Carros elétricos: recarga sem fio tem eficiência de 96%

Sistema desenvolvido pelo Laboratório Oak Ridge, do Departamento de Energia norte-americano (DOE), opera a 100 kW e recarrega até 50% das baterias em menos de 20 minutinhos
HG
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11.04.2024 às 21:49
Sistema desenvolvido pelo Laboratório Oak Ridge, do Departamento de Energia norte-americano (DOE), opera a 100 kW e recarrega até 50% das baterias em menos de 20 minutinhos

O tempo de espera para recarga das baterias é, hoje, o calcanhar de Aquiles dos EVs. Por mais que já existam modelos que prometem recarregamento parcial em apenas cinco minutinhos, para um alcance extra nada desprezível de 200 quilômetros, o motorista que se acostumou a encher o tanque em menos tempo do que isso ainda vê os veículos elétricos com resistência, mesmo que eles signifiquem a independência do posto de combustíveis.

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Mas da mesma forma que o carregamento sem fio para smartphones se tornou uma realidade, pesquisadores do Laboratório Nacional de Oak Ridge (ORNL), do Departamento de Energia norte-americano (DOE) desenvolveram bobinas de acoplamento eletromagnético polifásico com campos magnéticos rotativos, que podem recarregar as baterias de um EV com 96% de eficiência, sem uso de cabo ou conector.

O sistema, que já foi patenteado pelo ORNL, opera a 100 kW – até 120 kW, na bancada de testes. “Alcançamos a maior densidade de potência do mundo em um sistema de carregamento sem fio para esta classe de veículo”, garante um dos seis pesquisadores responsáveis pelo projeto, Omer Onar.

“Nossa tecnologia atinge densidades de potência de oito a 10 vezes maiores do que a tecnologia de bobina convencional e pode recarregar um pacote esgotado, chegando ao estado de 50%, em menos de 20 minutos”, acrescenta Onar que, junto com seus pares, usou um Kona EV, da Hyundai, durante o desenvolvimento. “Esta é uma conquista revolucionária, que abre as portas para um carregamento sem fio rápido e eficiente”.

O design da bobina de acoplamento do ORNL é bastante compacto, com um diâmetro de pouco mais de 14 polegadas, que permite maior densidade de potência e inclui campos magnéticos rotativos.

Não há, até o momento, uma previsão para aplicações comerciais do sistema, mas as coisas avançam muito rapidamente neste setor e parece uma tecnologia bastante factível.

Recarga recorde

Já o novo Novo Zeekr 001 – para quem ainda não conhece, Zeekr é a marca 'premium' de EVs da Geely, que também é dona da Volvo – comprovou, nesta semana, que os upgrades anunciados no final do ano passado, para a versão 2024, o tornaram ainda mais prático. O grandalhão de 4,97 m de comprimento e até 1.240 cv de potência, um dos carros elétricos de produção mais velozes do mundo, agora é o modelo chinês de recarga mais rápida.

Não bastasse o “cupê executivo” acelerar de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e ter alcance de até 750 km, a adoção da arquitetura elétrica de 800 volts fez deste Zeekr um recordista: equipado com baterias Shenxing de 95 kWh, da CATL, e usando o supercarregador V3 (de 600 kW), ele recuperou de 10% a 80% do estado em 11 minutos e 28 segundos, adicionando 473 km à autonomia.

Na mesma prova, ele conseguiu 264 km extras de alcance, em 5 minutinhos, ou 432 km, em 10 minutos. Só na China, existem 5.500 pontos públicos de recarga ultrarrápida para este modelo, fora o particular, que o dono pode instalar em sua própria garagem.

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