Carros e picapes maiores são realmente mais seguros que os pequenos?
O Insurance Institute for Highway Safaty (IIHS) realizou um estudo que analisa colisões entre diferentes veículos afetam a segurança de seus ocupantes. O que chamou atenção foi que os veículos superdimensionados não oferecem benefícios significantes e, na verdade, são mais perigosos ao trânsito do que os veículos menores.
"Veículos mais pesados que a média têm maior probabilidade de colidir com veículos mais leves que eles, enquanto o inverso é verdadeiro para veículos mais leves que a média. O que esta análise mostra é que escolher um veículo extrapesado não o torna mais seguro, mas o torna um perigo maior para outras pessoas.”, afirma o estatístico sênior do IIHS e principal autor do estudo, Sam Monfort.
Você também pode se interessar por:
- Novo Jeep Compass 2026 tem desenho vazado e adotará jeitão de Commander
- Segredo: Novo VW Tiguan pode estar próximo de chegar ao Brasil
- Chery revela SUV que faz 66 km/l a preço de Creta que queríamos no Brasil
- Ford Ranger Black: como é a vida de uma picape média na cidade
A pesquisa analisa colisões de SUVs e picapes em dois períodos: 2011-2016 e 2017-2022, e calcula as taxas de mortalidade de motoristas e passageiros envolvidos, considerando a proporção de um veículo registrado por ano.
Segundo o estudo, o peso médio dos veículos de passageiros é de 1.814 kg (4.000 lb) e os veículos com peso inferior a esse produzem menos risco de vida aos ocupantes em um acidente para cada 227 kg (500 lb) de peso adicionais. Inclusive a adição desse mesmo peso a esses carros reduz a taxa de mortalidade do motorista em 17 mortes para um milhão de veículos registrados por ano. No entanto, o mesmo aumento de peso para veículos acima 1.814 kg aumenta o perigo para as pessoas no trânsito.
O estudo também explica que hoje os SUVs e picapes são considerados mais seguros hoje do que antigamente, já que agora contam com itens de série como estruturas de absorção de força e airbags, porém ainda representam um grande perigo por conta do seu peso a outros veículos.
Quem está dentro do SUV ou picape está bem protegido, cercado de airbags e equipamentos de segurança, entretanto o mesmo não acontece com outro carro da colisão, que será esmagado com a força do carro pesado. Veja a proporção na imagem:
Os dados entre 2011 e 2016 apontam que os ocupantes tinham 90% mais chances de morrer em acidentes com SUVs pesando mais de 2.268 kg (5.000 lb) o que em acidentes com outros carros, enquanto os resultados feitos entre 2017 e 2022 apontam que essa probabilidade passou para 20%.
Vale lembrar que as picapes, em ambas as fases do estudo, representam altos riscos de vida aos envolvidos no acidente. Ainda de acordo com o estudo, para picapes acima de 1.814 kg, cada 227 kg a mais aumenta a taxa de mortalidade dos envolvidos na colisão.