Cinco dos dez carros mais vendidos em junho no Brasil são SUVs
A lista dos dez carros mais vendidos traz algo incomum: cinco SUVs. Por se tratar de uma categoria com valor mais elevado normalmente um ou dois acabam conseguindo um lugar no ranking. Além disso, também é possível ver o início da recuperação do mercado automotivo.
A quarentena se mostrou um período de adaptação, mas também de reinvenção. De portas fechadas as marcas tiveram que recorrer as vendas pela internet para se manter. Algumas já possuíam conhecimento para poder oferecer a opção de venda online de veículo, outras tiveram que “trocar o pneu com o carro andando”.
Leia também: Comprar carro pela internet é seguro?
No início de junho concessionárias voltaram a operação física. Agora, um mês depois é possível perceber os primeiros resultados: um mercado automotivo se recuperando, com vendas subindo após três meses em declínio.
E não é apenas o período de recuperação ou os cinco SUVs no top 10 que traz fatores que chamam atenção. O Volkswagen T-Cross teve o melhor mês de vendas do ano. O Chevrolet Tracker está entre os modelos mais vendidos desde que foi lançado é primeira vez em 2020, que o Hyundai HB20 chega mais próximo do Chevrolet Onix.
Leia também: 7 lançamentos da Chevrolet para 2020
10 Carros mais vendidos em junho
1º Chevrolet Onix
Emplacamentos: 6.234
Até mesmo uma pandemia não é capaz de tirar o primeiro lugar de carros mais vendidos do Chevrolet Onix. O modelo continuou como preferido do mercado de veículos novos e vem se recuperando pouco a pouco, mas ainda está longe da média de 17 mil unidades vendidas nos dois primeiros meses de 2020.
Segundo a Fenabrave, em junho, o hatch da Chevrolet teve 6.234 emplacamentos, maior número desde abril e quase o dobro do mês anterior, em que foram registradas 3.296 unidades emplacadas.
Leia também: Por que o Chevrolet Onix é o carro mais vendido do Brasil?
2º Hyundai HB20
Emplacamentos: 5.792
Considerando que 8.402 foi o maior número de emplacamentos que o Hyundai HB20 teve em 2020, junho foi um bom mês para o hatch, ainda mais em um cenário de recuperação e em que às concessionárias estão operando apenas quatro horas por dia.
Também é interessante ressaltar que junho foi o mês em que o HB20 esteve mais próximo do número de emplacamentos do seu maior concorrente, o Chevrolet Onix. Esse os dois hatches chegaram registrar diferenças maiores que 11 mil emplacamentos, como em janeiro por exemplo.
Leia também: 10 Novidades do novo Hyundai HB20
3º Volkswagen T-Cross
Emplacamentos: 5.463
Eis aqui o SUV/crossover mais vendido de junho: Volkswagen T-Cross. Apesar do mercado estar voltando a se firmar, junho foi o melhor mês de 2020 para o T-Cross. Um feito extraordinário para um momento de crise, principalmente por se tratar de um carro que não é ofertado a preços populares.
O VW T-Cross é vendido a partir de R$ 90.700 e vai até R$ 118.690 (sem opcionais). O crossover teve cinco vezes mais emplacamentos comparado a maio em que registrou 1.007 unidades vendidas. É a primeira vez esse ano em que um carro dessa categoria fica em terceiro lugar no ranking de vendas.
Leia também: Avaliação Volkswagen T-Cross
4º Jeep Renegade
Emplacamentos: 4.092
O Jeep Renegade saiu direto da décima primeira posição para a quarta, mostrando uma escalada e tanto. O modelo é mais um dos cinco SUVs que estão no Top 10 de carros mais vendidos em junho no Brasil.
Com 4.092 emplacamentos, o Renegade está muito próximo de se recuperar da crise no setor automotivo causada pelo coronavírus. Em 2020, o melhor mês de vendas registradas para o modelo foi fevereiro, quando teve 5.354 emplacamentos.
Confira: Comparativo Ford EcoSport x Jeep Renegade
5º Chevrolet Tracker
Emplacamentos: 4.075
Em março já em meio a quarentena foi feito o lançamento online do Chevrolet Tracker. O que já revelava que se o coronavírus não o impediu de ser lançado, também não seria um empecilho incontornável para o modelo deslanchar nas vendas.
O Tracker está no mercado há menos de três meses e já é a terceira vez que aparece entre os carros mais vendidos no Brasil. Tudo tem apontado para mostrar que o Tracker é mais uma aposta assertiva da Chevrolet para o mercado brasileiro de autos.
Confira: Comparativo Volkswagen T-Cross ou Chevrolet Tracker?
6º Volkswagen Gol
Emplacamentos: 3.908
Depois de dois meses seguidos em queda, o guerreiro da Volkswagen volta a crescer nas vendas. O VW Gol, assim como o Hyundai HB20 teve mais que o dobro de emplacamentos que em maio, quando registrou 1.616 unidades vendidas.
Como se pode perceber, junho trouxe bons resultados para a fabricante alemã, que mesmo sem o Polo no ranking de 10 carros mais vendidos, tem muito o que comemorar com o Gol e o T-Cross no ranking.
Leia também: Volkswagen Gol: pontos positivos e negativos
7º Renault Kwid
Emplacamentos: 3.547
Enquanto alguns modelos escalam posições no ranking de vendas como o Jeep Renegade, outros despencam, foi o caso Renault Kwid. O compacto caiu do terceiro lugar para o sétimo de um mês para o outro. Apesar de estar com um ritmo de recuperação um pouco mais lento que outros modelos, o Kwid apresentou um crescimento de 1.729 unidades emplacadas.
Leia também: 5 Carros populares mais econômicos do Brasil
8º Ford Ka
Emplacamentos: 3.404
O oitavo lugar, é uma posição um pouco estranha para o Ford Ka, considerando que ele normalmente oscila entre a segunda e quarta posição e que fechou 2019 como o segundo carro mais vendido no Brasil. De maio para julho, o hatch caiu três degraus, mas teve um crescimento de 1.685 emplacamentos. Assim como o Renault Kwid, está se recuperando mais lentamente.
Leia também: Avaliação Ford Ka
9º Hyundai Creta
Emplacamentos: 3.277
Dos dez modelos mais vendidos em junho, o Hyundai Creta foi o que mais sentiu os efeitos da crise nas vendas de carros novos causada pelo coronavírus, mas também o que apresentou uma recuperação mais notável.
Em abril, o SUV registrou apenas 615 emplacamentos, em maio foram 1.123 unidades e em junho já foram 3.277, quase o triplo. O Hyundai Creta precisa vender mais 1.187 unidades a mais que junho, para já alcançar o mesmo resultado de seu melhor mês de 2020, que foi fevereiro quando emplacou 4.464 unidades
Confira: As novidades do Hyundai Creta
10º Jeep Compass
Emplacamentos: 3.234
Foi necessária uma crise para o Jeep Compass conseguisse estar pelo primeiro mês em 2020, como um dos carros mais vendidos. De janeiro a maio o modelo oscilou entre a décima primeira e décima sétima posição.
O Jeep Compass além de ocupar a décima posição do ranking geral é o SUV mais vendido de junho. Comparado a maio em que registrou 1.225 emplacamentos, o crescimento do SUV foi significativo, apresentando uma boa recuperação.
Leia também: Comparativo Jeep Compass ou Honda HR-V
Veja também: 10 Carros mais vendidos em maio no Brasil
1º Chevrolet Onix: 3.296
2º Hyundai HB20: 2.218
3º Renault Kwid: 1.818
4º Fiat Argo: 1.768
5º Ford Ka: 1.719
6º Chevrolet Onix Plus: 1.681
7º Volkswagen Gol: 1.616
8º Volkswagen Polo: 1.570
9º Chevrolet Tracker: 1.564
10º Toyota Corolla: 1.374
Você também pode gostar:
Ofertas do Chevrolet Onix
10 Crossovers e SUVs mais econômicos do Brasil
10 SUVs mais vendidos no Brasil em 2019
Como se proteger do coronavírus no carro
8 Carros novos e automáticos de até 70 mil
0
A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.