Chevrolet só voltará a ter híbridos plug-in em 2027
Após desistir de seu plano vender apenas carros elétricos em seu catálogo, a Chevrolet parece estar reorganizando seu planejamento. Isso porque a montadora agora quer focar em veículos com trens de força híbridos plug-in (PHEV), e já tem até data para o primeiro lançamento.
Você pode se interessar por:
- Nova Chevrolet S10 LTZ: detalhes da versão em 30 fotos exclusivas
- Chevrolet S10 2025: preços, itens de série e diferença entre as versões
- Chevrolet Cobalt: sedan se recusa a morrer e terá nova reestilização
- Chevrolet Onix: qual o custo para manter o hatch por ano?
A ideia da Chevrolet é começar a lançar carros com motorização PHEV em 2027, com o intuito de suprir a crescente demanda por veículos elétricos no mercado e já começar a se adequar às regras de emissão. Vale ressaltar que a marca não possui nenhum híbrido plug-in no mercado desde 2019, quando o Chevrolet Bolt EV foi descontinuado.
Mary Barra, CEO da General Motors, disse o seguinte ao The Detroit News sobre os próximos lançamentos da montadora: “(a marca está) cronometrando os lançamentos para nos ajudar a cumprir os padrões mais rigorosos de economia de combustível e emissão de escapamentos”.
De acordo com a executiva, após analisar a atual conjuntura do mercado que tende cada vez mais aos elétricos, os híbridos são a solução, pelo menos momentânea. Momentânea porque, segundo a própria CEO, a situação depende do tempo que a montadora levará para desenvolver uma cadeia de carregamento considerável.
A escolha pelos híbridos
A escolha pelos híbridos se dá pela sua segurança, tanto literal quanto pelo público consumidor. Conforme foi comentado pela Mobiauto neste artigo, esses veículos são os menos propensos a falhas de produção. Vale ressaltar, no entanto, que os híbridos plug-in são os mais inclinados a apresentarem falhas.
Além disso, há a questão do público, que não quer lidar no seu dia a dia com dificuldades ou aborrecimentos. Os veículos PHEV se apresentam como a solução certa, pois facilitam a condução do veículo movido a bateria, uma vez que unem propulsores elétricos e a combustão, dispensando recargas constantes do carro.
Por que só em 2027? Qual será o primeiro lançamento?
Apesar de parecer lento, com o primeiro lançamento acontecendo só em 2027, é assim que o programa da GM conseguirá se adaptar às necessidades e desejos do público. Isso é o que pensa, pelo menos, o analista Sam Abuelsamid, da consultoria norte-americana Guidehouse Inc, em entrevista ao The News.
Em suas palavras: “Idealmente, eles (a Chevrolet) provavelmente gostariam de lançá-los mais cedo, mas, do ponto de vista prático, eles precisam projetá-los (tecnologia PHEV) nos veículos, e isso deve estar alinhado com o tempo do programa do veículo”.
Quanto aos carros em si que serão lançados, não há nenhuma informação, mas pode-se esperar que eles sejam SUVs e picapes. Isso porque, como já foi noticiado pela Mobiauto, a Chevrolet tem suas atenções focadas para veículos de maior valor agregado, o que de certa forma exclui os hatches e sedans. Deste modo, não seria surpresa se em 2027 a montadora de início ao seu plano com um SUV ou picape híbrido plug-in.