Avaliação Volkswagen T-Cross

O SUV da Volkswagen demorou para ser lançando no Brasil, mas compensa a espera com um conjunto de equipamentos que garantem mais conforto e segurança.
Mayara Sauer
Por
26.07.2019 às 15:28 • Atualizado em 31.07.2019
O SUV da Volkswagen demorou para ser lançando no Brasil, mas compensa a espera com um conjunto de equipamentos que garantem mais conforto e segurança.

Expectativa é a palavra de ordem para o primeiro SUV compacto produzido pela Volkswagen. O teste drive foi feito com a versão intermediária, Comfortline 200 TSI, 1.0 – câmbio automático. Vale lembrar que ainda existem a versão de entrada TSI 200, com a opção de câmbio manual ou automático, e a topo de linha Highline 250 TSI, somente automático. Veja vídeo completo da avaliação aqui.

Versões: 

200 TSI 1.0: R$ 84.990,00

Comfortline 200 TSI 1.0: R$ 99.990,00

Highline 250 TSI 1.4: R$ 109.990,00

Design: 

As linhas de cintura do T-Cross são sóbrias. O preto brilhante na grade frontal, na coluna B e nos retrovisores dão um toque de agressividade ao carro. Os detalhes cromados no para-choque e os faróis full LED trazem sofisticação para o compacto. As lanternas também são em LED são interligadas por essa barra preta, que dão uma sensação de achatamento do veículo. O acabamento no interior é simples. Possui muito plástico rígido para um carro que custa 100 mil reais. Os bancos são revestidos de tecido, mas tem como opcional os bancos de couro.

Espaço e Conforto:

O porta-malas tem duas opções de capacidade. Com os bancos sem estar rebatidos, ele tem 373 litros. Assim supera Renegade e Ecosport. Ajustando o banco de trás, de forma que fique ereto, o porta-malas passa a ter 420 litros. Pode até caber mais coisas, mas o passageiro que vai sentado no banco traseiro, fica em uma posição ereta, que pode gerar desconforto.  Vale ressaltar que mesmo o porta-malas assim, não consegue superar o tamanho nem o Creta, nem o Kicks e nem HRV. 

Por outro lado, de espaço interno, o T-Cross é bem generoso. O carro segue a plataforma MQB da Volkswagen, a mesma do Virtus, Polo e Tiguan. O entre-eixos tem 2,65 metros, o maior da categoria. Por esse motivo, os passageiros que se sentam no banco traseiro ficam bem acomodados, inclusive quem vai no centro. O assoalho tem o túnel central um pouco elevado, mas não incomoda tanto o passageiro do meio, porque o espaço atrás é amplo. Três adultos conseguem sentar-se no banco traseiro sem dificuldades de acomodação. Tem encosto de cabeça para os três passageiros e cinto de 3 pontos, além de saídas de ar condicionado e duas saídas USB.

Conectividade:

O SUV tem um suporte para smartphone localizado em cima do painel, que auxilia o motorista a ter acesso às informações do celular, evitando ser multado no trânsito, por estar com o aparelho na mão. Você também pode acessor a alguns aplicativos do celular, a partir do Android Auto e o Apple Car Play. A tela da versão testada é sensível ao toque e 6,5 polegadas.

Desempenho, Consumo e Dirigibilidade:

O motor é 1.0 TSI de 3 cilindros. Rende 128 cavalos de potência e 20,4 kgfm. Mesmo sendo 1.0, é um motor esperto, ágil, com retomadas rápidas. Tem um bom comportamento tanto no ambiente urbano, quanto em rodovias. Se você precisar fazer uma ultrapassagem, o T-Cross responde bem, atingindo de 100 km/h em 10,4 segundos. O SUV oferece 4 modos de condução, que varia do econômico ao mais esportivo. Na parte de consumo, possui bons números. Por exemplo, na gasolina, faz 11 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada. Considerado econômico para a categoria de SUV.

A direção do T-Cross é elétrica. O volante é leve, porém firme. A suspensão é macia. O câmbio é automático de 6 marchas, realiza a troca de forma silenciosa e no tempo certinho. E ainda dá pra extrair mais do motor com as trocas manuais, nas aletas que ficam atrás do volante ou na própria alavanca.

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Segurança:

Na parte de segurança, o T-Cross é bem equipado. Conta com 6 airbags, sistema isofix e ainda vem com controle de tração e estabilidade, controle de velocidade, sensores dianteiros também, que auxiliam na condução segura, assim como câmera de ré e sensores traseiros. Além disso, possui sistema de frenagem pós-colisão, que permite que o carro acione o sistema de frenagem assim que ocorre a primeira colisão evitando que um possível acidente se agrave.

Compraria?

O pacote de tecnologias embarcadas, tanto na parte de segurança quanto em conectividade, compensa a demora para o lançamento do T-Cross. É preciso admitir que ele tem um preço mais elevado em relação à concorrência. Mas se você é o tipo de consumidor que prioriza espaço e conforto, o VW T-Cross cumpre bem esses quesitos, mesmo se tratando de uma versão intermediário. Além disso, é um SUV apropriado para uso urbano e para realizar viagens mais longas, embora não esteja preparado para aventuras fora de estrada.

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