Chevrolet importa chineses, mas descarta rival para o Dolphin Mini
No início de julho, a Chevrolet lançou de uma vez só cinco carros, dois deles inéditos, Spark e Captiva, ambos elétricos, e atualizou Onix, Onix Plus e Tracker. Com a chegada do Spark, a marca americana entra para competir no segmento de SUVs elétricos, mas pelo preço de R$ 159.990, o modelo compacto acaba por medir forças com o BYD Dolphin.
Durante os lançamentos, a Mobiauto questionou a diretora de Marketing de Produto da Chevrolet sobre o interesse da montadora em trazer um subcompacto elétrico, com bases para ser o rival do BYD Dolphin Mini.
Você também pode se interessar por:
- Chevrolet Spark EUV chegará ao Brasil com mesmo truque do Dolphin Mini
- Chevrolet pode repetir México e acelerar “invasão chinesa” no Brasil
- Chevrolet Spark: por que rival do Dolphin quer ser chamado de EUV?
- Chevrolet Spark EUV: 5 truques do SUV elétrico contra o BYD Dolphin
“Não... A gente entende que o consumidor gosta de veículo com tecnologia e conteúdo. Para trazer um veículo rico nesse sentido na faixa de preço do Dolphin Mini, a gente não vê muito negócio para Chevrolet”, respondeu a diretora.
Vale lembrar que a Chevrolet até já tem um modelo compatível com esse segmento. Wuling Mini EV, esse é nome do subcompacto elétrico feito em parceria entre a marca da gravata e a chinesa Wuling.
O Wuling Bingo pode ser equipado com baterias de 17,4 kWh ou 31,9 kWh o que garante uma autonomia de 333 km e 510 km no ciclo CLTC, respectivamente, o que seria menor nos padrões do Inmetro. O motor elétrico entrega até 41 cv na versão menos potente e 68 cv com a bateria maior, menos do que os 95 cv do Dolphin Mini.
Nesse ponto, o pensamento da GM faz sentido, já que o Dolphin Mini entrega 405 km no ciclo CLTC e 280 km pelo Inmetro de autonomia. Seria menor ainda que os 180 km ofertados pelo Renault Kwid E-Tech.
Vale lembrar que o Spark também é fruto de uma parceria entre a marca da gravata e a chinesa SAIC. Na China, o elétrico é chamado de Baojun Yep Plus.
Aqui no Brasil, o Spark é vendido em versão única por R$ 159.990, preço próximo do que é vendido o BYD Dolphin. Além do valor, o SUV chega mais equilibrado em termos de equipamentos e trem de força.
São 4,01 metros de comprimento e 2,56 metros de entre-eixos. Controle de cruzeiros adaptativo, assistência de cruzeiro em curva e de manutenção em faixa estão entre os itens de série.
O compacto oferece três modos de condução (Eco, Padrão e Esporte), mesmo número de níveis de regeneração da bateria. Por falar no banco de energia, a capacidade para o Spark é de 41,9 kWh para uma autonomia de 258 km pelo Inmetro.
Diferente do Dolphin, o Spark tem tração traseira, com o propulsor posicionado no eixo traseiro e com oferta de até 102 cv de potência e 18,3 kgfm de torque.
Por Vinicius Moreira
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.
