Chery revela SUV que faz 66 km/l a preço de Creta que queríamos no Brasil
O mercado de SUVs terá mais um forte concorrente, mas só do outro lado do mundo – pelo menos por enquanto. Prometido desde o ano passado para o mercado chinês, o Chery Exeed VX C-DM é um sete lugares que já teve seu primeiro lote produzido e impressiona pelos números de potência e consumo que, segunda a fabricante, podem chegar aos 66 km/l.
Aqui no Brasil, a Chery atua em parceria com a Caoa. Na China, ela é um conglomerado com diversas marcas, que costumam diversificar suas linhas de produtos com submarcas diferentes. No caso da Chery, a Exeed é voltada para o mercado de luxo, assim como a GWM adota a Wey.
Você também pode se interessar por:
- Exclusivo: Caoa retoma rédeas da Exeed, a marca de luxo da Chery
- Novo GWM Wey 07 é confirmado no Brasil e tem mais torque que caminhão
- Caoa Chery terá motor híbrido flex bem diferente do da Toyota
- Como o Caoa Chery Tiggo 8 Pro Hybrid chega a 317 cv, 11 marchas e 42 km/l
Na China, o Exeed VX C-DM já é vendido atualmente somente a combustão, sem auxílio de motor elétrico e movida por gasolina. Os preços das versões variam entre cerca de R$ 153.440 a 185.000 em uma conversão direta, que é basicamente o que se paga hoje no Brasil em um SUV compacto de topo, como VW T-Cross, Jeep Renegade, Honda HR-V e Hyundai Creta. Vale ressaltar que suas versões híbridas ainda serão lançadas.
Em dimensões, o SUV tem 5,01 metros de comprimento, 1,94 m de largura, 1,80 m de altura e 2,90 de entre-eixos. A disposição dos sete lugares já é a conhecida 2+3+2, mesma de Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer.
O Exeed VX C-DM tem como base a plataforma híbrida da Chery M3X. O sistema híbrido plug-in será formado por um motor 1.5 turbo de 154 cavalos de potência e outros três motores elétricos de 340 kW (456 cv). Combinados são 618 cv.
A autonomia elétrica no ciclo CLTC é de 143 km, com uma autonomia de 1.300 km no modo híbrido. O SUV tem 2.280 kg e consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 5 segundos. Além disso, o consumo combinado declarado é de 1,5 k/100 kW, ou seja, mais de 66,7 km/l.
Por estar posicionado em um mercado de luxo, o Exeed VX C-DM não deve decepcionar em termos de requinte no uso de materiais para os bancos, forro das portas e painel. Além disso, deve entregar o que já vemos em termos de tecnologia embarcada, sem falar nos níveis mais altos de assistência de condução e segurança.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.