e Fiat Strada estão fazendo, terão que garimpar no mercado automotivo brasileiro em busca de outra opção.

Para facilitar o trabalho, separamos sete hatches compactos com valores próximos ao Chevrolet Onix Turbo AT e LT Turbo. Listamos no que cada um ganha ou perde para o modelo da GM, separando as listas pelo tipo de câmbio (manual ou automático). 

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto

O Onix se mostrou páreo para todos os oponentes e temos algumas brigas boas, como com o Hyundai HB20 ou Fiat Argo. Em alguns casos, o carro mais vendido no Brasil até o mês passado fez o rival comer poeira - sentimos muito, fãs do VW Gol!

Abaixo, preparamos um dossiê do Onix e dos sete rivais que você pode comprar em seu lugar na mesma faixa de preço, caso não encontre o Chevrolet em estoque. Selecionamos as versões cujos preços mais se aproximam do valor das configurações Turbo AT e LT manual. É claro que há variações para mais ou para menos.

Será que tem algum hatch que satisfará sua lista de desejos tanto quanto ou até mais que o Chevrolet Onix? Ou será que a concorrência vai fazer feio, fazendo com que os consumidores prefiram esperar algumas semanas (ou até meses) pelo retorno de todas as versões do hatch da GM? Como é só comparando para saber, então vamos lá:

Hatches manuais para comprar no lugar do Chevrolet Onix LT Turbo

*Lista organizada do menor preço para o maior

Novo Chevrolet Onix LT 1.0 Turbo Manual

Preço: R$ 71.690

Desempenho: 116/116 cv (a 5.500 rpm) e 16,3/16,8 kgfm (a 2.000 rpm) com gasolina/etanol / 0 a 100 km/h em 10,1 segundos / Velocidade máxima: 187 km/h / Câmbio: manual de seis marchas

Consumo: 9,4 km/litro na cidade e 11,2 km/litro na estrada com etanol / 13,5 km/litro na cidade e 16 km/litro na estrada com gasolina 

Porta-malas: 275 litros

Itens de série de destaque: seis airbags, alarme, central multimídia, aviso sonoro e visual do cinto de segurança para todos os passageiros, assistente de partida em aclive e limitador de velocidade.

Leia também: Documento do carro digital: já é possível transferir tudo online?

1. Volkswagen Fox Xtreme 1.6 Manual

Com o hatch mais vendido do Brasil em falta, consumidores que não querem esperar 90 dias para ter um Onix precisam sair à caça de uma outra opção.

Preço: R$ 64.190

Desempenho: 104 cv a 5250 rpm e 15,6 kgfm de torque a 2500 rpm com etanol / 101 cv a 5250 rmp e 15,4 kgfm de torque a 2500 rpm / 0 a 100 km/h em 11 segundos / Velocidade máxima: 180 km/h / Câmbio: manual de cinco velocidades

Consumo: 7,7 km/litro na cidade e 9,2 km/litro na estrada com etanol, e 11,3 km/litro na cidade e 13,3 km/litro na estrada com gasolina

Porta-malas: 270 litros

Itens de série de destaque: alarme, piloto automático, câmera de ré, farol de neblina e sensores de estacionamento traseiros.

No que ganha e no que perde para o Chevrolet Onix: o VW Fox tem apenas o valor mais atrativo e alguns itens de série interessantes, como a câmera de ré e o sensor de estacionamento traseiro. Mas fica em desvantagem em todos os outros quesitos: desempenho, consumo, porta-malas, além de ser um projeto mais antigo. 

Leia também: Os carros mais econômicos do Brasil nos últimos 10 anos
 

2. Fiat Argo Drive 1.3 Manual

Com o hatch mais vendido do Brasil em falta, consumidores que não querem esperar 90 dias para ter um Onix precisam sair à caça de uma outra opção.

Preço: R$ 66.904

Desempenho: 109 cv a 6.250 rpm e 14,2 kgfm de torque a 3500 rpm com etanol / 101 cv a 6.250 rpm e 13,7 kgfm de torque a 3500 rpm com gasolina / 0 a 100 km/h em 10,8 segundos / Velocidade máxima: 184 km/h / Câmbio: manual de cinco velocidades

Consumo: 8,9 km/litro na cidade e 10,4 km/litro na estrada com etanol, e 12,5 km/litro na cidade e 14,7 km/litro na estrada com gasolina

Porta-malas: 300 litros 

Itens de série de destaque: alertas de limite de velocidade e manutenção programada, central multimídia de 7 polegadas, sinalização de frenagem de emergência, sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico e monitoramento de pressão dos pneus.

No que ganha e no que perde para o Chevrolet Onix: o Fiat Argo tem maior porta-malas, lista de itens de série competitiva e é mais barato. No desempenho, o hatch da Fiat perde por pouco, mas fica em maior desvantagem no consumo. 

Leia também: Comparativo: VW T-Cross e Jeep Renegade, os SUVs mais vendidos no Brasil

3. Hyundai HB20 Vision 1.6 Manual 

Com o hatch mais vendido do Brasil em falta, consumidores que não querem esperar 90 dias para ter um Onix precisam sair à caça de uma outra opção.

Preço: R$ 69.690

Desempenho: 130 cv a 6000 rpm e 16,5 kgfm de torque a 4500 rpm com etanol / 123 cv a 6000 rpm e 16 kgfm de torque a 4500 rpm com gasolina / 0 a 100 km/h em 9,3 segundos / Velocidade máxima: 190 km/h / Câmbio: manual de seis marchas

Consumo: 8,6 km/litro na cidade e 10,3 km/litro na estrada com etanol, e 12,5 km/litro na cidade e 14,7 km/litro na estrada com gasolina

Porta-malas: 300 litros

Itens de série de destaque: faróis de neblina dianteiros com projetor, alarme, sinalização de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa, quatro airbags, faróis com acendimento automático, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e central multimídia de 8 polegadas. 

No que ganha e perde para o Chevrolet Onix: O Hyundai HB20 Vision 1.6 é mais potente e ágil que seu rival, também tem porta-malas maior e lista de itens de série mais generosa. Já o Onix LT Turbo é significativamente mais econômico. A diferença de valor é simbólica, não chegando a servir como critério de desempate. 

Leia também: Os 15 SUVs mais lentos vendidos no Brasil

4. Novo Peugeot 208 Like Pack 1.6 Manual

Com o hatch mais vendido do Brasil em falta, consumidores que não querem esperar 90 dias para ter um Onix precisam sair à caça de uma outra opção.

Preço: R$ 69.990

Desempenho: 118 cv a 5750 rpm e 15,5 kgfm de torque a 4000 rpm / 115 cv a 5750 rpm e 15,4 kgfm de torque a 4000 rpm / 0 a 100 km/h em 10,8 segundos / Velocidade máxima: 192 km/h / Câmbio: manual de seis velocidades

Consumo: 8,4 km/litro na cidade e 9,8 km/litro na estrada com etanol, e 12,1 km/litro na cidade e 13,8 km/litro na estrada com gasolina

Porta-malas: 265 litros

Itens de série de destaque: repetidores de pisca nos retrovisores, quatro airbags, alarme, ar-condicionado digital, piloto automático, limitador de velocidade, direção elétrica, volante com ajuste de altura e profundidade, assistente de partida em aclive, central multimídia de 7 polegadas, seis alto-falantes.

No que ganha e no que perde para o Chevrolet Onix: ganha nos itens de série (e no design, se estivéssemos considerando esse quesito). No desempenho, fica atrás do Onix por pouco, mas a diferença no consumo é mais significativa. 

O porta-malas do Onix já é um dos menores da categoria, mas o do 208 consegue ser menor ainda. E o espaço na segunda fileira do modelo da marca francesa também deixa a desejar. Mas o Peugeot compensa sendo ligeiramente mais barato (quem diria!). 

Confira as melhores ofertas de carro perto de você

5. Volkswagen Polo 1.6 Manual

Com o hatch mais vendido do Brasil em falta, consumidores que não querem esperar 90 dias para ter um Onix precisam sair à caça de uma outra opção.

Preço: R$ 74.090

Desempenho: 117 cv a 5750 rpm e 16,5 kgfm de torque a 4000 rpm com etanol/ 110 cv a 5750 rpm e 15,8 kgfm de torque a 4000 rpm com gasolina / 0 a 100 km/h em 9,6 segundos / Velocidade máxima: 193 km/h / Câmbio: manual de cinco velocidades

Consumo: 8,2 km/litro na cidade e 9,5 km/litro na estrada com etanol, e 12 km/litro na cidade e 13,9 km/litro na estrada com gasolina

Porta-malas: 300 litros

Itens de série de destaque: central multimídia, assistente partida em rampa e quatro airbags. 

No que ganha e perde para o Chevrolet Onix: o VW Polo é mais ágil que a versão LT Turbo do Onix, tem maior porta-malas, espaço interno ligeiramente melhor e bancos dianteiros mais confortáveis, mas tem menor autonomia, consumo inferior, lista de itens de série enxuta e é mais caro.

Leia também: 13 sedans e hatches que serão lançados no Brasil em 2021

Quais carros comprar no lugar do Chevrolet Onix Turbo AT

Novo Chevrolet Onix 1.0 Turbo Automático

Preço: R$ 65.390

Desempenho: 116 cv a 5500 rpm e 16,8 kgfm de torque a 2000 rpm com etanol / 116 cv a 5500 rpm e 16,3 kgfm de torque a 2000 rpm com gasolina / 0 a 100 km/h em 10,1 segundos / Velocidade máxima: 187 km/h / Câmbio: automático de seis velocidades

Consumo: 8,3 km/litro na cidade e 10,7 km/litro na estrada com etanol / 11,9 km/litro na cidade e 15,1 km/litro na estrada com gasolina 

Porta-malas: 275 litros

Itens de série de destaque: seis airbags, aviso sonoro e visual do cinto de segurança para todos os passageiros, assistente de partida em aclive e controlador do limite de velocidade.

Leia também: 13 Carros que inacreditavelmente já estão custando R$ 100 mil


1. Volkswagen Gol 1.6 Automático

Com o hatch mais vendido do Brasil em falta, consumidores que não querem esperar 90 dias para ter um Onix precisam sair à caça de uma outra opção.

Preço: R$ 69.930

Desempenho: 120 cv a 5750 rpm e 16,8 kgfm de torque a 4000 rpm com etanol / 110 cv 5750 rpm e 15,8 kgfm de torque a 4000 rpm com gasolina (G) / 0 a 100 km/h em 10,1 segundos / Velocidade máxima: 185 km/h / Câmbio: automático de seis velocidades

Consumo: 7,7 km/litro na cidade e 9,6 km/litro na estrada com etanol, e 11,1 km/litro na cidade e 13,6 km/litro na estrada com gasolina

Porta-malas: 285 litros

Itens de série de destaque: alerta de frenagem de emergência, alerta sonoro e visual para não utilização do cinto de segurança do motorista e suporte para celular.

No que ganha e no que perde para o Chevrolet Onix: os dois hatches são igualmente ágeis. O Gol só tem dez litros a mais de porta-malas, essa é sua única vantagem (se é que dá para chamar isso de vantagem). A autonomia do hatch de marca alemã é inferior, o preço, maior, o projeto, bem mais antigo e menos seguro, e a lista de itens de série é tão escassa que nem é necessário comentar.

Confira as melhores ofertas de carro perto de você

2. Hyundai HB20 Evolution 1.0 Turbo Automático

Com o hatch mais vendido do Brasil em falta, consumidores que não querem esperar 90 dias para ter um Onix precisam sair à caça de uma outra opção.

Preço: R$ 75.890

Desempenho: 120 cv a 6000 e 17,5 kgfm de torque a 1500 rpm (etanol/gasolina) / 0 a 100 km/h em 10,7 segundos / Velocidade máxima: 190 km/h / Câmbio: automático de seis velocidades

Consumo: 8,2 km/litro na cidade e 10,2 km/litro na estrada com etanol, e 11,8 km/litro na cidade e 14,2 km/litro na estrada

Porta-malas: 300 litros

Itens de série de destaque: faróis de neblina dianteiros com projetor, alarme perimétrico, sinalização de frenagem de emergência, assistente de partida em aclives, ar-condicionado digital, piloto automático, limitador de velocidade, sensor de estacionamento traseiro, apoia-braço deslizante no console central, faróis com acendimento automático e central multimídia de 8 polegadas.

No que ganha e no que perde para o Chevrolet Onix: o HB20 Evolution 1.0 Turbo AT tem uma performance muito parecida com a do Onix 1.0 Turbo AT, mas com 25 litros a mais de porta-malas e uma lista de itens série extensa. Por outro lado, é mais caro para se ter e seu consumo de combustível é inferior. 

Comprar no concorrente ou esperar 90 dias?

O Chevrolet Onix driblou bem a concorrência, deixando alguns rivais com o “para-choque no chão”, em especial o VW Gol. 

Mas também encontrou adversários de peso, como o Hyundai HB20 Evolution em relação à versão Turbo AT. Para a manual, os rivais mais interessantes são o Peugeot 208, o VW Polo 1.6 MSI e o Fiat Argo 1.3 Drive. 

Todos perdem um pouco em desempenho ou consumo, por usarem motores aspirados, mas compensam com lista de itens de série mais generosa, uma cabine mais confortável ou espaçosa e preços menores. 

Leia também: 13 sedans e hatches que serão lançados no Brasil em 2021

 

Talvez você também se interesse: 

Confira as melhores ofertas de carro perto de você
Confirmado: novos Compass, Toro e Jeep de 7 lugares turboflex terão 180 cv
5 formas de economizar até 50% de combustível sem instalar nada no carro
Seis gambiarras que colocam em risco seu carro e sua segurança
Seguro DPVAT passará a ser gratuito? Entenda o que muda em 2021

Comentários