Chevrolet Onix 2025 fica mais potente na versão de entrada contra Polo Track

Hatch trouxe ligeiro aumento de potência, mas não foi por conta da injeção eletrônica
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24.02.2025 às 13:13 • Atualizado em 30.06.2025
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Hatch trouxe ligeiro aumento de potência, mas não foi por conta da injeção eletrônica

O Chevrolet Onix 2025 foi atualizado para o Proconve (Programa de controle de emissões veiculares) em dezembro do ano passado, o que resultou em um melhor consumo para o hatch, algo que trouxemos recentemente na Mobiauto. As atualizações resultaram em um menor consumo de combustível para o modelo, mas também deixou a versão de entrada mais potente.

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Com isso, o Onix 1.0 manual básico, que traz debaixo do capô o motor 1.0 três cilindros aspirado, entrega agora 80 cv com gasolina – o que significa um leve aumento de 2 cv comparado ao anterior, que rendia 78 cv. Já com etanol são os mesmos 82 cv de antes, algo que foi confirmado pela General Motors à Mobiauto. Para efeito de comparação com o VW Polo Track, carro de passeio mais vendido do Brasil em 2024, tem um motor 1.0 de 77 cv na gasolina e 84 cv com o combustível derivado da cana.

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Quando o assunto é consumo, o Chevrolet Onix 1.0 manual teve um razoável ganho e ficou mais econômico. Na prática, houve uma melhora de 4% na configuração mais básica do modelo. Abaixo, confira quais foram os ganhos segundo a tabela PBEV do Inmetro.

Etanol: de 9,3 km/l para 9,6 km/l na cidade; de 11,4 km/l para 11,9 km/l na estrada

Gasolina: de 13,3 km/l para 13,8 km/l na cidade; de 16,5 km/l na cidade para 16,9 km/l na estrada.

A questão curiosa é que, ao contrário do que era esperado, o motor 1.0 da família CSS Prime não trouxe sistema de injeção direta, mantendo assim seu sistema de alimentação de combustível do topo multiponto, algo que foi confirmado também pela própria GM à Mobiauto.

Isso inclui também o motor 1.0 turbo CSS Prime, que entrega 116 cv a gasolina e 121 cv com etanol - houve um ganho de 5 cv com o combustível vegetal. Dessa forma o ligeiro aumento de potência foi resultado de atualização de software dos carros – provavelmente da central eletrônica do carro (ECU), sem qualquer alteração de algum componente do motor.

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Repórter

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Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.