Segredo: Novo VW Tiguan pode estar próximo de chegar ao Brasil
Desde o retorno do Volkswagen Tiguan no final de 2023, que a montadora alemã oferece o SUV de sete lugares em apenas uma versão, a Allspace R-Line. Pois então, o atual Tiguan pode estar próximo de dar adeus ao mercado brasileiro.
Fontes ligadas à montadora alemã revelaram que o estoque de VW Tiguan Allspace R-Line não deve ser renovado no Brasil. Nesse caso, a saída do Tiguan como conhecemos hoje deixaria em aberto um espaço vago no catálogo da marca para SUVs de médio porte.
Você também pode se interessar:
- VW Tayron: marca alemã usará truque de Compass e Commander para novos SUVs
- VW deve fabricar Tiguan chinês no Brasil contra Jeep Compass e Haval H6
- Exclusivo: Jeep Renegade já tem data para estrear sua nova geração no Brasil
- Jeep Compass 2027 dará origem a novo SUV premium da Chrysler
Mas o quanto faz sentido a saída do VW Tiguan Allspace R-Line? Primeiro, o SUV é importado de Puebla, no México. Por lá, a produção do Tiguan como conhecemos foi paralisada em novembro de 2024, além de ter dado início a fabricação da terceira geração do SUV.
Dessa forma, o Tiguan Allspace R-Line duraria até os estoques finalizarem. Vale lembrar que o SUV de sete lugares com esse atual visual também é oferecido pela VW nos Estados Unidos, México, entre outros países.
Para 2025, a Volkswagen já confirmou a chegada dos esportivos VW Jetta GLI (novo), Golf GTI e Nivus GTS. Além deles, a renovação do VW Taos e o grande lançamento VW Tera. Outra novidade apurada por Mobiauto é a possível chegada do novo Tiguan, conhecido em alguns mercados como Tayron.
Na Europa, o SUV é vendido em duas versões de cinco e sete lugares, e a diferença está no nome: Tiguan para o SUV de cinco assentos e Tayron para sete.
Ambos possuem a plataforma MQB-EVO, uma evolução da conhecida MQB que equipa Jetta GLI, VW Golf e o nosso VW Taos. Essa base permite elitrificação, ou seja, versões híbridas e elétricas. Por ser modular, ela também se encaixa em veículos de vários tamanhos.
Em contato com as concessionárias, Mobiauto foi informada de que o Tiguan atual está com os dias contados, e que é esperada agora uma nova versão, com novo visual e mais evoluída, apontando para a possível chegada do Tayron por aqui. Em nosso mercado, ele deve seguir com o nome Tiguan.
Como é o VW Tayron?
Lançado em setembro de 2024, o VW Tayron se trata de um produto global da marca alemã. Como o SUV já está confirmado para o Brasil, o Tayron pode não só substituir o VW Tiguan como ser o primeiro Volkswagen nacional com padrão de acabamento alemão.
Compatível para eletrificação, o SUV foi lançado com versões híbrida-leve, gasolina, diesel e híbrido plug-in. Por conta das regras de emissões, o Tayron diese não é interessante para o Brasi, mas as eletrificadas sim.
Além disso, o Tayron híbrido-leve recebe o motor 1.5 TSI Evo2, uma evolução no 1.4 TSI, que será fabricado na fábrica da VW em São Carlos (SP). Junto da usina térmica, o sistema elétrico de 48 V, que auxilia o motor a combustão nas partidas, acelerações e retomadas. Nessa configuração, o SUV oferece o150 cavalos de potência.
Já o Tayron híbrido plug-in, a tão criticada retirada da tração 4x4 do Tiguan, retorna com auxílio de dois motores elétricos mais o 1.5 TSI Evo2. Com sistema elétrico recarregável externamente, o Tayron tem variantes que podem entregar de 204 cv e 272 cv, mas só têm cinco lugares.
A versão provável para o mercado brasileiro é mesmo a híbrida-leve. Com sete assentos, o Tayron tem as seguintes medidas: 4,77 metros de comprimento, 1,85 m de largura; 1,66 m de altura e 2,68 m de entre-eixos. Com a terceira fileira de assentos rebatida, o SUV tem 885 litros de porta-malas e 345 litros os sete lugares.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.