Chevrolet Equinox 2025: 5 itens no SUV renovado que fogem do padrão

SUV chega completamente renovado em sua quarta geração e com algumas mudanças curiosas
Vinicius Moreira
Por
05.12.2024 às 17:30 • Atualizado em 06.12.2024
Compartilhe:
SUV chega completamente renovado em sua quarta geração e com algumas mudanças curiosas

O último lançamento da Chevrolet em 2024 foi o Chevrolet Equinox a combustão. O SUV médio chega em duas versões: Activ e RS com o mesmo preço, por R$ 267.000. A tração integral é de série, além de ter ficado mais potente. Mas, o que também chamou a atenção foi a forma como a marca americana posicionou alguns itens no SUV.

Equipado com motor 1.5 turbo a gasolina, o Equinox entrega até 177 cavalos de potência e 28 kgfm de torque. O consumo declarado do Inmetro é de 9 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada, com um 0 a 100 km/h em 9,3 segundos.

Você também pode se interessar:

Seletor de câmbio na coluna de direção

O novo Equinox estreou um câmbio automático de oito marchas em vez das seis trocas da antiga geração. Não só isso, ao entrar no SUV, você vai dar a partida por botão e procurar o seletor ou alavanca de câmbio no console central. Por lá você até vai encontrar o seletor rotativo, mas dos três modos de condução: off-road, neve/gelo e normal.

A alavanca do câmbio estará atrás do volante no lado direito, saindo da coluna de direção. Ao melhor estilo americano ou dos modelos da Mercedes-Benz, o Equinox ainda precisa de um truque para acionar os modos drive, ré e neutro. É necessário trazer a alavanca para trás e descer ou subir para escolher o movimento.

Acionamento do freio de estacionamento

A ergonomia diferente do Equinox mostra seu estilo mais uma vez ao acionar o freio de estacionamento, feito por botão. Até aí, nada de problemas, o problema começa que o botão está localizado na parte interior esquerda do painel, e não no console central como vemos geralmente.

Acionamento dos faróis

A maioria dos modelos da Chevrolet tem o acionamento dos faróis no canto inferior esquerdo do painel. No novo Equinox, você vai perder bastante tempo procurando onde acionar a iluminação. Não adianta, o acionamento é feito pela central multimídia de 11,3 polegadas.

Isso mesmo, na parte superior da tela via touch, é possível escolher entre os modos automático, desligado e farol baixo. Já o farol alto está na alavanca esquerda, onde estão os ajustes dos limpadores dianteiros e traseiros.

Versão esportiva sem modo Sport

No lançamento, a Chevrolet detalhou que a versões do Equinox tem um apelo mais aventureiro, na Activ, aro 19 e pneu perfil 235/55, enquanto a RS com visual mais esportivo tem perfil 235/50 e aro 20.

Apesar do apelo mais esportivado, a versão RS não possui nem mesmo um modo de condução Sport, que geralmente é ofertado em variantes com esse apelo. No entanto, a única maneira do motorista ter uma experiência mais sensorial é pelo modo manual nos paddles shifts atrás do volante, os quais também tem uma maneira curiosa de acionamento.

Modo manual do Equinox e pisca alerta

Você quer agradecer por receber uma passagem ou está em uma emergência no trânsito, o pisca alerta é primeira opção para sinalizar ambas as situações. O acionamento não está difícil no Equinox, longe disso, mas você vai encontrar o botão localizado próximo do espelho retrovisor central.

Para acionar o modo manual, o motorista precisa localizar o L nos comandos do lado esquerdo do volante, acionar e realizar as trocas pelos paddle shifts.

No painel, o modo manual é identificado justamente pela letra L em vez do M, como em outros modelos.

Esses cinco itens fogem do padrão até mesmo do que a Chevrolet costumava apresentar. Não são mudanças tão disruptivas como o Volvo EX30 apresentou, mas mudam radicalmente o posicionamento em relação ao Equinox anterior.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp


Comentários