GWM Ora 03 elétrico será maior, mais forte e terá preço do BYD Dolphin
Se o BYD Dolphin estabeleceu novos parâmetros de preço no mercado de carros elétricos, o GWM Ora 03 GT, antecipado pela Mobiauto em maio deste ano e confirmado pela marca chinesa no Festival Interlagos, nesta quinta-feira (20), quer ir além. Ele promete ocupar a mesma faixa de preço, R$ 150.000, mas com porte maior e mais desempenho.
Segundo a GWM, o Ora 03 começará a ser comercializado no Brasil em agosto, mas já pode ser reservado no Mercado Livre com sinal de R$ 9.000. A chegada do primeiro lote está prevista para outubro, importada da China. O preço oficial ainda não foi definido, mas a ideia é iniciar a gama na faixa dos R$ 150.000. Haverá, ainda, planos por assinatura.
Você pode se interessar por:
- Exclusivo: GWM Ora GT, elétrico com jeitão de Porsche, vem ao Brasil
- Exclusivo: GWM Ora GT será 2º lançamento e 1º elétrico da marca no país
- GWM registra no Brasil sedan de luxo elétrico raro e com números insanos
- GWM Haval H6 vs Toyota Corolla Cross, os híbridos mais vendidos no Brasil
Ora chega como linha de elétricos
Ora chegará como a nova submarca de carros elétricos da GWM, o que indica que haverá espaço para mais produtos da linha no Brasil. O nome do hatchback apresentado em São Paulo (SP) será 03, enquanto a alcunha GT, antecipada por nossa reportagem, ficará restrita à sua versão de topo.
Ora 03 será vendido em duas versões
Derivado do elétrico Good Cat ou Funky Cat – na China, todos os modelos da marca Ora recebem nomes de gatos –, o Ora 03 terá sempre a mesma motorização em suas duas versões: 171 cv de potência e 25,5 kgfm de torque gerados por um motor elétrico dianteiro. O 0 a 100 km/h acontece em pouco mais de 8 segundos.
O banco de baterias de LFP (fosfato de lítio ferro) é o que muda. Tem 48 kWh de capacidade bruta na versão básica e chega a 63 kWh brutos na GT, que rende um alcance de 420 km no ciclo europeu WLTP.
O tempo de carregamento é de cerca de 5 horas em wallbox de 3,6 kW fornecido pela própria fabricante (AC) e 50 minutos (até 80%) em ciclo rápido (DC).
As dimensões do Ora 03
As dimensões do GWM Ora GT são: 4.235 mm de comprimento (11 cm a mais do que o Dolphin), 2.650 mm de entre-eixos (5 cm a menos), 1.825 mm de largura (5,5 cm a mais) e 1.603 mm de altura (2,7 cm a mais). O peso se aproxima de 1.600 kg, praticamente 200 kg a mais que o BYD. Seu principal calcanhar-de-Aquiles é o porta-malas de só 228 litros.
Itens de segurança do Ora 03
O Ora 03 trará, ainda, vários equipamentos de segurança ativa, como câmera de 360 graus, frenagem autônoma emergencial – incluindo traseira – e ACC (controle de cruzeiro adaptativo) com função Stop&Go, capaz de frear o veículo totalmente e depois retomar a aceleração a partir da imobilidade em meio ao trânsito pesado.
Além disso, o elétrico trará duas telas digitais de 10,25 polegadas, que operam como quadro de instrumentos e central multimídia, e rodas de liga leve aro 18.
Mistura de Porsche com Fiat Punto
O visual do GWM Ora 03 foi assunto de muitos comentários nas redes sociais desde os primeiros boatos sobre sua chegada. Isso se deve ao estilo simpático, mas que remete a modelos de marcas como Porsche, Mini e até Fiat.
Os faróis dianteiros, redondos, lembram bastante os utilizados pela marca de luxo alemã, enquanto o formato geral da carroceria se assemelha aos do Mini Cooper, graças às linhas arredondadas e proposta de visual retrô.
Na traseira, as luzes são distribuídas entre as extremidades do para-choque e a parte final do vidro traseiro. A silhueta, no ângulo traseiro, remete ao Fiat Punto. O interior é minimalista e segue a tendência atual de combinar as molduras do cluster de instrumentos com a central multimídia.
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.