Flagra: nova Chevrolet Montana mostra que cabe uma bike na caçamba

Protótipo da picape se exibe sem pudor em um dos pontos mais movimentados de São Paulo, querendo mostrar do que seu compartimento de cargas será capaz
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14.11.2022 às 13:06 • Atualizado em 13.12.2022
Protótipo da picape se exibe sem pudor em um dos pontos mais movimentados de São Paulo, querendo mostrar do que seu compartimento de cargas será capaz

A General Motors continua seu trabalho de divulgação da terceira geração da Chevrolet Montana, que será revelada no BBB 23 e chega ao mercado brasileiro no primeiro semestre do ano que vem, com produção em São Caetano do Sul (SP).

A estratégia, no melhor estilo biscoiteiro usado e abusado pelo Fiat Fastback meses antes de seu lançamento, entre agosto e setembro, inclui colocar para rodar os protótipos da picape, sem qualquer pudor, em locais de grande fluxo.

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Por isso, um dos protótipos zebrados da nova Montana resolveu se exibir no Parque do Ibirapuera, o mais famoso e frequentado de São Paulo (SP), em pleno feriado prolongado da Proclamação da República.

Não deu outra: o perfil @BFMSoficial publicou imagens externas e internas do modelo feitas pelo seguidor @andre.martinezz durante esse passeio nada discreto. As fotos foram gentilmente cedidas à Mobiauto para produção deste artigo.

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Interior com muito de Tracker e Onix

Protótipo da picape se exibe sem pudor em um dos pontos mais movimentados de São Paulo, querendo mostrar do que seu compartimento de cargas será capaz

Apesar da parte superior do painel ainda camuflada e da numeração diferente da placa, é possível ver que a Montana 2023 flagrada no Ibirapuera tem o mesmo interior desta outra flagrada em Indaiatuba, interior do Estado, onde a GM possui um campo de provas.

Possivelmente estamos falando da versão de topo da picape, Premier, com barras longitudinais de teto, rodas de liga leve, bancos revestidos em couro sintético, central multimídia parcialmente destacada do painel e quadro de instrumentos analógico com computador de bordo digital.

Muitos elementos virão herdados do Tracker e dos irmãos Onix e Onix Plus, com quem a nova Montana compartilhará a plataforma GEM. Os bancos, por exemplo, são os mesmos do SUV, mudando apenas o acabamento externo e os encostos de cabeça laterais na fileira traseira.

Volante, o já referido quadro de instrumentos, chaves de seta e limpador de para-brisa, comandos digitais do ar-condicionado, manopla de câmbio, alavanca do freio de estacionamento e até o baú com apoio de braço no console central parecem ser iguais aos do Tracker Premier. 

Já os difusores de ar e guarnições internas das portas laterais terão desenho exclusivo, assim como o sistema multimídia, que terá um aplique em preto brilhante para se integrar ao cluster e, de acordo com a GM, poderá passar por atualizações de software, como um smartphone, a fim de integrar novas funcionalidades. A picape também deve trazr Internet 4G e OnStar a bordo. 

Protótipo da picape se exibe sem pudor em um dos pontos mais movimentados de São Paulo, querendo mostrar do que seu compartimento de cargas será capaz

Outro detalhe percebido na imagem do banco de trás é que o assoalho da nova Montana possivelmente será plano. Apesar disso, seguidores do perfil não se impressionaram muito com o espaço aparente entre os encostos lombares dianteiros e o assento traseiro, apesar de a GM afirmar que sua picape terá “o maior espaço interno da categoria”.

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Caçamba generosa

Também é no banco de trás que aparece um capacete de bicicleta. Isso porque, conforme mostra a imagem de abertura deste artigo, havia uma bike dentro da caçamba do protótipo. Ou seja, o principal objetivo da marca era mostrar o quanto o compartimento de cargas da picape será espaçoso.

Por conta da capota marítima, não conseguimos ver qual o porte da bicicleta ali transportada...

Contra quem a nova Montana vai brigar

Protótipo da picape se exibe sem pudor em um dos pontos mais movimentados de São Paulo, querendo mostrar do que seu compartimento de cargas será capaz

Ao que tudo indica, a terceira geração da Chevrolet Montana terá porte entre Renault Oroch e Fiat Toro, pendendo mais para a primeira. Seu objetivo será brigar com a própria Oroch, abrangendo também versões de topo da Fiat Strada e de entrada da Toro.

Para isso, o projeto será versátil, simples, funcional e com baixo custo, Conforme a Mobiauto reportou em primeira mão em abril deste ano, a picape terá suspensão traseira por eixo de torção, uma solução mais simples e barata do que as arquiteturas independentes usadas por suas duas principais concorrentes. Isso praticamente anula a chance de ela ter tração 4x4.

Por esse mesmo motivo, os freios traseiros serão a tambor e a nova Montana deve trazer sob o capô apenas o motor 1.2 três-cilindros 12V turboflex com injeção indireta de combustível, o mesmo do Tracker Premier, em casamento com câmbio manual ou automático de seis marchas. São 132 cv de potência com gasolina e 133 cv com etanol, sendo 19,4 e 21,4 kgfm de torque, respectivamente.

A Chevrolet promete que a nova Montana manual será a picape “mais rápida da categoria”, em uma clara comparação com a Renault Oroch 1.6 SCe manual de 120 cv. Já a automática será “a mais econômica”, aí em relação tanto à Oroch 1.6 automática quanto ao mesmo modelo equipado com motor 1.3 TCe turboflex de até 170 cv, bem como à Toro Turbo 270 de até 185 cv.

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